Nome do Projeto
OS SABERES MOBILIZADOS E AS PRÁTICAS REALIZADAS PELOS ALUNOS QUE ATUAM COMO PROFESSORES NO PROJETO DESAFIO PRÉ-VESTIBULAR
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 27/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa tem o propósito de investigar o perfil dos graduandos (Bacharéis e Licenciados) dos diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam como professores no Projeto Pré-Vestibular Desafio, bem como identificar os saberes e práticas mobilizados por eles na docência. O Projeto que já ultrapassou duas década, é um dos mais antigos em vigências na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com um delineamento inspirado na etnografia, a qual os fenômenos são aprendidos numa dimensão de contextualização e percebidos como socialmente produzidos. Para tanto, pretendemos identificar e analisar fatos que contribuem na constituição dos alunos como professores, na construção de seus saberes docentes e na perspectiva de situar essas experiências como fonte de aprendizagem, que poderão subsidiar e contribuir com o trabalho pedagógico e o processo de formação de futuros professores. Numa amostra aleatória de no mínimo 04 alunos por áreas do conhecimento do ENEM, que atuam no programa, a qual ajudará a compreender “quem é o professor do desafio” e se o projeto se configurou como um espaço de formação docente para os graduandos da UFPel. Para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas e questionário, pois as narrativas dos sujeitos sobre os processos vividos e suas motivações constituir-se-ão em importante instrumento que deve fornecer material de análise. Se oportuno, é possível que se recorra às observações, que podem se constituir num processo complementar de captação das informações, sempre que essa condição for considerada significativa. Os resultados contribuirão no aprimoramento do Projeto, com repercussões, na construção de um grupo de discussão ou oficina de formação, o qual se configura no primeiro passo para o estabelecimento de parcerias, este saudável exercício democrático no qual o outro é visto como, de fato, um sujeito e não mero objeto de estudo.

Objetivo Geral

A pesquisa que tem por objetivo geral investigar o perfil dos graduandos (Bacharéis e Licenciados) dos diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que atuam como professores no Projeto Pré-Vestibular Desafio, bem como identificar os saberes e práticas mobilizados por eles na docência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DENISE DALPIAZ ANTUNES402/05/201702/05/2019
DIEGO DOMINGOS GOULART 402/05/201727/03/2018
Dirlei de Azambuja Pereira402/05/201729/12/2017
JORGE CEDREZ VERNETI402/05/201727/03/2018
KEVIN BORGES GARCIA402/05/201727/03/2018
MARIANE CANIELAS DOS SANTOS402/05/201723/08/2017
MARTA CAMPELO MACHADO402/05/201727/03/2018
NICOLLE DE MAGALHÃES MONKS BRANCO402/05/201723/08/2017
RAQUEL ROSSALES AIRES402/05/201727/03/2018
SANDRA IVANA GOMES VARGAS402/05/201727/03/2018
SIMONE SILVEIRA DA SILVA423/08/201702/05/2019
VAGNER RODRIGUES BAÚ402/05/201723/08/2017

Página gerada em 29/03/2024 03:25:08 (consulta levou 0.180730s)