Nome do Projeto
Perfil de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para alimentação escolar em municípios da região sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é o programa de alimentação e nutrição mais antigo do Brasil e tem por finalidade transferir, em caráter suplementar, incentivo financeiro para suprir as necessidades nutricionais dos estudantes da rede básica de ensino, durante sua permanência na escola. Implantado no país em meados dos anos 50, o PNAE passou por diversas transformações e hoje é considerado um dos maiores programas de alimentação e nutrição do mundo. Além de promover ao estudante o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), favorece o desenvolvimento local mediante a aquisição de alimentos da agricultura familiar, que de acordo com a Lei 11947/2009, deve atingir 30% ou mais do valor dos recursos repassados às entidades executoras. Após ter sido implementada, muitos municípios brasileiros adquiriram alimentos através da agricultura familiar, sendo a região sul com maior percentual de compra e, dos alimentos adquiridos, predominam a compra de alimentos in natura, ressaltando a importância da agricultura familiar no emprego de uma alimentação saudável e adequada. Objetivos: Estudar o perfil de aquisição dos alimentos provenientes da agricultura familiar em municípios da região sul no Rio Grande do Sul, bem como a qualidade da alimentação escolar adquirida através destes produtos. Metodologia: Estudo transversal, descritivo, com os onze municípios da microrregião de Pelotas. Foi realizada busca nos endereços eletrônicos das prefeituras para coletar informações dos editais publicados para compra de produtos da agricultura familiar. Devido à dificuldade de encontrar informações completas somente utilizando esse tipo de busca, as nutricionistas de todos os municípios serão entrevistadas mediante questionário padronizado enviado por email pelo pesquisador que fará contato prévio por telefone, estando prevista a realização de, pelo menos, uma visita ao serviço de alimentação escolar do município.

Objetivo Geral

Geral
Estudar o perfil de aquisição dos alimentos provenientes da agricultura familiar, facilitadores e dificuldades desta prática, em municípios da região sul no Rio Grande do Sul, bem como a qualidade da alimentação escolar adquirida através destes produtos.
Específicos
- Descrever o cumprimento do percentual de adequação da obrigatoriedade de compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios da região sul.
- Identificar fatores relacionados ao edital e ao processo de compra que possam interferir na aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar.
- Verificar, entre alimentos da agricultura familiar, o percentual de aquisição de alimentos orgânicos em relação a produtos convencionais.
- Descrever os alimentos adquiridos, em todas as modalidades de compra, em 2016 nos municípios da microrregião de Pelotas.
- Analisar os alimentos adquiridos em relação às recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA MENDONÇA LIMONS1602/05/201831/08/2019
GABRIELA PINHEIRO FRANCO1201/08/201831/07/2019
GICELE COSTA MINTEM202/05/201831/08/2019

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 47.202,50

Página gerada em 19/04/2024 11:41:47 (consulta levou 0.036066s)