Nome do Projeto
DOS SIGNIFICADOS À AUTORREGULAÇÃO: PERSPETIVAS DE ESTUDANTES COM TRAJETÓRIAS ACADÉMICAS DE INSUCESSO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/08/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Nas últimas décadas, fatores como fracasso escolar, repetência e evasão estão presentes na maioria dos contextos escolares, causando grande preocupação inclusive nas Universidades. Esta preocupação é reforçada pelo fato de que um grande número de universitários demonstram pouco interesse pela aprendizagem. Portanto, este projeto tem como problema de pesquisa investigar as perspetivas dos estudantes com trajetórias acadêmicas de insucesso, buscando compreender o significado que lhes dão e identificar as estratégias autorregulatórias que fazem parte do seu reportório de estudante. Como objetivo geral pretendemos equacionar momentos reflexivos alicerçados no construto da autorregulação da aprendizagem, utilizando narrativas de (auto)formação, para oportunizar aos estudantes a identificação e reflexão sobre a necessidade de utilizarem estratégias autorregulatórias que lhes permitam potencializar a sua competência para autorregularem. Para isso, buscamos aproximar pesquisadoras de dois grupos de pesquisa, um do Brasil – GEPAAR – Estudos e Pesquisas da Aprendizagem Autorregulada e outro PEAAR - Programa de Investigação da Aprendizagem Autorregulada, de Portugal. Como metodologia de coleta utilizaremos: Narrativas descritas por estudantes com insucesso acadêmico com a intenção que revelem fatos, emoções e sentimentos são percebido por si próprios, nas quais pontuem as estratégias utilizam para estudar e aprender. Além das narrativas serão utilizados uma escala e um questionário. Os resultados da Escala de Autorregulação da Motivação na Aprendizagem (AMA) e do Questionário de Estratégias de Autorregulação do Controlo do Desempenho (QEACD) dos estudantes em insucesso, subsidiarão a preparação para a realização de momentos reflexivos utilizando as narrativas de (auto)formação a um número determinado de estudantes. Sem duvida que o resultado desta pesquisa permitirá avançar para o equacionar de uma intervenção alicerçada no construto da autorregulação da aprendizagem, que utiliza narrativas de (auto)formação. Como impactos e resultados esperados pretendemos ter construído conhecimento teórico e prático que resulte na confecção de uma proposta de trabalho a ser realizada nas duas Universidades e que possa servir de referência para outras Instituições de Ensino Superior uma vez que o problema existe em todas elas.
Objetivo Geral
Objetivo geral equacionar momentos reflexivos alicerçados no construto da autorregulação da aprendizagem, utilizando-se narrativas de (auto)formação, para oportunizar aos estudantes a identificação e reflexão sobre a necessidade de utilizarem estratégias autorregulatórias que lhes permitam potencializar a sua competência para autorregularem o seu aprender, na tentativa de superação do insucesso escolar.
Os objetivos específicos:
- Compreender como os estudantes com trajetórias escolares de insucesso percebem o seu percurso e o seu rendimento académico.
- Analisar como os estudantes com trajetórias de insucesso acadêmico constroem o significado pessoal acerca de um aluno ideal e acerca de si próprios.
- Compreender como descrevem um estudante ideal e se este se relaciona com as competências atribuídas aos estudantes autorregulatórios competentes.
- Oportunizar aos estudantes e pós-graduandos da FAE/UFPEL e UL/PT, uma experiência de pesquisa interinstitucional que aproxime e revele a realidade contextual dos dois países, investindo em estratégias autorregulatórias para diminuir o insucesso acadêmico;
- Gerar produtos ou processos que contribuam com artigos, monografias, dissertações e teses em realização, disponibilizando, nos meios e nos fóruns acadêmicos e em publicações, saberes sobre as experiências vivenciadas;
- Sensibilizar e incentivar a participação das escolas públicas em ações a serem desenvolvidas, visando à consecução de resultados mais positivos na alfabetização.
Os objetivos específicos:
- Compreender como os estudantes com trajetórias escolares de insucesso percebem o seu percurso e o seu rendimento académico.
- Analisar como os estudantes com trajetórias de insucesso acadêmico constroem o significado pessoal acerca de um aluno ideal e acerca de si próprios.
- Compreender como descrevem um estudante ideal e se este se relaciona com as competências atribuídas aos estudantes autorregulatórios competentes.
- Oportunizar aos estudantes e pós-graduandos da FAE/UFPEL e UL/PT, uma experiência de pesquisa interinstitucional que aproxime e revele a realidade contextual dos dois países, investindo em estratégias autorregulatórias para diminuir o insucesso acadêmico;
- Gerar produtos ou processos que contribuam com artigos, monografias, dissertações e teses em realização, disponibilizando, nos meios e nos fóruns acadêmicos e em publicações, saberes sobre as experiências vivenciadas;
- Sensibilizar e incentivar a participação das escolas públicas em ações a serem desenvolvidas, visando à consecução de resultados mais positivos na alfabetização.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 2 | 02/02/2015 | 02/02/2018 |
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 8 | 03/02/2018 | 30/08/2018 |
GLEDIANE SALDANHA GOETZKE DA ROSA | 2 | 11/05/2015 | 02/02/2018 |
JULIA GUIMARÃES NEVES | 4 | 03/02/2018 | 30/08/2018 |
LUCIANA TOALDO GENTILINI AVILA | 2 | 11/05/2015 | 02/02/2018 |
REJANE FLOR MACHADO | 4 | 03/02/2018 | 30/08/2018 |
VERIDIANA DE LIMA GOMES KRÜGER | 4 | 03/02/2018 | 30/08/2018 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 12.400,00 |