Nome do Projeto
: Um recorrido pela legislação e produção sobre as residências docentes no Brasil e uma mirada nos estudos dessa temática na Argentina.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/09/2016 - 19/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Nessa pesquisa vamos reunir os textos de periódicos, teses, dissertações e livros, além dos documentos produzidos pelo senado federal – os projetos de lei -, os documentos referentes a experiência desenvolvida pela Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, para as residências pedagógicas no curso de pedagogia. Também buscaremos a produção das instituições e pesquisadores da Argentina, que adotam as residências na formação docente, a mais tempo. Após a reunião dessa documentação, realizaremos a leitura analítica e interpretativa dos mesmos. Consideramos que nessa etapa do recorrido estamos realizando um estado do conhecimento, pois estaremos identificando, registrando e categorizando a produção cientifica dessa temática. E, paralelamente realizaremos visitas técnicas em escolas argentinas para observamos como ocorrem as residências docentes nesse pais e conversaremos com os professores responsáveis por esse trabalho. Ao finalizarmos o projeto de pesquisa acreditamos que teremos criado as condições para a produção de uma base conceitual sobre o que consideraremos a residência docente. E, assim, com essa compreensão poderemos criar uma residência docente que possa ser adotada em nossos instituições, ou não; poderemos vir a entender que o que temos na atualidade, pode ser mantido ou melhorado, sem ser modificado por um projeto de lei. Palavras-chave: formação docente; residência docente; estágio curricular supervisionado

Objetivo Geral

 Identificar e reunir documentos, mapear produção de textos e de livros relativos temática das residências docentes;
 Desenvolver leitura analítica e interpretativa (GIL, 2010) desses documentos selecionados;
 Realizar visitas em escolas argentinas que recebem os acadêmicos – professores em formação, acompanhados de professores responsáveis pela formação inicial;
 Conversar entrevistando os docentes universitários e os docentes que recebem os acadêmicos que realizam as residências;
 Projetar uma visita dos professores argentinos ao Brasil, para que conheçam a situação brasileira e possam traçar paralelos com o modelos que desenvolvem e, dessa forma contribuir com a produção de um documento que possa subsidiar as discussões sobre formação inicial em nosso país.
 Produção de textos pelo grupo de docentes formadores, juntamente com os docentes da educação básica e se possível, com os acadêmicos que estão realizando estágio.
 Concluir o projeto avaliando a potencialidade e possíveis impactos nas licenciaturas do estudo realizado.




Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CRISTINA MEDINA PINTO219/09/201619/09/2018
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA219/09/201619/09/2018
ANDRÉ LAURENCE FREITAS DOS SANTOS219/09/201619/09/2018
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES219/09/201619/09/2018
LIDIANE MACIEL PEREIRA219/09/201619/09/2018
LÚCIA RENATA DOS SANTOS SILVEIRA219/09/201619/09/2018
NESLEI NOGUEZ NOGUEIRA219/09/201619/09/2018
RAFAEL BARBOSA DA SILVA219/09/201619/09/2018

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