Nome do Projeto
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM UNIVERSIDADES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS): CURRÍCULOS, FORMAS DE PROFISSIONALISMO E IDENTIDADES DOCENTES
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/12/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Currículo
Resumo
A pesquisa tem como tema as formas de profissionalismo e as identidades docentes que estão sendo estimuladas pelos currículos de licenciatura para a formação dos professores da Educação Básica em instituições universitárias do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Considerando o pioneirismo e a tradição que as instituições universitárias têm no Brasil no campo da formação de professores, no ensino superior, e o forte investimento das políticas educacionais oficiais em áreas específicas do conhecimento curricular que são objeto das políticas de avaliação nacional, o contexto da pesquisa será constituído por um conjunto de 55 cursos de licenciatura em Pedagogia, licenciatura em Letras, habilitação Português, e licenciatura em Matemática, todos na modalidade presencial, distribuídos num total de 19 instituições universitárias do estado do RS, públicas e privadas, que atualmente recobrem as sete mesorregiões do Estado. Do ponto de vista metodológico a proposta deste estudo se desenvolverá através de dois movimentos ou fases fundamentais. Uma primeira fase de análise documental, que terá como fonte de dados os documentos da legislação curricular oficial e os projetos pedagógicos, além dos currículos dos cursos investigados; e uma segunda fase que prevê a aplicação de um questionário estruturado (a realização de um survey) com os coordenadores e os alunos concluintes dos cursos a serem investigados. Os dados obtidos através desses procedimentos constituirão uma base de dados que será analisada por meio de dois softwares NVIVO 10 e SPSS. A pesquisa pretende contribuir para um diagnóstico das transformações nos cursos de licenciatura a partir das políticas oficiais instituídas para os cursos de formação de professores em nível superior no início do milênio, privilegiando a modalidade presencial e a análise dos saberes e das experiências de conhecimento que vêm sendo privilegiados na formação inicial dos docentes para a educação básica.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Problematizar as formas de profissionalismo e/ou identidade docente que as instituições universitárias do RS vêm estimulando através dos seus currículos em seus cursos de licenciatura em Pedagogia, licenciatura Letras – Português, licenciatura em Matemática, na modalidade presencial.

Objetivos Específicos
- Analisar as normativas legais da reforma dos cursos de graduação e licenciatura do início da década de 2000 a fim de identificar as formas de profissionalismo e a identidade profissional proposta pelas políticas oficiais para a formação inicial de professores no Brasil;

- Analisar os projetos pedagógicos dos cursos que serão objetos da pesquisa verificando em que medida as mudanças trazidas pelas novas políticas de formação de professores impactam a organização dos currículos e as formas de profissionalismo e profissionalidade emergente nesses cursos;

- Analisar o perfil profissional que fundamenta o currículo dos cursos investigados, as competências e habilidades propostas no curso da formação das licenciaturas investigadas;

- Analisar a organização dos saberes curriculares da formação profissional dos docentes nesses diferentes cursos, suas tipologias, distribuição no tempo e relações no currículo;

- Identificar Programas, Projetos institucionais de cooperação/integração com o sistema de ensino de Educação Básica em desenvolvimento nos cursos investigados que sejam parte constitutiva do processo de formação inicial;

- Analisar as relações que esses Programas mantêm com os currículos e com a construção da identidade profissional no curso da formação profissional dos cursos de licenciatura investigados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JÉFERSON BARBOSA COSTA1209/12/201731/12/2019
MARA REJANE VIEIRA OSORIO809/12/201731/12/2019
MARCIA SOUZA DA FONSECA809/12/201731/12/2019
TAINÁ MELO SILVEIRA1209/12/201731/12/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 81.000,00

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