Nome do Projeto
Preservação da imaginária jesuítica em madeira policromada do Museu das Missões: a memória e a matéria sob a perspectiva do conservador-restaurador
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 01/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
O cenário desta pesquisa é o acervo de imaginária sacra missioneira em madeira policromada do Museu das Missões, conjunto sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e pertencentes ao parque das Ruínas de São Miguel, inserido em contexto reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. A proposta do estudo se desenha sob a perspectiva do conservador-restaurador – apto a identificar a possibilidade de preservação do aspecto tangível e intangível dos bens culturais móveis a partir da caracterização físico-química e da documentação científica. A discussão se faz pertinente não somente pela importância incontestável desse acervo, mas também pelo fato de que esses bens culturais foram severamente danificados por um tornado que atingiu a região em 24 de abril de 2016. O sinistro danificou significativamente a sede do Museu e arremessou as imagens a vários metros de distância, cobrindo-as de cacos de vidro e telhas, danificando imensamente as obras já fragilizadas pela ação do tempo. O desconhecimento da perspectiva material das obras do Museu das Missões evidencia o quão pouco se sabe e se tem documentado sobre suas características materiais e, principalmente, não-materiais referentes às técnicas de manufatura dessas policromias. As pesquisas cujo objeto é o acervo missioneiro, via de regra não extrapolam os limites da perspectiva histórica, por vezes com enfoque à estética, na intensão de classificá-lo em categorias, outras com foco nas questões iconográficas e iconológicas. Também é verdadeiro afirmar a ausência de desenvolvimento de estudos que se debrucem sobre as obras do Museu de São Miguel investigando-as a partir do olhar da Conservação-Restauração. Assim, acredita-se que a discussão possa avançar através de estudos cujo foco é o conhecimento aprofundado das obras que contemplem análises, exames e documentação científicas realizadas sob o olhar do conservador-restaurador e do cientista da conservação, profissionais especializados na interface entre ciência, história e arte.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
- Analisar as estruturas físicas e químicas da imaginária sacra missioneira em madeira policromada do Museu das Missões, para obtenção de informações materiais e não-materiais, documentando e promovendo sua preservação.
Objetivos específicos:
- Discutir o conhecimento existente sobre iconografia, iconologia e técnicas de produção de imagens policromadas missioneiras do ponto de vista teórico do conservador-restaurador;
- Realizar documentação científica criteriosa da imaginária sacra missioneira em madeira policromada para melhor entender sua história (procedimentos de restauro, por exemplo) e história técnica;
- Investigar através de análises químicas pelo menos uma das imagens missioneiras para obter o entendimento mais completo possível de suas técnicas de produção;
- Discutir os impactos da caracterização científica para a preservação do corpo material e imaterial desses bens culturais, analisando a relação indissociável entre matéria e memória;
- Refletir sobre o papel de instituições de memória no campo do patrimônio, no que tange especialmente ao inventário, ao estudo, ao planejamento e à execução de projetos de conservação de acervos.
- Analisar as estruturas físicas e químicas da imaginária sacra missioneira em madeira policromada do Museu das Missões, para obtenção de informações materiais e não-materiais, documentando e promovendo sua preservação.
Objetivos específicos:
- Discutir o conhecimento existente sobre iconografia, iconologia e técnicas de produção de imagens policromadas missioneiras do ponto de vista teórico do conservador-restaurador;
- Realizar documentação científica criteriosa da imaginária sacra missioneira em madeira policromada para melhor entender sua história (procedimentos de restauro, por exemplo) e história técnica;
- Investigar através de análises químicas pelo menos uma das imagens missioneiras para obter o entendimento mais completo possível de suas técnicas de produção;
- Discutir os impactos da caracterização científica para a preservação do corpo material e imaterial desses bens culturais, analisando a relação indissociável entre matéria e memória;
- Refletir sobre o papel de instituições de memória no campo do patrimônio, no que tange especialmente ao inventário, ao estudo, ao planejamento e à execução de projetos de conservação de acervos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARMEN ANTONIETA CORRÊA FROMMING FERNANDES | 1 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |
GIOVANA BORGES PERES | 1 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |
JEFERSON DUTRA SALABERRY | 1 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |
Juliane Conceição Primon Serres | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |
MICHELI MARTINS AFONSO | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2021 |