Nome do Projeto
MODOS DE APRENDER NA UNIVERSIDADE: DA AUTORREGULAÇÃO AOS PROJETOS DE VIDA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Os estudantes enfrentam grandes dificuldades de aprendizagem dos conteúdos disciplinares, sendo um fato marcante na UFPel, inquietando os professores sobre o que fazer para encontrar alternativas de superação. Essa proposta de pesquisa tem ênfase na aprendizagem autorregulada, a ser realizada com estudantes da Universidade Federal de Pelotas. Intenciona-se analisar as estratégias autoprejudicias, os traços de personalidade e as estratégias de autorregulação da aprendizagem mobilizadas por estudantes. Para a coleta de dados serão utilizadas escalas, questionários e um programa de intervenção. As escalas utilizadas serão: Estratégias Autoprejudicias; Autorregulação da Aprendizagem e os Traços de Personalidade e Inventário de Autorregulação da Aprendizagem, que serão organizados em um banco, utilizando o programa IBM SPSS Statistics Version 22, para sua análise estatística. Na sequência será realizada uma intervenção para os estudantes interessados e nela serão organizadas atividades específicas como oficinas, ateliês de (auto)formação. Os estudantes serão convidados a registrarem seus depoimentos e impressões antes, durante e depois de cada intervenção. Os resultados desta etapa serão trabalhados com os professores em um workshop de caráter autorreflexivo, registrando seus depoimentos e impressões em post-it, que ao serem afixados em um painel dará início ao debate que também será gravado para psoteriro análise. Os dados coletados na intervenção, serão submetidos a análise de conteúdo. A pesquisa contará com a colaboração da Profa. Dra. Ana Margarida da Veiga Simão, da Universidade de Lisboa e com a Profa. Dra. Evely Boruchovitch da UNICAMP, com as quais trabalhamos em rede. Acredita-se que pensar a aprendizagem autorregulada numa perspectiva transcultural e em redes de colaboração com expert na temática, fortalecerá a cooperação científica entre grupos dos Programas da Pós. Espera-se que com essa pesquisa se possa levantar dados para compreender a realidade dos estudantes e avaliar a eficácia do programa de intervenção, verificando se os estudantes ativam, monitoram e gerenciam suas aprendizagens. Em relação aos professores intenciona-se estimular os professores que ao tomarem consciência de seu poder e de sua responsabilidade em termos individuais e coletivos, podem em um processo educativo/formativo ultrapassar as dificuldade que persistem, investindo na aprendizagem autorregulada.
Objetivo Geral
Analisar as variáveis relacionadas aos fatores associados à autorregulação da aprendizagem com ênfase nas estratégias autoprejudicias, nos traços de personalidade, buscando encontrar, via um programa de intervenção, alternativas para o enfrentamento de obstáculos e desafios pontuados por estudantes universitários.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA PRANKE | 4 | 01/03/2018 | 31/12/2022 |
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 8 | 01/10/2017 | 31/12/2020 |
CAROLINA BORBA DOS SANTOS | 20 | 01/04/2020 | 31/12/2020 |
EMILY MACIEL DA COSTA | 12 | 01/08/2018 | 31/03/2019 |
GLEDIANE SALDANHA GOETZKE DA ROSA | 4 | 01/03/2018 | 31/12/2022 |
JULIA GUIMARÃES NEVES | 4 | 01/03/2018 | 31/12/2022 |
José Luiz Lourenço Ribeiro | 20 | 01/04/2019 | 31/03/2020 |
LUCIANA TOALDO GENTILINI AVILA | 4 | 01/10/2017 | 31/12/2020 |
REJANE FLOR MACHADO | 8 | 01/10/2017 | 31/12/2020 |
THIAGO PINTO MOREIRA | 4 | 01/03/2018 | 31/12/2022 |
VERIDIANA DE LIMA GOMES KRÜGER | 4 | 01/03/2018 | 31/12/2022 |
ÍGOR MENDES KRÜGER | 4 | 01/10/2017 | 31/12/2020 |
ÍGOR MENDES KRÜGER | 4 | 01/10/2017 | 31/12/2020 |