Nome do Projeto
Deslocamentos e cartografias na arte contemporânea
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/03/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Projeto de extensão vinculado ao projeto de Pesquisa Deslocamentos e Cartografias Contemporâneas e ao Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas - DESLOCC (CNPq/UFPel) que compartilha a produção artística e teórica derivada dos estudos sobre o deslocamentos e a cartografia de artistas. São previstos eventos, como mostra de vídeos, mostra de impressos, exposições, ações artísticas sob a temática deslocamento e cartografia de artista.

Objetivo Geral

Realizar atividades artísticas e culturais, como mostras de vídeo, impressos, encontro com artistas, seminários, debates, ações sobre o deslocamento e a cartografia de artistas a partir de abordagens no campo das artes visuais e em outros campos do conhecimento abertas a comunidade em geral.

Justificativa

Desde 2009 quando ingressei na universidade como docente do Centro de Artes, tenho desenvolvido ações a partir de resultados oriundos da pesquisa em artes, ou seja a pesquisa prática/teórica do artista pesquisador, que entre outros desdobramentos resulta em obras de arte. O resultado geralmente é exposto, são obras que dão a ver o processo de criação como processo cognitivo. Durante os anos de 2009 a 2015 coordenei atividades extensionistas que tinham esse proposito, revelar por meio de mostras a produção oriunda das investigações artísticas, uma vez que as publicações em anais e periódicos são mais restritivas aos pesquisadores. Igualmente, minha intenção sempre foi promover encontros com outros artistas e pensadores que versem sobre os conceitos e modos de fazer que cercam o deslocamento e a cartografia na arte, estudo que desenvolvam desde meu doutoramento em artes. Tendo em vista que, as atividades são publicas e abertas a comunidade, evidenciam um estreito elo entre extensão e pesquisa. Como exemplo, há dois anos organizo junto aos alunos da graduação, do mestrado, bolsistas de iniciação cientifica como também participantes do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas DESLOCC (CNPq/UFPel) que sou co-líder o "Deslocc as paisagens cotidianas, mostra/exposição de vídeos e impressos". No primeiro ano, em 2017 foi realizado na Galeria de Arte A SALA do Centro de Artes e em 2018, no Museu do Doce, com grande visitação, inclusive com divulgação contundente em rádio e jornal. Nesse ano 59 artistas participaram da mostra e tivemos um publico aproximado de 300 pessoas de várias procedências que visitavam o Museu e a exposição. Por isso, considero importante formalizar a estreita relação entre a pesquisa e a extensão que potencializada pelo artista pesquisador, que ao mesmo tempo que faz a obra de arte evidencia a sua dimensão teórica. Por meio do projeto de extensão será possível qualificar as atividades que compartilham a produção artística.

Metodologia

Encontros semanais com participantes do projeto de extensão e da pesquisa para organizar as ações, mostras, exposições, encontro com artistas, debates, etc. Levantamento de artistas e teóricos que versem sobre o conceito de deslocamento e cartografia na arte e em outro campos do conhecimento para podermos propor encontros. Registrar as ações do projeto e compartilhar no blog do DESLOCC. Elaborar veículos de divulgação das ações. Realizar excursões

Indicadores, Metas e Resultados

Organização de mostras de vídeos e impressos itinerantes (PELOTAS e região), em vários locais; Lançamento de editais e participação de artistas de vários locais do Brasil e Exterior; Participação de alunos da graduação e do mestrado do Centro de Artes; Formação de publico na cidade de Pelotas; Visitação de publico iniciado nas artes e não iniciados em locais centrais e públicos; Visibilidade das ações por meio de divulgação em jornais, redes sociais, blogs; legitimação das ações a partir da qualificação do evento; compartilhamento da produção oriunda da pesquisa em arte desenvolvida na UFPel; formação de estudantes de arte através de trocas, atualização e potencialização em contato com a comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE JEAN MONSELL1
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES5
HELENE GOMES SACCO2
JOCASTA SOARES DOS SANTOS1
JULIANA CHACON DE OLIVEIRA
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS1
LUIZ HENRIQUE CANIBAL DE ANDRADE LEÃO
NADIA DA CRUZ SENNA2
PEDRO ELIAS PARENTE DA SILVEIRA
TATIANA DOS SANTOS DUARTE

Página gerada em 26/04/2024 04:04:07 (consulta levou 0.179405s)