Nome do Projeto
Meat Sensus
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
Proporcionar o aprendizado e treinamento de alunos,técnicos e profissionais ligados a área de produção animal - agronegócio. O projeto visa realizar ações para a promoção da segurança alimentar e controle de qualidade, no sentido da valorização de carcaças animais. A tipificação de carcaças precisa obedecer aos critérios de aspectos, composição e acabamento. Assim, pretende-se corrigir desvios de padrões para manter suas características aceitáveis, conforme especificação da legislação. Para tanto, ministrar treinamentos para o sistema de controle de produção serão realizados. Como resultados esperados tem-se o envolvimento de alunos dos cursos da UFPel envolvidos com o setor e assim, seu desenvolvimento acadêmico em práticas extensionistas, com a realização de visitas técnicas e atuação no treinamento que irá proporcionar uma visão ampla sobre métodos de aplicação e coleta de dados em análise sensorial, com interpretação de resultados em acordo com as principais normas de mercado. No projeto, como consequência da atuação de docentes e discentes, se proporcionará a valorização e qualificação.

Objetivo Geral

Treinamento de profissionais ligados a produção animal;

Treinamento de alunos ligados a disciplina de Avaliação e tipificação de carcaças (disiciplina oferecida ao curso de Zootecnia em caráter obrigatório)

Justificativa

O projeto justifica-se pela necessidade de aprimoramento da mão de obra bem como a apreciação dos alunos em aulas práticas.

Justifica-se também o projeto, devido a carência de um controle para a segurança e controle de avaliações, irá proporcionar a verificação de pontos críticos de controle, para organizar treinamentos no sentido das correções e desta forma garantir maior conscientização no total controle da produção. Desta forma, também proporcionar a valorização e qualificação do setor.

Metodologia

Serão ministrados cursos e também desenvolvidas as atividades práticas da graduação.
Será realizado identificação de pontos fortes e fracos para organização de treinamento/curso. Serão realizadas visitas técnicas ao setor. Para a realização do treinamento/curso será elaborado um manual/livro prático como um material de apoio para assimilação dos conteúdos. Terá o propósito de aperfeiçoamento de discentes, profissionais e técnicos das indústrias que utilização a análise sensorial. O treinamento/curso será dividido em aulas teóricas, práticas e exercícios, abordando as condições necessárias de laboratório, avaliador e amostra, metodologias de cocção de produtos de origem animal, métodos dos testes sensoriais descritivos, discriminativos e afetivos, utilizando as normas da ABNT e ISO.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que com o desenvolvimento destas atividades os profissionais tenham a capacidade de reconhecer o produto de qualidade.

Página gerada em 19/04/2024 06:09:37 (consulta levou 0.209698s)