Nome do Projeto
Saberes da Linguagem em Circulação: formação, partilha e transformação
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/08/2025 - 31/07/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O projeto " Saberes da Linguagem em Circulação: formação, partilha e transformação" tem como objetivo oferecer espaços de formação inicial e continuada para estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Português, egressos e professores da região de Pelotas, por meio de atividades como rodas de conversa, oficinas de linguagem, encontros temáticos, grupos de estudo e seminários de pesquisa. As ações visam à articulação entre os estudos linguísticos, literários e pedagógicos, promovendo o diálogo entre teoria e prática e incentivando a reflexão sobre os desafios do ensino da Língua Portuguesa na escola pública. O projeto busca fortalecer o protagonismo estudantil, valorizar experiências formativas e ampliar os vínculos entre universidade e escola básica, contribuindo para uma formação crítica e sensível às questões sociais e culturais que atravessam a sala de aula.
Objetivo Geral
Oportunizar espaços formativos no Curso de Licenciatura em Letras – Português que articulem ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de professores críticos, reflexivos e comprometidos com as práticas de linguagem e com a educação pública.
Justificativa
A formação de professores de Língua Portuguesa exige espaços de reflexão que contemplem a complexidade do ensino da linguagem, perpassando as dimensões linguística, literária, discursiva e cultural. Muitos estudantes chegam ao curso com fragilidades formativas herdadas de processos educacionais marcados por desigualdades e, ao longo da graduação, enfrentam dificuldades para relacionar os conteúdos teóricos às práticas docentes reais. Em paralelo, a escola pública demanda professores cada vez mais preparados para lidar com a diversidade linguística, as diferentes formas de leitura e escrita, os multiletramentos e os desafios contemporâneos do ensino da língua e da literatura. Assim, o projeto se propõe como uma ação complementar e integradora à formação curricular, promovendo vivências formativas que ampliem a compreensão dos sujeitos sobre o seu papel docente, que incentivem o debate acadêmico e a circulação de experiências entre pares e com a comunidade escolar.
Metodologia
O projeto será desenvolvido com a realização das seguintes ações, em articulação com docentes e estudantes do curso de Letras – Português:
• Rodas de conversa e encontros temáticos, abordando temas como letramento literário, ensino da gramática, variação linguística, gêneros textuais, práticas de leitura e escrita, formação de leitores, formação docente e currículo.
• Oficinas de linguagem, voltadas à produção textual, oralidade, análise linguística, leitura crítica de mídias e gêneros multimodais, com base em propostas interativas e colaborativas.
• Seminários e jornadas acadêmicas, com apresentação de trabalhos de estudantes, bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a socialização de saberes construídos no curso.
• Grupos de estudo, organizados em torno de obras teóricas relevantes para a formação docente em Letras, como os trabalhos de Bakhtin, Irandé Antunes, Geraldi, Marcuschi, Kleiman, Solé, Cosson, entre outros.
As ações ocorrerão ao longo do ano letivo, com divulgação nos canais institucionais, certificação aos participantes e sistematização de relatos formativos, podendo resultar em publicações e participação em eventos externos. A coordenação será realizada por docentes do curso, com apoio de discentes colaboradores.
• Rodas de conversa e encontros temáticos, abordando temas como letramento literário, ensino da gramática, variação linguística, gêneros textuais, práticas de leitura e escrita, formação de leitores, formação docente e currículo.
• Oficinas de linguagem, voltadas à produção textual, oralidade, análise linguística, leitura crítica de mídias e gêneros multimodais, com base em propostas interativas e colaborativas.
• Seminários e jornadas acadêmicas, com apresentação de trabalhos de estudantes, bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a socialização de saberes construídos no curso.
• Grupos de estudo, organizados em torno de obras teóricas relevantes para a formação docente em Letras, como os trabalhos de Bakhtin, Irandé Antunes, Geraldi, Marcuschi, Kleiman, Solé, Cosson, entre outros.
As ações ocorrerão ao longo do ano letivo, com divulgação nos canais institucionais, certificação aos participantes e sistematização de relatos formativos, podendo resultar em publicações e participação em eventos externos. A coordenação será realizada por docentes do curso, com apoio de discentes colaboradores.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
- Número de ações realizadas (oficinas, rodas de conversa, seminários, grupos de estudo, encontros temáticos).
- Quantidade de participantes em cada atividade, discriminando estudantes, docentes, egressos e professores da educação básica.
- Frequência e regularidade dos encontros formativos.
- Diversidade temática das atividades desenvolvidas (linguística, literatura, ensino de língua, práticas pedagógicas etc.).
- Produção e compartilhamento de materiais formativos (relatos, vídeos, textos, relatórios).
- Participação dos envolvidos em eventos externos ou publicações decorrentes das atividades do projeto.
- Parcerias estabelecidas com escolas, projetos institucionais ou programas de formação docente.
Metas
- Realizar, no mínimo, um evento formativo por semestre durante o período letivo (presencial ou remoto).
- Envolver ao longo do ano ao menos 50 estudantes do curso de Letras – Português nas diferentes atividades.
- Ampliar a participação de egressos e professores da rede pública nas ações do projeto.
- Criar e manter ao menos um grupo de estudo ativos sobre temas relacionados à linguagem, literatura e ensino.
- Produzir e divulgar relatórios, registros reflexivos ou materiais pedagógicos a partir das experiências formativas vividas.
- Estabelecer vínculos com escolas públicas da região para troca de experiências ou realização de ações conjuntas.
Resultados Esperados
- Qualificação da formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, com base em experiências colaborativas e críticas.
- Fortalecimento do protagonismo estudantil por meio da participação ativa na organização e condução das ações do projeto.
- Integração entre universidade e escola básica, favorecendo o diálogo entre teoria e prática e contribuindo para a melhoria da educação pública.
- Ampliação da permanência e engajamento acadêmico dos estudantes do curso, sobretudo nos primeiros semestres.
- Valorização dos saberes docentes e das práticas pedagógicas, a partir da socialização de experiências e do reconhecimento da escola como espaço de produção de conhecimento.
- Consolidação de um espaço permanente de formação no curso de Letras – Português, que possa articular ações de ensino, pesquisa e extensão em torno dos desafios da linguagem e da educação.
- Número de ações realizadas (oficinas, rodas de conversa, seminários, grupos de estudo, encontros temáticos).
- Quantidade de participantes em cada atividade, discriminando estudantes, docentes, egressos e professores da educação básica.
- Frequência e regularidade dos encontros formativos.
- Diversidade temática das atividades desenvolvidas (linguística, literatura, ensino de língua, práticas pedagógicas etc.).
- Produção e compartilhamento de materiais formativos (relatos, vídeos, textos, relatórios).
- Participação dos envolvidos em eventos externos ou publicações decorrentes das atividades do projeto.
- Parcerias estabelecidas com escolas, projetos institucionais ou programas de formação docente.
Metas
- Realizar, no mínimo, um evento formativo por semestre durante o período letivo (presencial ou remoto).
- Envolver ao longo do ano ao menos 50 estudantes do curso de Letras – Português nas diferentes atividades.
- Ampliar a participação de egressos e professores da rede pública nas ações do projeto.
- Criar e manter ao menos um grupo de estudo ativos sobre temas relacionados à linguagem, literatura e ensino.
- Produzir e divulgar relatórios, registros reflexivos ou materiais pedagógicos a partir das experiências formativas vividas.
- Estabelecer vínculos com escolas públicas da região para troca de experiências ou realização de ações conjuntas.
Resultados Esperados
- Qualificação da formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa, com base em experiências colaborativas e críticas.
- Fortalecimento do protagonismo estudantil por meio da participação ativa na organização e condução das ações do projeto.
- Integração entre universidade e escola básica, favorecendo o diálogo entre teoria e prática e contribuindo para a melhoria da educação pública.
- Ampliação da permanência e engajamento acadêmico dos estudantes do curso, sobretudo nos primeiros semestres.
- Valorização dos saberes docentes e das práticas pedagógicas, a partir da socialização de experiências e do reconhecimento da escola como espaço de produção de conhecimento.
- Consolidação de um espaço permanente de formação no curso de Letras – Português, que possa articular ações de ensino, pesquisa e extensão em torno dos desafios da linguagem e da educação.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANNE SILVA DE OLIVEIRA | |||
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA | 8 | ||
ANA NICOLY DAMASCENO VASCONCELLOS | |||
ANDREA CLASEN GIMENES | |||
BIANCA SCHMITZ BERGMANN | |||
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR | |||
EDSON MARQUES DAS NEVES JUNIOR | |||
EDUARDO POSSIDONIO DOS SANTOS | |||
EMANUELY HOLZ DA SILVA | |||
FELIPE DE OLIVEIRA GARCIA | |||
FILIPE HENRIQUE RAMOS | |||
GABRIEL MEDRONHA COUTO | |||
GIOVANE FERNANDES OLIVEIRA | 2 | ||
ILANA NOLASCO RAMOS | |||
ISABELA LOPES MARTINI | |||
JAEL SÂNERA SIGALES GONÇALVES | 10 | ||
JARDEL DA COSTA SANTOS | |||
JESSICA DA SILVEIRA FARIAS | |||
KARINA GIACOMELLI | 4 | ||
LETICIA DE CERQUEIRA LEMOS VIEIRA | |||
LUCIANE BOTELHO MARTINS | 11 | ||
LULLIAN ARIANE OSWALDT MANSKE | |||
MAIKELLY DE ALMEIDA PEREIRA | |||
MARINA FERREIRA | |||
NATHAIS DA COSTA GADEA | |||
NATHAN BATISTA SALES | |||
NICKOLLY DA SILVA ROSA NICHEL PEREIRA | |||
RAFAEL BRANDOLT SOARES | |||
SARA ARRUDA DE OLIVEIRA | |||
SUÉLEN OTTO GARCIA LEROY | |||
TAIANE GONCALVES DE CASTRO | |||
TAIS BOPP DA SILVA | 4 | ||
THAMYRIS FERREIRA OYARZABAL QUADROS | |||
THAÍSSA GODOI DE SOUZA | |||
UENDEL CUNHA DE SOUZA | |||
VIVIANE DA COSTA WREGE | |||
YOHARA MAHARA DA SILVA DUTRA |