Nome do Projeto
A Influencia do uso de recursos de acessibilidade e tecnologias assistivas no acesso, permanência de PCD no ensino Superior
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/05/2019 - 26/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Resumo
O termo tecnologia pode ser definido como sendo algo que envolve conhecimento técnico-científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação em técnicas, métodos, materiais, ferramentas e processos que são usados para resolver problemas ou para facilitar a solução dos mesmos. No caso de tecnologias assistivas Bersch (2008), define-as como sendo um termo ainda novo, que identifica toda a gama de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. As ferramentas tecnológicas auxiliam no nosso dia a dia em diversas áreas, principalmente na educação quando proporcionam acessibilidade. Portanto, as tecnologias assistivas são ferramentas de auxílio da inclusão de pessoas com deficiência a medida que facilitam o aprendizado e podem impactar diretamente na diminuição da retenção de evasão destas pessoas no ensino superior. A Lei brasileira de Inclusão n° 13.146/2015, BRASIL (2015), do estatuto da pessoa com deficiência, em seu Art.28, incisos II, VI, VII, XIII diz: “é incumbência do Estado proporcionar condições de igualdade”, contudo, mesmo a lei assegurando a necessidade de adoção de tecnologias assistivas em todas as entidades não são todas que estão preparadas, ou conhecem as ferramentas inclusivas necessárias. Tendo como base de fundamentação a referida lei, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar quais tecnologias estão sendo utilizadas nas Universidades Brasileiras, no tema inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Pretende-se, ainda, identificar tecnologias pedagógicas que auxiliam o ensino aprendizado de pessoas com deficiência em suas atividades curriculares, a fim de conscientizar o estado e a sociedade sobre a necessidade de investimentos em novas tecnologias assistivas, gerando mais oportunidades e ensino de qualidade a todos.

Objetivo Geral

Objetivo geral: pesquisar as tecnologias existentes que estão sendo utilizadas nas
Universidades Brasileiras, no tema inclusão e acessibilidade de pessoas com
deficiência, segundo a Lei 13.146 criada em 6 de julho de 2015.
Objetivos específicos: Identificar as tecnologias assistivas disponíveis para auxílio
na educação; Investigar o uso e aplicação de tecnologias assistivas na educação
superior de universidade públicas Brasileiras; investigar, sob, o ponto de vista do
usuário, como estas tecnologias estão auxiliando no processo ensino aprendizagem;
investigar, do ponto de vista do usuário, como estão sendo disponibilizadas as
tecnologias assistivas no auxílio ao ensino e aprendizagem; investigar se as
tecnologias assistivas tem influência na diminuição da evasão e retenção de PCD no
ensino superior, de universidades públicas; investigar políticas públicas de
acessibilidade na inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de
universidades públicas brasileiras.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ADRIEL RODRIGUES VALADÃO426/05/201926/05/2021
ELISABETH TESTA826/05/201926/05/2021
FRANCIELLE MOLON DA SILVA226/05/201926/05/2021
GUSTAVO BORSCHARDT KLUG426/05/201926/05/2021
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA226/05/201926/05/2021
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES207/11/201926/05/2021
JOEL SOUZA DE SOUZA426/05/201926/05/2021
LARISSA GOMES FAGUNDES426/05/201926/05/2021
LEONARDO KARINI LEITZKE407/11/201926/05/2021
LUCIANA FLORENTINO NOVO226/05/201926/05/2021
RODRIGO SERPA PINTO226/05/201926/05/2021

Página gerada em 21/12/2024 13:00:34 (consulta levou 0.049115s)