Nome do Projeto
O CONTEXTO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E VIVÊNCIAS DE PROFESSORES QUE ATUAM NA FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO NA CIDADE DE PELOTAS/RS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/10/2016 - 03/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O presente projeto tem como objetivo compreender os desafios do mundo do trabalho na escola atual, em específico, propõe-se a analisar o contexto de atuação dos professores da Educação de Jovens e Adultos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo na cidade de Pelotas/RS. Neste sentido, propõe-se investigar as práticas pedagógicas construídas na escola onde atuam professores que atendem a alunos que integram a CASE de Pelotas/RS, pesquisando os problemas vivenciados no cotidiano, as relações sociais construídas neste ambiente escolar, bem como as necessidades e perspectivas em relação à Educação de Jovens e Adultos. A metodologia constitui-se da realização de entrevistas semiestruturadas e posterior transcrição e análise das mesmas. Inicialmente, a coleta dos dados será realizada a partir da entrevista com três professores que trabalham na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo na cidade de Pelotas/RS. A compreensão e análise dos dados investigados será proposta a partir da análise textual discursiva, baseado em Moraes (2003; 2005; 2006) e Galiazzi (2006).

Objetivo Geral

Objetivo geral: Compreender os desafios e as perspectivas do contexto de trabalho dos professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam na Fundação Socioeducativa da cidade de Pelotas/RS.

Objetivos Específicos:
• Analisar o perfil atual dos professores da Educação de Jovens e Adultos que atuam na Fundação Socioeducativa da cidade de Pelotas/RS.
• Compreender os conflitos, problemas e dificuldades que enfrentam no mundo do trabalho na escola em que atuam;
• Entender as perspectivas, os sonhos e as necessidades em relação à escola e à EJA;
• Analisar a compreensão que possuem dos processos de formação continuada em EJA do qual realizam, investigando as necessidades e os aspectos considerados relevantes nestes processos formativos para atuarem em tal contexto de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HELENARA PLASZEWSKI403/10/201603/10/2017
ISAIAS DANIEL PEREIRA DE PEREIRA203/10/201603/10/2017

Página gerada em 09/12/2019 22:21:59 (consulta levou 0.066986s)