Nome do Projeto
Projeto CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto Projeto Escrita Criativa: Promoção de estratégias de autorregulação na escrita teve duas edições realizadas na Universidade de Lisboa, com o objetivo de promover a criatividade na estimulação da produção escrita e no ensino explícito de estratégias de autorregulação na escrita dos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi coordenado pela Dra. Ana Margarida da Veiga Simão, que atuará junto a coordenação do projeto que será realizado na UFPel/Brasil. Nas duas edições portuguesas foi constatado que os alunos melhoraram também na qualidade das suas histórias, na estrutura dos textos, no conteúdo e no vocabulário utilizado. Estes resultados permitem afirmar a contribuição do Projeto CriaTivo na melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição e a aprendizagem da escrita. Simultaneamente, permite também inferir que as experiências positivas de escrita vivenciadas pelos alunos de Lisboa, podem ser também vivenciadas pelos alunos do brasileiros. Os resultados alcançados em Lisboa sugerem que o Projeto CriaTivo pode promover avanços na melhoria da competência escrita dos alunos, sublinhando a validade da utilização de estratégias autorregulatórias para a composição escrita e para a aprendizagem.
O projeto conta com a participação dos pibidianos do curso de Pedagogia/UFPel e será realizado em escolas da rede pública municipal, com o objetivo de capacitar os professores a implementar autonomamente o projeto na sala de aula, com os seus próprios alunos, constituindo-se assim numa ferramenta para o desenvolvimento profissional dos professores. Entende-se que é fundamental apoiar o professor na sua prática pedagógica de desenvolvimento das competências de escrita dos seus alunos. Saber escrever é mais do que respeitar regras formais, é mais do que aprender os mecanismos de planejar, redigir e rever.
Com estes argumentos, está mais do que justificada a importância deste projeto, a ser realizado com professores da rede pública municipal de Pelotas, uma vez que se tem necessidade de implementar práticas que possam efetivamente contribuir para o avanço da aprendizagem da escrita dos alunos e para os professores ensinarem a escrita. Acompanhará todo o projeto uma doutoranda que investiga a atuação do Pibid Pedagogia na formação do desenvolvimento profissional. A aliança entre a experiência pedagógica e o conhecimento científico associado aos processos psicológicos envolvidos na escrita revelam-se como uma feliz união que beneficiará a todos que participarem da pesquisa. Entende-se que essa proposta de trabalho em parceria entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal de Pelotas, contando com o trabalho colaborativo das professoras titulares das escolas envolvidas no Pibid, possibilitará resultados de enorme pertinência para o avanço na escrita. Pretende-se que o projeto beneficie também outras escolas, universitários, doutorandos, alunos e professores.
Objetivo Geral
Objetiva-se implementar práticas que possam efetivamente contribuir para estimular o ensino da escrita e a aprendizagem da escrita por parte dos alunos. Acompanhará todo o projeto uma doutoranda que investiga a atuação do Pibid Pedagogia na formação do desenvolvimento profissional.
Tem como objetivos específicos:
1. Promover a aprendizagem de estratégias autorregulatórias associadas ao processo de escrita;
2. Fomentar atitudes motivacionais em relação à escrita;
3. Promover a criatividade na composição escrita;
4. Fomentar a produção escrita;
5. Promover a qualidade da composição escrita;
6. Utilizar o trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional no âmbito do ensino explícito de estratégias autorregulatórias na escrita.
Tem como objetivos específicos:
1. Promover a aprendizagem de estratégias autorregulatórias associadas ao processo de escrita;
2. Fomentar atitudes motivacionais em relação à escrita;
3. Promover a criatividade na composição escrita;
4. Fomentar a produção escrita;
5. Promover a qualidade da composição escrita;
6. Utilizar o trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional no âmbito do ensino explícito de estratégias autorregulatórias na escrita.