Nome do Projeto
Aplicação da modelagem preditiva para o entendimento do comportamento e sobrevivência de probióticos em queijo minas frescal simbiótico em condições simuladas de temperaturas isotérmicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 29/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
Recentemente tem-se observado um aumento no interesse em pesquisas de alimentos funcionais. O queijo Minas frescal é um dos queijos mais populares e o mais produzido no Brasil (75% do total de queijos), apresenta alto teor de umidade, é um queijo sem nenhuma maturação e a ser consumido fresco, tendo um tempo de vida útil pequeno. Tais características o tornam um alimento próprio para a incorporação de micro-organismos probióticos. A combinação de culturas probióticas específicas e o enriquecimento com fibras em alimentos derivados de leite através do desenvolvimento de um novo produto lácteo funcional, pode representar uma alternativa economicamente promissora para a cadeia produtiva leiteira em decorrência da agregação de valor e potencial aumento de consumo. Dessa forma, o presente trabalho visa desenvolver um processo tecnológico para a fabricação de queijo minas frescal com propriedades simbióticas e realizar todos ensaios físico-químicos e microbiológicos relativos ao produto, além do emprego da microbiologia preditiva. A microbiologia preditiva será aplicada para estudar o comportamento quantitativo de micro-organismos probióticos em queijo minas frescal simbiótico e não simbiótico frente à exposição a temperaturas isotérmicas durante o armazenamento.

Objetivo Geral

Geral: Por meio de microbiologia preditiva, estudar o comportamento quantitativo de micro-organismos probióticos em queijo minas frescal simbiótico e não simbiótico frente à exposição a temperaturas isotérmicas durante o armazenamento.
Objetivos Específicos: Modelagem matemática da quantificação do micro-organismo probiótico frente a variação de fatores intrínsecos (adição de prebiótico – inulina) e extrínsecos (simulação da variação de temperatura, conforme aferição em pontos de venda) durante a vida de prateleira do queijo minas frescal simbiótico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA115/05/201729/03/2019
CARLA LUCIANE KREUTZ BRAUN4015/05/201729/03/2019
CLAUDIO EDUARDO DOS SANTOS CRUXEN215/05/201729/03/2019

Página gerada em 19/04/2024 03:36:04 (consulta levou 0.036678s)