Nome do Projeto
Estudo longitudinal da composição corporal de crianças até dois anos de idade utilizando técnicas de isótopos estáveis
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2017 - 30/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
É atualmente reconhecido que o crescimento adequado no período da vida que vai desde a concepção até os dois anos de idade é crucial para a diminuição do risco de problemas de saúde no futuro (o conceito de origens desenvolvimentistas da doença). Apesar deste reconhecimento, há escassez de informações sobre o que constitui um crescimento normal, além das simples medidas antropométricas de peso e estatura. Estas medidas não captam a “qualidade” do crescimento em termos de composição corporal, as quantidades relativas de tecido gordo e magro. Dois indivíduos podem ter o mesmo peso e estatura, mas diferirem marcadamente nas proporções de massa gorda e magra e, portanto, quanto ao risco de doenças não transmissíveis no futuro. Lamentavelmente, faltam informações sobre mudanças na composição corporal durante os dois primeiros anos de vida. Embora a avaliação da composição corporal na infância seja um desafio, esta pode ser feita utilizando-se métodos isotópicos. A Agência Internacional de Energia Atômica tem sido referência nesta área, desenvolvendo e promovendo o uso de protocolos padronizados para avaliação da composição corporal utilizando tais técnicas. O objetivo geral deste projeto avaliar as mudanças na composição corporal que ocorrem ao longo do tempo em recém-nascidos saudáveis até dois anos de idade. O projeto contribuirá com nova informação sobre o crescimento de recém-nascidos saudáveis e crianças. Este estudo multicêntrico tem um forte foco no treinamento e educação e também contribuirá para a capacitação em técnicas nucleares na área da nutrição pelo treinamento de pós-doutorandos e alunos de doutorado em países em desenvolvimento. O estudo é promovido pela Agência Internacional de Energia Atômica, juntamente com a Organização Mundial de Saúde e a Universidade de Oxford, Inglaterra.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Avaliar mudanças em composição corporal (MG e MLG) de recém-nascidos e crianças saudáveis, durante os primeiros dois anos de vida, em coleta de dados transversal e longitudinal.

Objetivos específicos

• Avaliar longitudinalmente a composição corporal de crianças saudáveis, por técnicas de isótopos estáveis aos 3, 6, 9 e 12 meses de idade; • Avaliar transversalmente a composição corporal de crianças saudáveis, pertencentes ao estudo Intergrowth21st, por técnicas de isótopos estáveis aos 24 meses de idade; • Contribuir para a capacitação em nutrição, apoiando estudantes de doutorado e pós-doutorandos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DOS SANTOS COSTA2001/09/201730/12/2020
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA1201/08/201831/07/2019
RENATA MORAES BIELEMANN101/09/201730/12/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
International Atomic Energy Agency R$ 179.800,00

Página gerada em 28/03/2024 18:05:33 (consulta levou 0.056813s)