Nome do Projeto
III JORNADA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO “PERSPECTIVAS, AVANÇOS E INOVAÇÕES EM NUTRIÇÃO”
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/09/2018 - 30/04/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
A terceira Jornada Acadêmica de Nutrição consiste em um evento elaborado e organizado por alunos do curso de nutrição, por meio do Diretório Acadêmico em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, sob coordenação dos professores Augusto Schneider e Simone Pieniz, ambos pertencentes à Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sua principal finalidade é apresentar uma forma distinta de abordar assuntos pertinentes à área da saúde e relacionadas para toda a comunidade de acadêmicos, profissionais e a população interessada. Além disso, tem por objetivo promover o intercâmbio entre alunos dos cursos de graduação da área da saúde de diversas instituições e profissionais especializados, assim como disseminar o conhecimento científico multidisciplinar e atualizar os participantes sobre o tema: “Perspectivas, avanços e inovações em nutrição”. Nesse ano, o evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2018.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Estimular a pesquisa e propagar o ensino referente ao tema “Perspectivas, Avanços e Inovações em Nutrição”, que debate questões nutricionais e de saúde.

Objetivos específicos
Realizar o terceiro evento intitulado “Jornada de Nutrição” no segundo semestre letivo de dois mil e dezoito;
Proporcionar o intercâmbio acadêmico;
Semear o conhecimento científico multidisciplinar para a comunidade acadêmica, tendo como público alvo acadêmicos de diversos cursos, bem como a população em geral.

Justificativa

Ao longo da história, a alimentação e a nutrição exercem um papel importante para a humanidade, pois por meio de uma simples ingestão de alimentos, há um forte impacto na saúde e na qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades, podendo tratar um problema de saúde e até descrever hábitos de um único ser ou uma população, assim prevenindo, promovendo e protegendo a saúde da população de um modo geral.
Os avanços nessa área têm se dado a passos de gigante, com rápida incorporação de novas metodologias. A tecnologia de informação, os recursos computacionais e o desvendamento do genoma humano trouxeram perspectivas dificilmente vislumbradas no século passado (Marchioni, 2015).
Juntamente com esses avanços da indústria, da ciência e da tecnologia, houve uma mudança no cenário atual da população destacando o aumento das doenças crônicas não transmissíveis e da obesidade. É neste cenário que os profissionais da área da saúde e das áreas relacionadas, atuam tentando equilibrar a produção, urbanização e um estilo de vida saudável.
Consequentemente, a profissão do nutricionista se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família (CFN, 2008).
Portanto, o presente projeto da III Jornada de Nutrição tem como principal objetivo instigar o conhecimento e disseminar o ensino referente ao tema “Perspectivas, Avanços e Inovações em Nutrição”, que aborda questões do desenvolvimento da alimentação humana e suas respectivas consequências. Este terá como público alvo acadêmicos de diversos cursos da área da saúde e área relacionadas, bem como a população em geral interessada.

Metodologia

Para criação do evento da terceira Jornada da Nutrição, são realizadas reuniões semanais, com os membros que compõem a comissão organizadora do evento, a fim de criar uma jornada multidisciplinar, direcionada a acadêmicos e comunidade em geral. A temática escolhida pelo grupo foi: “Perspectivas, Avanços e Inovações em Nutrição”. Estão sendo usados os meios de comunicações virtuais (e-mail, página e grupos) para o direcionamento de promoções e articulações do evento.
Ao decorrer das reuniões, dentre os assuntos discutidos e elaborados pela comissão, escolheu-se a data de programação do evento, que se realizará no mês de setembro de dois mil e dezoito, no auditório do IFSul - Campus Pelotas, tendo a previsão de atender em torno de 400 participantes. O evento contará com participação de nove palestrantes, considerados de referência em suas respectivas áreas. O evento está programado para ocorrer entre às oito horas e trinta minutos até às dezoito horas do dia vinte e cinco (25) e no dia vinte e seis (26) das 8 horas e 30 minutos até as 12 horas e 30 minutos, totalizando 12 horas de certificado aos ouvintes.
A divulgação ocorrerá por meio de páginas virtuais em redes sociais, cartazes, que serão distribuídos pelas universidades, entre outros locais estratégicos e camisetas com a identificação da jornada, usada pelos integrantes da comissão organizadora. Para a cooperação da realização do evento os membros buscarão apoiadores, a fim de estabelecer, por meio de uma parceria, o patrocínio de algumas empresas.
Durantes os intervalos, ao longo do dia, estão programados três horários para coffee break para os dois dias de evento e sorteio de brindes recebidos dos patrocinadores. Os crachás de identificação serão carimbados para comprovação da frequência durante os três turnos de evento, sendo exigidos 75% de presença dos participantes para o recebimento posterior dos certificados.

Indicadores, Metas e Resultados

Além do numero de participantes no evento que é o principal indicador. A avaliação do evento será realizada no intervalo do último dia. Serão entregues aos ouvintes uma ficha de avaliação com perguntas e respostas objetivas e dissertativas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE KABKE BIERHALS
ANDRESSA MELLO TEIXEIRA
ANTONIO ORLANDO FARIAS MARTINS FILHO
ARIANE DE FREITAS ULGUIM
AUGUSTO SCHNEIDER4
BIANKA MACHADO ZANINI
DAVID SHALON SANTANA SILVEIRA
ELLEN LUÍSE VAGHETTI HOERLLE
FERNANDA MACHADO DA COSTA
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
JÉSSICA DA SILVA MAGALHÃES MORGADO
KARLLA TESSMANN
KHADIJA BEZERRA MASSAUT
LUANA CARRET MACHADO
MARIANA PARRON PAIM
MARIANI PEREIRA SOARES
MICAELA ALVEZ DENIZ
PAOLA QUEVEDO DA COSTA
RENATA BOSEMBECKER ZAFFALON
RENATA DE LIMA CONTREIRA
SIMONE PIENIZ8

Página gerada em 24/04/2024 07:43:16 (consulta levou 0.266427s)