Nome do Projeto
Metodologia sensorial inovadora para consumer insight de sabores e texturas de produtos de panificação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/02/2019 - 25/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O projeto tem a parceria com a empresa Duas Rodas Ltda que se compromete com a contra partida de um bolsista de iniciação científica. E no projeto, com a intenção de reduzir o tempo de análise e custos, se propõe desenvolver uma metodologia ou otimizar uma já existente que permita uma descrição rápida e versátil que quantifique o comportamento do consumidor de produtos para panificação, utilizando o estudo de branding sensorial para o sabor e a textura, como técnica inovadora que será executada na empresa de aromas e ingredientes Duas Rodas. Com vistas a ilustrar as oportunidades, no presente trabalho elegemos identificar formas ágeis de quantificar o comportamento do consumidor para sabores e texturas dos produtos para panificação, com possíveis fronteiras de expansão da valorização de atributos de qualidade. Neste sentido, serão selecionadas e aplicadas metodologias para pesquisas de consumer insight, tanto as tradicionais como as novas existentes na literatura; para confirmação dos níveis de percepções dos consumidores será quantificado instrumentalmente, por cromatografia e texturômetro, as caraterísticas dos produtos da linha de panificação da Duas Rodas; após identificar as metodologias com melhor desempenho para as amostras será avaliado formas de melhoramento e adaptações no sentido de otimizar os procedimentos, e desenvolver uma metodologia sensorial inovadora, através da técnica de avaliação e/ou processo e, ainda formas de tratar os dados com aplicações estatísticas; ao término do estudo de identificação da metodologia inovadora serão promovidos, pelo menos dois treinamentos/cursos em procedimentos sensoriais para difusão de resultados, sendo um na empresa Duas Rodas e outro em instituições de ensino; e para promover ações de transferência de tecnologia, realizar-se-á palestras em seminários/workshop ou eventos da área, publicação em revistas ou congressos e a editoração de um manual/livro, utilizando a formação de recursos humanos através de multiplicadores por meio da interação entre a Universidade/empresa e alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente, a aquisição de alimentos que convergem às tendências de sensorialidade e prazer são os elementos decisórios no momento da compra e a indústria precisa estar atenta a estas tendências de mercado. Desta forma, criar uma metodologia prática e mais rápida que as tradicionais, estudando o branding sensorial é uma oportunidade de agregar conhecimento e valor aos produtos da categoria.
Objetivo Geral
Estudar e comparar as tecnologias sensoriais para consumer insight existentes e propor uma metodologia inovadora que possa quantificar a percepção que o consumidor vivencia através de branding sensorial, e assim indicar uma otimização, com um menor investimento e tempo de execução para a empresa que necessita de respostas rápidas e, aumentar as chances de sucesso no mercado para os produtos da linha de panificação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ALINE MACHADO PEREIRA | 1 | 25/03/2019 | 25/02/2023 |
AMANDA PETER PEREIRA | 4 | 29/10/2021 | 30/06/2022 |
BIANCA PIO AVILA | 1 | 25/03/2019 | 30/04/2020 |
BRENDA DANNENBERG PAZ DOMINGUES | 20 | 01/12/2019 | 31/07/2020 |
BRENDA DANNENBERG PAZ DOMINGUES | 20 | 01/09/2019 | 30/11/2019 |
CAMILA CASTENCIO NOGUEIRA | 1 | 20/03/2020 | 25/02/2023 |
GRACIELE SARAIVA LEMOS | 20 | 01/08/2019 | 31/08/2019 |
LAYLA DAMÉ MACEDO | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
LUCÍLA VICARI | 2 | 25/03/2019 | 25/02/2023 |
Larissa Riberás Silveira | 1 | 01/04/2019 | 30/10/2021 |
MAICON DA SILVA LACERDA | 20 | 01/09/2021 | 31/08/2022 |
MAICON DA SILVA LACERDA | 20 | 01/08/2020 | 31/07/2021 |
ROBERTA BASCKE SANTOS | 40 | 29/10/2021 | 25/02/2023 |
ROSANA COLUSSI | 1 | 25/02/2019 | 25/02/2023 |
THAUANA HEBERLE | 1 | 25/03/2019 | 30/06/2020 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 40.000,00 | |
CAPES/PROAP | R$ 4.000,00 |