Nome do Projeto
Avaliação de comportamentos de manipulação segura dos alimentos com base na Teoria do Comportamento Planejado em serviços de alimentação do Brasil e do Reino Unido
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2019 - 01/07/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos
Resumo
O número de casos de doenças transmitidas por alimentos é crescente tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, representando um problema de saúde pública mundial. Fatores de risco para esta ocorrência estão diretamente relacionados com o processo produtivo e práticas inadequadas dos manipuladores de alimentos. Neste contexto, inicia-se a utilização de um conceito mais abrangente, de “cultura em segurança dos alimentos”, com o objetivo de reforçar os sistemas tradicionais de controle de qualidade de alimentos. A Teoria do Comportamento Planejado pretende entender o comportamento humano de forma geral, a partir da intenção comportamental e de poucas variáveis explicativas e tem sido aplicada em estudos que pretendem avaliar o comportamento humano na manipulação segura dos alimentos. O objetivo desse projeto é avaliar o conhecimento geral de higiene e as influências sobre a intenção dos manipuladores de alimentos em realizar comportamentos de manipulação segura no processo produtivo, assim como determinar quais as construções que devem estar presentes nas capacitações e comunicações sobre segurança dos alimentos. A avaliação dos conhecimentos gerais de higiene será realizada por meio de um instrumento construído a partir do Manual das Cinco Chaves para uma Alimentação Segura da Organização Mundial da Saúde e a avaliação das influências sobre a intenção dos manipuladores de alimentos em realizar comportamentos de manipulação segura por meio de questionários baseados na Teoria do Comportamento Planejado.

Objetivo Geral

Avaliar o conhecimento geral de higiene e as influências sobre a intenção dos manipuladores de alimentos em realizar comportamentos de manipulação segura no processo produtivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES804/09/201731/12/2018
JOZI FAGUNDES DE MELLO404/09/201731/12/2018

Página gerada em 28/06/2022 15:48:35 (consulta levou 0.056162s)