Nome do Projeto
PRODUÇÃO DE PROTÓTIPOS DE BIOADESIVOS ANESTÉSICOS TÓPICOS - BATs - PARA REALIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/06/2017 - 07/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Industrial e de Fermentação
Resumo
Um novo material bioadesivo, biodegradável, à base de xantana pruni, e com propriedades anestésicas, de ação rápida e restrita ao local de aplicação, denominado BAT (Bioadeseivo Anestésico Tópico) foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, para o qual a Universidade solicitou pedido de Patente no INPI (BR102014028009-0 A2) e PCT (WO 2016074055). Entretanto, ainda não foram realizados testes clínicos com o produto desenvolvido. Os testes clínicos são essenciais para qualquer produto da área biomédica, sem os quais dificilmente alguma indústria se proporá a fazer investimento. Testes clínicos devem ser feitos sob circunstâncias extremamente controladas e por pessoal capacitado, não havendo para o produto em questão, a possibilidade de serem realizados na UFPel. Também o fator econômico é um limitante, uma vez que não há verbas disponíveis para a contratação de tais serviços. Uma solução viável é o desenvolvimento de acordo de cooperação.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Produção de protótipos de bioadesivos anestésicos tópicos - BATs, em cooperação com a empresa Biopolix para realização de ensaios clínicos.

Objetivos Específicos
- Produção de xantana pruni, no Laboratório de Biopolímeros, UFPel, pela profa. Dra. Angelita;
- Preparo de soluções filmogênicas, na Biopolix, Ribeirão Preto - SP, para produção de BATs incorporados de benzocaína e, numa segunda fase, de outro anestésico; pelas Dras. Claire e Angelita, autoras do projeto e co-inventoras dos BATs.
- Produção de BATs, pelas autoras do projeto, em planta piloto da EMBRAPA Instrumentação, São Carlos – SP.
- Realização de testes clínicos de analgesia tópica, pela NARCISSUS, Ribeirão Preto– SP

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
PATRÍCIA SILVA DIAZ209/06/201707/06/2019

Página gerada em 25/04/2024 01:16:40 (atualização a cada 5 minutos)