Nome do Projeto
Metodologia sensorial inovadora para consumer insight de sabores e texturas de produtos de panificação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/02/2019 - 25/02/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
O projeto tem a parceria com a empresa Duas Rodas Ltda que se compromete com a contra partida de um bolsista de iniciação científica. E no projeto, com a intenção de reduzir o tempo de análise e custos, se propõe desenvolver uma metodologia ou otimizar uma já existente que permita uma descrição rápida e versátil que quantifique o comportamento do consumidor de produtos para panificação, utilizando o estudo de branding sensorial para o sabor e a textura, como técnica inovadora que será executada na empresa de aromas e ingredientes Duas Rodas. Com vistas a ilustrar as oportunidades, no presente trabalho elegemos identificar formas ágeis de quantificar o comportamento do consumidor para sabores e texturas dos produtos para panificação, com possíveis fronteiras de expansão da valorização de atributos de qualidade. Neste sentido, serão selecionadas e aplicadas metodologias para pesquisas de consumer insight, tanto as tradicionais como as novas existentes na literatura; para confirmação dos níveis de percepções dos consumidores será quantificado instrumentalmente, por cromatografia e texturômetro, as caraterísticas dos produtos da linha de panificação da Duas Rodas; após identificar as metodologias com melhor desempenho para as amostras será avaliado formas de melhoramento e adaptações no sentido de otimizar os procedimentos, e desenvolver uma metodologia sensorial inovadora, através da técnica de avaliação e/ou processo e, ainda formas de tratar os dados com aplicações estatísticas; ao término do estudo de identificação da metodologia inovadora serão promovidos, pelo menos dois treinamentos/cursos em procedimentos sensoriais para difusão de resultados, sendo um na empresa Duas Rodas e outro em instituições de ensino; e para promover ações de transferência de tecnologia, realizar-se-á palestras em seminários/workshop ou eventos da área, publicação em revistas ou congressos e a editoração de um manual/livro, utilizando a formação de recursos humanos através de multiplicadores por meio da interação entre a Universidade/empresa e alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente, a aquisição de alimentos que convergem às tendências de sensorialidade e prazer são os elementos decisórios no momento da compra e a indústria precisa estar atenta a estas tendências de mercado. Desta forma, criar uma metodologia prática e mais rápida que as tradicionais, estudando o branding sensorial é uma oportunidade de agregar conhecimento e valor aos produtos da categoria.

Objetivo Geral

Estudar e comparar as tecnologias sensoriais para consumer insight existentes e propor uma metodologia inovadora que possa quantificar a percepção que o consumidor vivencia através de branding sensorial, e assim indicar uma otimização, com um menor investimento e tempo de execução para a empresa que necessita de respostas rápidas e, aumentar as chances de sucesso no mercado para os produtos da linha de panificação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MACHADO PEREIRA125/03/201925/02/2023
BIANCA PIO AVILA125/03/201930/04/2020
BRENDA PAZ DOMINGUES2001/12/201931/07/2020
BRENDA PAZ DOMINGUES2001/09/201930/11/2019
CAMILA CASTENCIO NOGUEIRA120/03/202025/02/2023
GRACIELE SARAIVA LEMOS2001/08/201931/08/2019
LARISSA RIBERÁS SILVEIRA101/04/201930/10/2021
LAYLA DAME MACEDO2001/08/202031/07/2021
LUCÍLA VICARI225/03/201925/02/2023
MAICON DA SILVA LACERDA2001/08/202031/07/2021
ROSANA COLUSSI125/02/201925/02/2023
THAUANA HEBERLE125/03/201930/06/2020

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 40.000,00
CAPES/PROAPR$ 4.000,00

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