Nome do Projeto
PERFIL QUÍMICO E DE QUALIDADE DE MÉIS DO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/03/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O mel é um alimento natural produzido a partir de néctar de flores ou de melada pelas abelhas, que apresenta elevado teor em hidratos de carbono (frutose, glucose, maltose, sacarose) e água, ambos perfazendo conteúdo superior a 95%. Além desses, estão presentes em menores quantidades diversos ácidos, enzimas, vitaminas, hormonas, flavonóides, proteínas, compostos aminados e elementos orgânicos e inorgânicos. O conteúdo e variedade destes elementos no mel é dependente de condições como a origem geográfica, composição do solo, condições regionais e mudanças climáticas da área forrageada pelas abelhas. Apesar de estarem presentes em minoria, compostos como os fenóis são responsáveis pelo reconhecimento do mel por apresentar efeito anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, aumentando a imunidade e outras atividades fisiológicas no organismo humano. Em função disto, o objetivo deste estudo é de realizar a determinação de perfil químico e de qualidade, para que se possa fazer uma caracterização de méis oriundos do sul do Rio Grande do Sul. Caracterizar a região produtora de méis de acordo com sua composição físico-química. Para isto serão coletadas vinte amostras de mel, oriundas de municípios das mesorregiões do sudeste e do sudoeste rio-grandense, as quais serão obtidas diretamente com os apicultores. Serão avaliados os principais compostos bioativos em méis, incluindo os compostos fenólicos, antocianinas, vitamina C, tocoferóis e carotenoides, a atividade antioxidante, a viabilidade da discriminação dos méis com base nos dados obtidos para todos fatores avaliados de acordo com a origem geográfica e a comparação dos parâmetros físico químicos com a legislação vigente.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Determinar o perfil físico – químico e de qualidade, para que se possa fazer uma caracterização de méis oriundos do sul do Rio Grande do Sul.

Objetivos específicos
• Caracterizar a região produtora de méis de acordo com sua composição físico-química.
• Determinar os principais compostos bioativos em méis, incluindo os compostos fenólicos, antocianinas, vitamina C, tocoferóis e carotenoides.
• Avaliar a atividade antioxidante dos méis.
• Avaliar a viabilidade da discriminação dos méis com base nos dados obtidos para todos fatores avaliados de acordo com a origem geográfica.
• Comparar os parâmetros físico químicos com a legislação vigente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA106/03/201731/12/2018
FERNANDA MOREIRA OLIVEIRA2006/03/201731/12/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 1.500,00

Página gerada em 26/04/2024 17:57:13 (consulta levou 0.058962s)