Nome do Projeto
IV Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática de Direito
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
07/11/2018 - 09/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O IV Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática do Direito, promovido por uma parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Rio Grande, da Universidade Federal de Pelotas e a Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público, será realizado na sede desta última instituição, em Porto Alegre, no período de 7 a 9 de novembro de 2018, com o apoio da ABEDI – Associação Brasileira do Ensino do Direito e do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. O evento tem como objetivo propiciar o debate sobre a produção científica que vem sendo desenvolvida no campo da Pedagogia Universitária, Currículo e Didática do Direito, no contexto brasileiro e internacional, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação superior e da educação básica, na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre a temática em foco, bem como de contribuir para a consolidação da rede internacional de pesquisa gerada a partir das três primeiras edições do evento, realizadas, respectivamente, na Universidade do Chile, Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade de Buenos Aires. A promoção do IV Congresso constitui-se em espaço de estímulo ao desenvolvimento de diálogos interdisciplinares sobre a educação jurídica, currículo do curso de direito e suas pedagogias. O evento oportunizará o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, incentivando a cooperação em pesquisas sobre a temática focalizada e ampliando potencialidades de cooperação entre grupos internacionais de trabalho.

Objetivo Geral

O evento tem como objetivo propiciar o debate sobre a produção científica que vem sendo desenvolvida no campo da pedagogia universitária, do currículo e da educação jurídica brasileira e internacional, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, profissionais da área, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação superior e da educação básica. Pretende, ainda, contribuir para o desenvolvimento de reflexões interdisciplinares sobre direito, educação e justiça, sobre metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem, bem como para a consolidação da rede internacional de pesquisa gerada a partir das primeiras edições do evento.

Justificativa

Considerando a política de crescimento qualitativo e quantitativo estabelecida pelos Programas de Pós-Graduação envolvidos na organização do IV Congresso Internacional de Pedagogia Universitária e Didática de Direito – Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPel), Programa de Pós-Graduação em Direito (UFPel), Programa de Pós-Graduação em Direito (FURG), Programa de Pós-Graduação em Direito (FESMP) -, o evento se justifica pela oportunidade de contribuir para um dos objetivos fundamentais de formação de novos pesquisadores e de novos docentes, para a qualificação do campo educacional em todos os níveis de educação, para o estabelecimento e consolidação de vínculos entre nossos grupos de pesquisa com pesquisadores nacionais e estrangeiros e seus coletivos de investigação. Ademais, a temática focalizada no Congresso incide sobre um campo de estudos interdisciplinares, que dialoga direito, educação e justiça, e tem sido constantemente centro de debates em inúmeros espaços acadêmicos e institucionais, o que reforça a relevância de sua realização. Converge, ainda, para justificar a promoção desse evento, o conjunto de experiências investigativas que vem sendo desenvolvidas nos últimos dez anos pelo Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas (PPGE/UFPel), nomeadamente, estudos sobre o currículo, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica.

Metodologia

O Congresso se desenvolverá com a promoção de Mesas Redondas e sete Grupos de Trabalho, a saber:
1. Políticas Educativas na América Latina e desafios para a Pedagogia Jurídica;
2. Formação Jurídica, Novas Tecnologias e Educação Jurídica;
3. Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica;
4. Pluralismo Jurídico, Formação e Ensino do Direito;
5. Pesquisa em tutelas à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados;
6. Pesquisa em tutelas à Efetivação de Direitos Transindividuais;
7. Metodologias, Práticas Docentes, Ações Extensionistas e Ensino do Direito.
Participarão das Mesas Redondas pesquisadores de universidades estrangeiras e nacionais, tais como Universidade do Chile, Universidade de la Rochelle, Universidade de Buenos Aires, Universidade Autônoma do México, Universidade Agostinho Neto, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Rio Grande, Universidade Federal de Santa Catarina, bem como representantes da Associação Brasileira do Ensino do Direito, do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público.

Indicadores, Metas e Resultados

a. Apresentação de trabalhos de pesquisas nos Grupos de Trabalho, com posterior publicação;
b. Debates acerca de novos métodos de pesquisa jurídica e de novas metodologias para o ensino jurídico;
c. Coleta de imagens e depoimentos para inserção em documentário sobre imagens da justiça, arte, direito e pedagogia jurídica.
d. Estreitamento dos laços e diálogos entre os grupos de pesquisa participantes do evento, inclusive com a organização de futuras publicações conjuntas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LOURENÇO DE ORNEL
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO2
ANA CARLA DE OLIVEIRA BRINGUENTE
ANA CLARA CORREA HENNING2
ANELIZE MAXIMILA CORREA
ARION ESCORSIN DE GODOY
BRUNA CRUZ DE CASTRO
BRUNA FLORES PRATES
CARMEN ANTONIETA CORRÊA FROMMING FERNANDES
CECÍLIA AZAMBUJA PIRES
CIRAN KALED GONÇALVES CARVALHO
GABRIELA LOSEKAN
GUILHERME STEFAN
JARBAS SANTOS VIEIRA2
JEFFERSON SOARES GALVÃO
JESSICA DE JESUS MOTA
JULIANO DA ROSA PASSOS
JULIANO PEREIRA BARRETO
JÚLIA ANTUNES BENEDUZI
LUÍS GUSTAVO DE PINHO AMARAL
MADALENA KLEIN2
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
MARIA CECILIA LOREA LEITE4
MARINA DA SILVA PEREIRA
MARÍA FRANCISCA ELGUETA ROSAS
MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO2
RAFAELLA PESSANHA BRASIL DE ARAUJO
RAQUEL FABIANA LOPES SPAREMBERGER
RENATO DURO DIAS
RITA DE ARAUJO NEVES
STEPHANE SILVA DE ARAUJO
TAYNÁ ALMEIDA MOURA DE OLIVEIRA
VALDELAINE DA ROSA MENDES2
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS
VIVIAN DINIZ DE CARVALHO

Página gerada em 28/03/2024 14:23:45 (consulta levou 0.218651s)