Nome do Projeto
AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveis
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2018 - 31/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
Este projeto se constitui como mais um esforço científico focado em ampliar o conhecimento da obra de Paulo Freire e do vigor inesgotável que ela representa para a educação. Integrando uma vigorosa rede de pesquisas, busca aprofundar a compreensão sobre o pensamento freiriano, dimensionar seus impactos e tecer perspectivas para a reinvenção frente aos desafios contemporâneos. Inserida no campo da Filosofia da Educação, a pesquisa se caracteriza e fundamenta pela investigação bibliográfica, que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pretende analisar a totalidade dos escritos freirianos, buscando evidenciar e compreender os seus principais fundamentos teóricos e metodológicos, suas origens e formas de articulação. A ênfase da pesquisa, seu desafio, consiste em identificar os autores e correntes de pensamento presentes na obra de Paulo Freire, compreendendo de que formas foram incorporados ao longo da sua sistematização, consolidando um conjunto de raízes intelectuais. Além de identificar autores e correntes que contribuem na sistematização do pensamento freiriano, busca-se compreender de que modo são articulados; quais conceitos e concepções desses autores são apropriados por Freire? Como ele os relaciona no conjunto de sua pedagogia? São interrogações como essas que espera-se, possam ser respondidas pela investigação.
Objetivo Geral
Objetivo geral:
Investigar a obra de Paulo Freire no intuito de identificar as suas bases teóricas e compreender como se articulam na sistematização do seu pensamento, delineando perspectivas de reinvenção frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação.
Objetivos específicos:
1. Compreender e caracterizar os diferentes períodos do pensamento e da obra de Paulo Freire, buscando apontar as continuidades e rupturas entre os mesmos;
2. Identificar, a partir da análise da obra de Paulo Freire, os autores e autoras usados na sistematização do seu pensamento de forma explícita e implícita;
3. Compreender o impacto diferenciado que as referências teóricas identificadas na pesquisa exerceram na sistematização da obra freiriana;
4. Delinear perspectivas de reinvenção do pensamento freiriano frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação, na forma de diálogos possíveis.
Investigar a obra de Paulo Freire no intuito de identificar as suas bases teóricas e compreender como se articulam na sistematização do seu pensamento, delineando perspectivas de reinvenção frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação.
Objetivos específicos:
1. Compreender e caracterizar os diferentes períodos do pensamento e da obra de Paulo Freire, buscando apontar as continuidades e rupturas entre os mesmos;
2. Identificar, a partir da análise da obra de Paulo Freire, os autores e autoras usados na sistematização do seu pensamento de forma explícita e implícita;
3. Compreender o impacto diferenciado que as referências teóricas identificadas na pesquisa exerceram na sistematização da obra freiriana;
4. Delinear perspectivas de reinvenção do pensamento freiriano frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação, na forma de diálogos possíveis.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
KETHELYN GIULIAN PEDEBOS OLIVEIRA | 2 | 01/09/2018 | 31/08/2019 |
ROSA ELENA NOAL | 2 | 01/03/2018 | 31/08/2018 |
WAGNER DA ROSA NUNES | 2 | 01/03/2016 | 28/02/2018 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 52.800,00 |