Nome do Projeto
A Influencia do uso de recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas no acesso, permanência de PCD no ensino Superior
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/05/2019 - 26/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Resumo
O termo tecnologia pode ser definido como sendo algo que envolve conhecimento
técnico-científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação
em técnicas, métodos, materiais, ferramentas e processos que são usados para
resolver problemas ou para facilitar a solução dos mesmos. No caso de tecnologias
assistivas Bersch (2008), define-as como sendo um termo ainda novo, que identifica
toda a gama de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar
habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover
vida independente e inclusão. As ferramentas tecnológicas auxiliam no nosso dia a
dia em diversas áreas, principalmente na educação quando proporcionam
acessibilidade. Portanto, as tecnologias assistivas são ferramentas de auxílio da
inclusão de pessoas com deficiência a medida que facilitam o aprendizado e podem
impactar diretamente na diminuição da retenção de evasão destas pessoas no
ensino superior.
A Lei brasileira de Inclusão n° 13.146/2015, BRASIL (2015), do estatuto da pessoa
com deficiência, em seu Art.28, incisos II, VI, VII, XIII diz: “é incumbência do Estado
proporcionar condições de igualdade”, contudo, mesmo a lei assegurando a
necessidade de adoção de tecnologias assistivas em todas as entidades não são
todas que estão preparadas, ou conhecem as ferramentas inclusivas necessárias.
Tendo como base de fundamentação a referida lei, esta pesquisa tem como objetivo
principal investigar quais tecnologias estão sendo utilizadas nas Universidades
Brasileiras, no tema inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Pretende-se,
ainda, identificar tecnologias pedagógicas que auxiliam o ensino aprendizado de
pessoas com deficiência em suas atividades curriculares, a fim de conscientizar o
estado e a sociedade sobre a necessidade de investimentos em novas tecnologias
assistivas, gerando mais oportunidades e ensino de qualidade a todos.
Objetivo Geral
Objetivo geral: pesquisar as tecnologias existentes que estão sendo utilizadas nas
Universidades Brasileiras, no tema inclusão e acessibilidade de pessoas com
deficiência, segundo a Lei 13.146 criada em 6 de julho de 2015.
Objetivos específicos: Identificar as tecnologias assistivas disponíveis para auxílio
na educação; Investigar o uso e aplicação de tecnologias assistivas na educação
superior de universidade públicas Brasileiras; investigar, sob, o ponto de vista do
usuário, como estas tecnologias estão auxiliando no processo ensino aprendizagem;
investigar, do ponto de vista do usuário, como estão sendo disponibilizadas as
tecnologias assistivas no auxílio ao ensino e aprendizagem; investigar se as
tecnologias assistivas tem influência na diminuição da evasão e retenção de PCD no
ensino superior, de universidades públicas; investigar políticas públicas de
acessibilidade na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de
universidades públicas brasileiras.
Universidades Brasileiras, no tema inclusão e acessibilidade de pessoas com
deficiência, segundo a Lei 13.146 criada em 6 de julho de 2015.
Objetivos específicos: Identificar as tecnologias assistivas disponíveis para auxílio
na educação; Investigar o uso e aplicação de tecnologias assistivas na educação
superior de universidade públicas Brasileiras; investigar, sob, o ponto de vista do
usuário, como estas tecnologias estão auxiliando no processo ensino aprendizagem;
investigar, do ponto de vista do usuário, como estão sendo disponibilizadas as
tecnologias assistivas no auxílio ao ensino e aprendizagem; investigar se as
tecnologias assistivas tem influência na diminuição da evasão e retenção de PCD no
ensino superior, de universidades públicas; investigar políticas públicas de
acessibilidade na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de
universidades públicas brasileiras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ADRIEL RODRIGUES VALADÃO | 4 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
ELISABETH TESTA | 8 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
FRANCIELLE MOLON DA SILVA | 2 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
GUSTAVO BORSCHARDT KLUG | 4 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA | 2 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES | 2 | 07/11/2019 | 26/05/2021 |
JOEL SOUZA DE SOUZA | 4 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
LARISSA GOMES FAGUNDES | 4 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
LEONARDO KARINI LEITZKE | 4 | 07/11/2019 | 26/05/2021 |
LUCIANA FLORENTINO NOVO | 2 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |
RODRIGO SERPA PINTO | 2 | 26/05/2019 | 26/05/2021 |