Nome do Projeto
Histórias da educação: processos escolares e profissão docente no RS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
11/10/2017 - 01/01/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Resumo
Investigar o processo de formação docente no Rio Grande do sul implica balizar o contexto histocvo onde os professores situam-se no espaço do entrecruzamento de interesses e aspirações socio economicas. São funcionarios do estado, e como tal agentes da reprodução da ordem social dominante, mas personificam igualmente a esperaça de mobilidade social de diferentes camadas da população. deste modo, este processo seria marcado em seus momentos iniciais da seguinte forma: em primeiro lugar, pelo fato da atividade docente passar a ser exercida como principal ocupação; em segundo, pelo estabelecimento de um suporte legal para o exercicio da profissão; em terceiro pela criação de instituições especificas para a formação de professores ed por ultimo pela constituição de associações profissionais do docente.
Objetivo Geral
Analisar histpricamente processos escolares e aspectos da formação e constituição da profissão.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DIEGO GOMES GONZALES | 12 | 01/08/2017 | 31/07/2018 |
DIEGO GOMES GONZALES | 12 | 01/11/2016 | 31/07/2017 |
EDUARDO ARRIADA | 4 | 21/05/2015 | 10/10/2017 |
GIANA LANGE DO AMARAL | 8 | 21/05/2015 | 10/10/2017 |
HELENA DE ARAUJO NEVES | 4 | 21/05/2015 | 10/10/2017 |
LEONARDO CAPRA | 12 | 01/12/2015 | 31/10/2016 |
MARISTELA BERGMANN | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
MARIZA FONSECA PRADO | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |
MÔNICA MACIEL VAHL | 12 | 01/10/2012 | 21/05/2015 |
PATRICIA WEIDUSCHADT | 4 | 21/05/2015 | 10/10/2017 |
SHEILA DUARTE TUCHTENHAGEN | 4 | 21/05/2015 | 10/10/2017 |
SHEILA DUARTE TUCHTENHAGEN | 12 | 01/08/2013 | 30/11/2015 |
SHEILA DUARTE TUCHTENHAGEN | 12 | 01/10/2012 | 21/05/2015 |