Nome do Projeto
Incorporação de monômeros metacrilatos metálicos em resina acrílica termopolimerizável como agente antifúngico.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
24/05/2017 - 30/07/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Resumo
Próteses totais ou parciais são tratamentos reabilitadores funcionais e estéticos comumente utilizados em odontologia. O material de escolha para a confecção da base da prótese deve possuir propriedades mecânicas e físicas adequadas à cavidade oral e as condições ao qual será submetido ao longo do tempo, sem alterar sua cor e textura superficial, promovendo estética e conforto ao paciente. Desde sua introdução no mercado, em 1937, a resina termo-polimerizada de metacrilato de polimetilo (PMMA) tem sido o material mais utilizado para bases de próteses dentárias. Apesar da alta versatilidade e praticidade do uso de resinas acrilicas autopolimerizantes, a literatura têm demonstrado que suas propriedades mecânicas são insatisfatórias comparadas às termopolimerizáveis. Entretanto, a rugosidade da superfície destes materiais são semelhantes e promovem retenção favorecendo a adesão microbiana. Os tratamentos da estomatite por dentatura somente visam reduzir os sintomas e a quantidade dos microorganismos envolvidos, variando desde prescrições de medicamentos anti-fungicos, bem como mudanças nos hábitos de higiene oral e de seus dispositivos protéticos pelo paciente e até mesmo na substituição de novas proteses dentária. Assim, não sendo efetivos a longo prazo. Deste modo, a alta prevalência de Candida albicans induz a procura de novas formulações que eliminem ou reduzam à adesão fúngica, logo, é necessário avaliar as características de superfície no desenvolvimento do biofilme sobre a superfície de resina a base de poli (metilmetacrilato) experimental bem como suas propriedades físico-mecânicas. Por isso, o objetivo deste estudo será investigar o uso de metacrilatos com grupamento metálico, em resinas acrílicas experimentais, verificando a suao sua compatibilidade e ação antibacteriana.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
O objetivo deste projeto será avaliar as propriedades físico-mecânicas de uma resina acrílica termopolimerizável comercial, incorporando à sua formulação monômeros metacrilatos, com grupamento metálico que possuam potencial antifúngico e comparar com a mesma resina acrílica comercial sem estes compostos adicionados.
Objetivos específicos:
a) Incorporar a formulação de resina acrílica termopolimerizável comercial, monômeros metacrilatos metálicos;
b) Avaliar o desempenho físico-mecânico da resina acrílica experimental através de ensaios in vitro;
c) Determinar a atividade antifúngica e anti-biofilme destas resinas acrílicas experimentais;
d) Verificar a biocompatibilidade destas resinas acrílicas experimentais através do ensaio de citotoxidade.
A hipótese testada será de que não serão encontradas ação antifúngica resinas acrílicas comerciais, no entanto, nas resinas acrílicas comerciais com os metacrilatos metálicos incorporados haverá ação antimicótica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA2024/05/201730/08/2017
CARLOS ENRIQUE CUEVAS SUARÉZ124/05/201730/07/2018
JULIANA SILVA RIBEIRO124/05/201730/07/2018
LAURA KROETZ FANG2024/05/201730/08/2017
RAFAEL RATTO DE MORAES124/05/201730/07/2018

Página gerada em 14/11/2019 09:41:17 (consulta levou 0.158910s)