Formação especializada: com o intuito de integrar os estudantes da UFPel às atividades do Museu, alunos serão treinados para atuar como monitores dos visitantes, conduzindo o público pelas exibições e otimizando as informações relacionadas a cada mostra. Os alunos participarão de atividades de formação, incluindo grupos de estudos e palestras, ministrados pelos servidores do Museu para que estejam capacitados a receber os visitantes e praticar atividades de ensino e de extensão. Além disto, alunos de cursos de áreas correlatas ao Museu também receberão treinamento para atuar em museus de ciências, oferecendo apoio às atividades relacionadas ao Museu, incluindo atividades de informática, de identidade visual, de divulgação, de documentação e de conservação.
Visitas guiadas: as visitas guiadas oferecerão aos visitantes uma experiência ampliada através da otimização das informações culturais e biológicas relacionadas ao acervo. Os visitantes serão guiados pelos servidores do Museu e por estudantes capacitados para esta atividade. Informações sobre a biologia, ecologia e conservação dos animais presentes na coleção serão oferecidas juntamente com informações culturais e históricas relacionadas ao patrono do Museu. Durante as exibições temporárias, ações específicas serão desenvolvidas para demonstrar na prática os assuntos abordados. Desta forma será possível aproximar ainda mais os visitantes, sobretudo estudantes do ensino básico, despertando o interesse pela Ciência e a sensibilidade para a conservação da biodiversidade.
Catalogação e informatização: todo o acervo do MCNCR será catalogado utilizando planilhas digitais, onde cada peça do Museu terá toda a sua informação associada digitada para compor um banco de dados completo sobre o acervo. Estes dados serão disponibilizados em rede através da plataforma SIBBR, contribuindo para o conhecimento sobre a biodiversidade do Bioma Pampa. Além do acervo do Museu em exibição, serão também catalogados toda a coleção presente na reserva técnica, a coleção de pesquisa presente nos laboratórios dos curadores específicos, a documentação histórica, literatura, bens móveis, dentre outros. A documentação completa do acervo do Museu será imprescindível para assegurar a sua conservação e para melhorar a comunicação com a comunidade através de um melhor planejamento das exibições.
Conservação preventiva: todo o acervo do Museu será analisado e categorizado de acordo com o estado atual de conservação. Serão utilizadas fichas para a análise e classificação sistematizada do acervo. Todas as peças identificadas como necessitando de cuidados técnicos para conservação serão removidas para a reserva técnica para receber os devidos cuidados. Peças que necessitam de cuidados especiais acabam por tornar a exibição desinteressante aos visitantes, principalmente quando se trata de animais taxidermizados que sofreram com a ação do tempo e com agentes de degradação. É importante identificar estes agentes e remover estas peças da coleção suprimindo o contato do público com as peças danificadas e garantindo a preservação da peça. A partir da identificação da necessidade de ações para conservar o acervo danificado, profissionais conservacionistas serão acionados para auxiliar na manutenção da coleção.
Modernização das exibições: a reestruturação da coleção partirá da seleção das peças em melhor estado de conservação apontadas na análise preventiva. Atualmente toda a coleção é exibida permanentemente, tornando a coleção menos atrativa para os visitantes que já conhecem o Museu. O resgate histórico sobre aspectos culturais relacionados ao Carlos Ritter e à confecção de várias peças do acervo proporcionará uma abrangência maior de áreas correlatas ao Museu, atraindo um maior público interessado não somente em Ciências Naturais, mas também na história e na cultura da região. A partir da reestruturação da reserva técnica será possível garantir a preservação adequada do acervo e a seleção de peças de maior interesse para compor exibições temporárias temáticas e exibições semipermanentes de média ou longa duração. Ao mesmo tempo, a elaboração de novas formas de exibir a coleção será importante para atrair um maior público. Assim, será confeccionado um diorama retratando o Bioma Pampa e sua biodiversidade, através da disposição de animais taxidermizados selecionados juntamente com a pintura de um painel e utilização de plantas nativas e esculturas, conforme a necessidade.