Nome do Projeto
Arquitetura do Vinho e Experiência Enoturística
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2026 - 01/07/2031
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto de ensino tem como finalidade complementar a formação acadêmica dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo por meio da integração entre conteúdos teóricos e atividades práticas voltadas à arquitetura aplicada ao enoturismo. O projeto contempla estudos sobre o planejamento arquitetônico de vinícolas, centros de visitantes, espaços de degustação, meios de hospedagem, paisagismo e infraestrutura turística, considerando aspectos culturais, ambientais e econômicos das regiões produtoras de vinho. Serão desenvolvidas aulas temáticas, estudos de casos, visitas técnicas, oficinas de projeto e seminários, estimulando o desenvolvimento de competências relacionadas ao projeto arquitetônico em empreendimentos enoturísticos e promovendo uma formação alinhada às demandas contemporâneas do mercado.
Objetivo Geral
Promover a formação complementar dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo por meio do estudo e da aplicação de conceitos arquitetônicos voltados ao enoturismo, desenvolvendo competências projetuais, técnicas e críticas relacionadas ao planejamento de espaços destinados à produção vitivinícola e à atividade turística.
Justificativa
O crescimento do enoturismo no Brasil tem ampliado a demanda por profissionais capacitados para conceber espaços que integrem produção, turismo, cultura, paisagem e sustentabilidade. Nesse contexto, a arquitetura desempenha papel estratégico na criação de ambientes capazes de qualificar a experiência dos visitantes, fortalecer a identidade territorial e agregar valor aos empreendimentos vitivinícolas.
Apesar da relevância desse segmento, a temática ainda é pouco explorada na formação tradicional dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Assim, este projeto de ensino busca suprir essa lacuna, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprofundamento em uma área emergente de atuação profissional, articulando conhecimentos de arquitetura, patrimônio cultural, paisagismo, acessibilidade, conforto ambiental e desenvolvimento regional.
Apesar da relevância desse segmento, a temática ainda é pouco explorada na formação tradicional dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Assim, este projeto de ensino busca suprir essa lacuna, oferecendo aos estudantes oportunidades de aprofundamento em uma área emergente de atuação profissional, articulando conhecimentos de arquitetura, patrimônio cultural, paisagismo, acessibilidade, conforto ambiental e desenvolvimento regional.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, estudos de casos, seminários, oficinas e visitas técnicas a empreendimentos enoturísticos. Os estudantes participarão de atividades teóricas sobre arquitetura aplicada ao enoturismo e desenvolverão equipes, propostas arquitetônicas para espaços voltados à atividades vitivinícola e turística. A avaliação ocorrerá de forma contínua, com base na participação, no desenvolvimento dos relatórios e projetos e em apresentações de trabalhos na área.
Indicadores, Metas e Resultados
Aumento significativo de estudantes da FAURB/UFPel dentro da área de Arquitetura de Vinícolas/Arquitetura de "Terroir". Ampliação do conhecimento dos estudantes sobre arquitetura aplicada ao enoturismo. Desenvolvimento de competências projetuais voltadas ao planejamento de vinícolas e equipamentos turísticos. Maior integração entre teoria e prática durante a formação acadêmica. Estímulo ao interesse dos estudantes por áreas emergentes de atuação profissional. Produção de relatórios e projetos inovadores e contextualizados com as características culturais e paisagísticas das regiões vitivinícolas. Fortalecimento da interdisciplinaridade entre arquitetura, turismo, patrimônio cultural e desenvolvimento regional. Formação de profissionais mais preparados para atuar em projetos voltados ao turismo do vinho e à valorização dos territórios vitivinícolas.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| CAROLINA VIERA BETANCURT | |||
| CLAUDIA ROGERIA GAIDA | |||
| CLÁUDIO ALVES LIMA JUNIOR | |||
| CRISTHIAN MOREIRA BRUM | 4 | ||
| Daniel Hedlund Soares das Chagas | |||
| EDGAR EDUARDO ROA CASTILLO | |||
| ESTEVAN DE BACCO BILHERI | |||
| JOAO PEDRO DE OLIVEIRA ALOY | |||
| LUCIMERY DAL MEDICO | |||
| MATEUS DA SILVA KERBES | |||
| MATHEUS SIQUEIRA DO NASCIMENTO RAMOS | |||
| RENATA MONTE POULSEN | |||
| RENATO JOSÉ DALL AGNOL | |||
| RICARDO LUIS SAMPAIO PINTADO | 4 | ||
| SABRINE SCHNEID REDMER | |||
| TARCISIO DORN DE OLIVEIRA | |||
| ÉRICK AMARAL DE OLIVEIRA |