Nome do Projeto
Vizinhança no campus Anglo - interação com a comunidade pelotense!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Esta ação tem por objetivo dialogar com a comunidade pelotense e receber através de visitas previamente agendadas estudantes da Educação Básica e suas famílias a fim de divulgar as diferentes possibilidades de formação, dando-lhes oportunidade de conhecimento prévio acerca dos cursos oferecidos pela Instituição e assim promover a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, conforme o conceito da Extensão Universitária. Tendo como referência: I) o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - e os objetivos estratégicos da UFPel entre outros em: - Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações. - Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos. - Intensificar as relações entre UFPel e sociedade; - Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos. - Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento. II) Projeto Pedagógico Institucional indicando o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos e a constatação da universidade pública como patrimônio da comunidade na qual está inserida e o zelo pela qualidade de vida do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo. A formação do profissional, papel desta Universidade, deve visar um cidadão crítico, pensador, comprometido com a transformação da sociedade, no sentido de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Para que haja aprendizagem, o profissional em formação precisa conhecer a realidade na qual irá intervir, estudar os problemas e as soluções prováveis, aplicá-los nessa mesma realidade, refletir sobre os resultados e assim produzir conhecimento. III) A Política Nacional de Extensão, considerando a indissociabilidade entre Ensino e Pesquisa, promovendo a articulação entre o saber produzido na universidade e a sociedade. O projeto também se articula com a Política de Comunicação da UFPel, onde se busca executar estratégias de comunicação, transmitindo informações e orientações sobre os valores, objetivos e ações da Universidade; Os participantes desta ação, público externo, estudantes UFPel e alunos da rede de Ensino, terão um conhecimento diferenciado da Instituição e também da comunidade onde estão inseridos, pois no diálogo pretende-se gerar novos conhecimentos, através de uma pesquisa avaliativa da representação da Universidade sob o ponto de vista da comunidade.

Objetivo Geral

Apresentar a Universidade Federal de Pelotas - UFPel à comunidade pelotense e região

Justificativa

O fenômeno da construção e formação populacional do entorno do campus Anglo, anunciada em "NARRATIVAS E IMAGENS: histórias de vida da região do Anglo" (2016) nos remete ao trabalho e empenho da comunidade por melhores condições de vida, de infra-estrutura e acesso à educação. Porém, a população vizinha desta universidade ainda não adentrou suas salas de formação e ainda não faz parte das estatísticas educacionais do ensino superior. Portanto, receber os moradores, os seus filhos em idade escolar, as professoras das escolas, poderá oportunizar a eles uma gama de conhecimentos sobre as possibilidades de formação e meios para o ingresso nessa instituição. A materialidade da visita poderá favorecer o sentimento de pertencimento da população em relação à instituição, assim como as informações divulgadas durante a visita, sobre a política nacional de acesso ao ensino superior, entre outras, poderão incentivar a população a buscar o seu direito de ter uma formação pública, gratuita e de qualidade.

Metodologia

Visitas Quinzenais
Agenda das visitas: TOUR no campus Anglo:
Locais abertos à visitação (conforme disponibilidade)
Roteiro (a construir)
Auditório: conversas iniciais, apresentação dos cursos, formas de ingressos,
Biblioteca;

Cronograma: março a julho
Cronograma: agosto a dezembro

Agenda de visitas
Convite

Indicadores, Metas e Resultados

Valorizar a oferta de formação profissional gratuita e de qualidade da cidade de Pelotas;
Estreitamento das relações de Vizinhança entre a Universidade e os bairros do entorno;
Apresentação das múltiplas possibilidades de formação profissional do espaço acadêmico;
Ingresso da população da região nos cursos de formação da UFPel.

Espera-se que todas as escolas dos bairros vizinhos ao campus tenham a oportunidade de realizar a visita ao campus Anglo. São elas:
ESC MUN ENS FUN FERREIRA VIANNA - BALSA
ESC MUN ENS FUN CARLOS LAQUINTINIE - PORTO
ESC MUN ED INFA MAL IGNACIO DE FREITAS ROLIM - PORTO
EEI MUNDO DO MICKEY - PORTO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES - NAVEGANTES DOIS

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRA AUGUSTA REICHERT
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA1
BETINA DUMMER UCZAK
FELIPE FEHLBERG HERRMANN1
GABRIEL MOURA PEREIRA
GABRIELA ESCOBAR HOCHMÜLLER DA SILVA
JÉSSICA CRISTINA ALVES
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA
LARISSA DE SOUZA ESCOBAR
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR1
LUANA HELENA LOUREIRO ALVES DOS SANTOS
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER6
SUZANA DE FATIMA BANEIRO CARDOSO

Página gerada em 29/03/2024 05:40:59 (consulta levou 0.567681s)