Nome do Projeto
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE PROJETO COM ÊNFASE EM ARQUITETURA E PAISAGISMO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/12/2017 - 10/06/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A educação no ensino superior vem atravessando um momento de mudanças e apresenta algumas inquietudes em relação às práticas pedagógicas recorrentes. Segundo Nóvoa, a pedagogia universitária atual é incapaz de acompanhar as transformações da sociedade e da própria universidade. Conceitos como excelência e empreendedorismo interpretados de forma equivocada colocam em segundo plano a prática do ensino e provocam uma estagnação na maneira como se educa na universidade. Instaura-se um ambiente constrangedor, excessivamente competitivo, desvalorizando o trabalho docente, aquele mais elementar, como a didática e as estratégias de ensino no espaço educativo. A universidade pública, enquanto instituição formativa de seres humanos, participa na formação da sociedade a qual exige profissionais qualificados, críticos e competentes em suas atribuições, que pensem na coletividade e tenham responsabilidade social. O acesso ao conhecimento tornou-se mais fácil através da revolução digital e isto também interfere na didática do professor e na receptividade do aluno. A integração entre diferentes áreas do conhecimento como ciência e arte, ensino e pesquisa, cultura e criação, entre outras, gera uma dinâmica no processo de aprendizagem que exige preparo e flexibilidade nas práticas pedagógicas adotadas pelo professor. A partir destas reflexões surge o questionamento: Como elaborar estratégias de ensino que promovam ao educando uma aprendizagem significativa nas disciplinas de projeto que tem ênfase na arquitetura e no paisagismo?

Objetivo Geral

Objetivo geral
Contribuir para a didática no ensino de projeto de arquitetura e de paisagismo.
Objetivos Específicos
Reconhecer as estratégias de ensino usualmente empregadas nas disciplinas de projeto;
Relacionar as estratégias de ensino com as correntes epistemológicas atuais;
Elaborar estratégias de ensino para as disciplinas de projeto de arquitetura e paisagismo que promovam uma aprendizagem significativa ao educando, partindo de uma abordagem dialética/relacional do conhecimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA110/12/201710/06/2020
CAROLINA LEMOS CASTAGNO210/12/201710/06/2020
DANIELA BILHALVA DE FARIAS206/06/201931/12/2019
GABRIELE DEVANTIER NEUENFELDT206/06/201931/12/2019
JOANA BUENO LIMA210/12/201710/06/2020
JULIANA SIQUEIRA ANDRES210/12/201710/06/2020
LAURA LOPES CEZAR110/12/201710/06/2020
LIVIA ALMEIDA BARTZ518/04/201831/07/2018
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE110/12/201710/06/2020
NATALIA NAOUMOVA110/12/201710/06/2020
PEDRO DA COSTA RIZZOLO206/06/201931/12/2019
RAFAELA CAMPELO CALDIERARO210/12/201710/06/2020
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN110/12/201710/06/2020

Página gerada em 17/11/2019 20:56:30 (consulta levou 0.075786s)