Nome do Projeto
Medicina Veterinaria na Promoção da Saúde Humana e Animal: Ações em comunidades Carentes como enfrentamento da Desiguladade Social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/03/2019 - 08/01/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O momento atual no país, nos leva a refletir sobre a importância de intensificar as práticas voltadas para o atendimento de comunidades em vulnerabilidade social. Sabe-se das dificuldades enfrentadas pela população relacionadas à obtenção ou manutenção de renda fixa e empregos formais, especialmente nas classes menos favorecidas, em Pelotas-RS inúmeras pessoas sobrevivem da coleta de resíduos da cidade, sendo caracterizadas como em vulnerabilidade social. Neste contexto, observa-se a presença de diversas espécies de animais em convívio direto com estas pessoas,compartilhando, diuturnamente, não só o ambiente físico e a alimentação, mas também a afeição psíquica. Contudo, atrelados a íntima
relação existente entre animais e a população em geral, está o manejo inadequado, a falta de controle de enfermidades e controle populacional destes mesmos animais, que representam um risco para a saúde humana, ambiental e dos próprios animais. Assim o projeto continuará com o incentivo ao controle
populacional de animais e controle de zoonoses, assim como irá trabalhar na conscientização das comunidades a respeito da importância dos recursos naturais disponíveis no ambiente comunitário e a possibilidade do uso destes na promoção da saúde animal, levando ao conhecimento da população outras
formas complementares de terapêutica. O atendimento clínico de animais de forma semanal é uma forma de auxiliar no controle das enfermidades dos animais e contactantes provenientes destas populações, ainda manterá a aproximação da Universidade com estas comunidades, propiciando o desenvolvimento de atividades de educação para saúde, o que interferirá positivamente sobre ambas as
populações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Ainda, a manutenção e ampliação das diferentes ações do projeto, deverá colaborar com o desenvolvimento e a educação integral de alunos de graduação e pós-graduação.
Objetivo Geral
Realizar atendimento clínico a pequenos animais e determinar as principais enfermidades de ocorrência em cães e gatos, e a utilização dos dados obtidos como ferramenta para a educação continuada de alunos, profissionais e da população com relação a enfermidades infecciosas, zoonoses, entre outras. Pretende-se ainda, conscientizar a comunidade a respeito da importância do controle populacional e da valorização dos recursos naturais disponíveis e que podem ser utilizados na promoção da saúde animal e humana
Justificativa
Apesar do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico que o país alcançou nos últimos anos, ainda existe uma enorme desigualdade social, devido principalmente a diferença na distribuição de renda. Em conseqüência do baixo nível de escolaridade da população, há pouco conhecimento sobre saúde e doença, tanto no que se refere a saúde das pessoas como de seus animais. Além disso, é crescente o número de famílias que vivem na periferia das cidades brasileiras. Nos bairros de Pelotas-RS, devido ao desemprego e baixa escolaridade, inúmeras pessoas sobrevivem da coleta de resíduos da cidade, sendo caracterizadas como abaixo da linha de pobreza, ou em vulnerabilidade social. O Município de Pelotas apresenta na sua área urbana um índice de 5,41 pessoas por cão (Rauler, 2003). Destes, 65% são
domiciliados ou semi-domiciliados, peregrinando diariamente pelas ruas da cidade, contribuindo para disseminação de diversas enfermidades como leptospirose, ancilostomose, tungíase, brucelose e muitas outras, inclusive mantendo vivo o risco do retorno do ciclo urbano da raiva, ausente do Município desde 1991. Vale ressaltar, que a agressão a pessoas por animais em ambiente urbano é um prevalente problema de saúde pública. Em Pelotas, são notificados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, uma média de 690 casos anuais de agressão por animais a seres humanos, a maioria composta por crianças (CCZ/SMS). Embora se tenha um grande número de medicamentos disponíveis, são reconhecidas as dificuldades e barreiras na utilização destes recursos pelas comunidades carentes, que se refletem diretamente na terapêutica das enfermidades dos animais domésticos. Em vista desta realidade e,
considerando as implicações sociais, sanitárias e econômicas e, ainda a oportunidade que se apresentou de convívio de professores e acadêmicos de veterinária com estas populações, é saudável e essencial a realização de ações direcionadas a minimizar estes problemas, apostando na educação sanitária pelo contato direto com a população através do atendimento veterinário como um caminho para o enfrentamento da desigualdade social.
domiciliados ou semi-domiciliados, peregrinando diariamente pelas ruas da cidade, contribuindo para disseminação de diversas enfermidades como leptospirose, ancilostomose, tungíase, brucelose e muitas outras, inclusive mantendo vivo o risco do retorno do ciclo urbano da raiva, ausente do Município desde 1991. Vale ressaltar, que a agressão a pessoas por animais em ambiente urbano é um prevalente problema de saúde pública. Em Pelotas, são notificados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do Município, uma média de 690 casos anuais de agressão por animais a seres humanos, a maioria composta por crianças (CCZ/SMS). Embora se tenha um grande número de medicamentos disponíveis, são reconhecidas as dificuldades e barreiras na utilização destes recursos pelas comunidades carentes, que se refletem diretamente na terapêutica das enfermidades dos animais domésticos. Em vista desta realidade e,
considerando as implicações sociais, sanitárias e econômicas e, ainda a oportunidade que se apresentou de convívio de professores e acadêmicos de veterinária com estas populações, é saudável e essencial a realização de ações direcionadas a minimizar estes problemas, apostando na educação sanitária pelo contato direto com a população através do atendimento veterinário como um caminho para o enfrentamento da desigualdade social.
Metodologia
O projeto vem sendo desenvolvido a quase dez anos e pode ser caracterizado como de fluxo contínuo, atendendo principalmente comunidades que se formaram próximas ao Arroio Bárbara. Devido a localização do ambulatório veterinário, este é conhecido como CEVAL, devido a proximidade com a sede da antiga fábrica de óleo vegetal e, tem como prioridade o atendimento da comunidade que vive em suas imediações.
Será mantido atendimento clínico de animais provenientes das comunidades de baixa renda, sendo esta etapa realizada por profissional veterinário
(docente, estudante de PPG ou residente) acompanhado por estudantes da graduação em dois turnos semanais. A triagem dos clientes a serem
atendidos será realizado por assistente social utilizando critérios sócio-econômicos. A resolutividade dos casos será um critério sempre presente,
buscando-se soluções eficazes de baixo custo para prescrição. Os exames complementares realizados nos laboratórios da Faculdade de
Veterinária será acompanhado pelos estudantes envolvidos para que agregue e difunda o conhecimento, promovendo interação, discussão e análise crítica, resultando numa formação técnica completa. Durante o atendimento clínico semanal, serão disponibilizadas informações em formas de panfletos informativos a respeito das principais zoonoses de cães e gatos, assim como principais formas de controle e prevenção das mesmas.
Em ações organizadas, pretende-se preparar Banners e palestras a fim de sedimentar o conhecimento previamente transmitido de forma informal a população. Serão desenvolvidas ações no sentido de conscientização de posse responsável e da importância do controle populacional de cães e
gatos, sendo incentivado a busca pela esterilização de cães errantes e bravios, assim como dos animais que estiverem sob domínio da comunidade. Pretende-se disponibilizar as informações sobre opções terapêuticas mais econômicas, incluindo homeopatia, acupuntura, e
fitoterapia. trabalhando temas como: procedimentos adequados de colheita, armazenamento e forma de preparação das espécies vegetais para uso nos animais.
Será mantido atendimento clínico de animais provenientes das comunidades de baixa renda, sendo esta etapa realizada por profissional veterinário
(docente, estudante de PPG ou residente) acompanhado por estudantes da graduação em dois turnos semanais. A triagem dos clientes a serem
atendidos será realizado por assistente social utilizando critérios sócio-econômicos. A resolutividade dos casos será um critério sempre presente,
buscando-se soluções eficazes de baixo custo para prescrição. Os exames complementares realizados nos laboratórios da Faculdade de
Veterinária será acompanhado pelos estudantes envolvidos para que agregue e difunda o conhecimento, promovendo interação, discussão e análise crítica, resultando numa formação técnica completa. Durante o atendimento clínico semanal, serão disponibilizadas informações em formas de panfletos informativos a respeito das principais zoonoses de cães e gatos, assim como principais formas de controle e prevenção das mesmas.
Em ações organizadas, pretende-se preparar Banners e palestras a fim de sedimentar o conhecimento previamente transmitido de forma informal a população. Serão desenvolvidas ações no sentido de conscientização de posse responsável e da importância do controle populacional de cães e
gatos, sendo incentivado a busca pela esterilização de cães errantes e bravios, assim como dos animais que estiverem sob domínio da comunidade. Pretende-se disponibilizar as informações sobre opções terapêuticas mais econômicas, incluindo homeopatia, acupuntura, e
fitoterapia. trabalhando temas como: procedimentos adequados de colheita, armazenamento e forma de preparação das espécies vegetais para uso nos animais.
Indicadores, Metas e Resultados
Avaliação do Projeto Pelo Público: A avaliação da comunidade em geral vem sendo e será realizada através da participação efetiva nas atividades propostas e em ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto. Através da busca pelo serviço veterinário disponibilizado a população, além da
participação em reuniões e ações organizadas pelo grupo de extensão para interação com a comunidade.
Avaliação do Projeto Pela Equipe: As atividades externas realizadas pelos professores e estudantes serão avaliadas imediatamente após a sua realização, estas serão registradas e resultarão em documentos escritos que comporão a história do projeto e servirão de base para re-avaliação do
seu andamento.
Indicadores quantitativos objetivos serão utilizados para avaliação das atividades práticas do projeto: •Número de animais atendidos; •Número de retornos ao atendimento; •Resolutividade do atendimento aos problemas clínicos apresentados; •Número de estudantes de graduação e pós
graduação envolvidos; .Número de pessoas que utilizam plantas e homeopatia para tratamento dos animais.
A esses índices, serão acrescidos indicadores qualitativos que permitam a avaliação do crescimento profissional do estudante – participação nas atividades propostas e de propor novas atividades, capacidade de contribuir na organização do grupo, participação nas reuniões organizativas e
técnicas desenvolvidas pelo grupo - e da satisfação do público alvo – busca ao serviço.
O atendimento clínico de animais provenientes destas populações deverá aproximar a Universidade, aqui representada pela Faculdade de Veterinária, com estas comunidades, propiciando o desenvolvimento de atividades de educação em saúde, pesquisa e extensão, o que deve
interferir positivamente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida população. Entre os resultados que se busca com este projeto está a qualificação da formação acadêmica devido a formação crítica proporcionada pela atuação junto a sociedade. O estudante deverá vivenciar
múltiplas experiências no dia-a-dia do projeto permitindo o desenvolvimento de sua capacidade de trabalho em grupo e a tomada de decisão. Em
todas as atividades do projeto devem estar envolvidos estudantes, pois o envolvimento destes estudantes enriquece o processo de formação
acadêmica e estimula o desenvolvimento científico em todas suas formas. Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, ocorra o envolvimento
da Faculdade de Veterinária, docentes e discentes na formulação e execução de políticas de incentivo para o controle populacional de animais e de
controle de zoonoses, assim como pretende-se conscientizar a comunidade a respeito da importância dos recursos naturais disponíveis no ambiente comunitário e da possibilidade do uso destes na promoção da saúde animal. A comunidade terá acesso e conhecimento a respeito da utilização de formas complementares de terapêutica, como por exemplo de homeopatia
participação em reuniões e ações organizadas pelo grupo de extensão para interação com a comunidade.
Avaliação do Projeto Pela Equipe: As atividades externas realizadas pelos professores e estudantes serão avaliadas imediatamente após a sua realização, estas serão registradas e resultarão em documentos escritos que comporão a história do projeto e servirão de base para re-avaliação do
seu andamento.
Indicadores quantitativos objetivos serão utilizados para avaliação das atividades práticas do projeto: •Número de animais atendidos; •Número de retornos ao atendimento; •Resolutividade do atendimento aos problemas clínicos apresentados; •Número de estudantes de graduação e pós
graduação envolvidos; .Número de pessoas que utilizam plantas e homeopatia para tratamento dos animais.
A esses índices, serão acrescidos indicadores qualitativos que permitam a avaliação do crescimento profissional do estudante – participação nas atividades propostas e de propor novas atividades, capacidade de contribuir na organização do grupo, participação nas reuniões organizativas e
técnicas desenvolvidas pelo grupo - e da satisfação do público alvo – busca ao serviço.
O atendimento clínico de animais provenientes destas populações deverá aproximar a Universidade, aqui representada pela Faculdade de Veterinária, com estas comunidades, propiciando o desenvolvimento de atividades de educação em saúde, pesquisa e extensão, o que deve
interferir positivamente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida população. Entre os resultados que se busca com este projeto está a qualificação da formação acadêmica devido a formação crítica proporcionada pela atuação junto a sociedade. O estudante deverá vivenciar
múltiplas experiências no dia-a-dia do projeto permitindo o desenvolvimento de sua capacidade de trabalho em grupo e a tomada de decisão. Em
todas as atividades do projeto devem estar envolvidos estudantes, pois o envolvimento destes estudantes enriquece o processo de formação
acadêmica e estimula o desenvolvimento científico em todas suas formas. Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, ocorra o envolvimento
da Faculdade de Veterinária, docentes e discentes na formulação e execução de políticas de incentivo para o controle populacional de animais e de
controle de zoonoses, assim como pretende-se conscientizar a comunidade a respeito da importância dos recursos naturais disponíveis no ambiente comunitário e da possibilidade do uso destes na promoção da saúde animal. A comunidade terá acesso e conhecimento a respeito da utilização de formas complementares de terapêutica, como por exemplo de homeopatia
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE SILVEIRA BECKER | |||
ANA PAULA NEUSCHRANK ALBANO | 1 | ||
ANA RAQUEL MANO MEINERZ | 1 | ||
ANGELITA DOS REIS GOMES | 1 | ||
BRUNA DA ROSA CURCIO | 1 | ||
BRUNA DIAS FAGUNDES | |||
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 1 | ||
CAROLINA WICKBOLDT FONSECA | |||
CATIA CERICATTO SEGALLA | |||
CHARLES FERREIRA MARTINS | 1 | ||
CRISTIANO SILVA DA ROSA | 3 | ||
CRISTINE CIOATO DA SILVA GUIM | |||
DÉBORA DE CAMPOS AÑAÑA | |||
EDUARDA ALÉXIA NUNES LOUZADA DIAS CAVALCANTI | |||
EDUARDA SANTOS BIERHALS | |||
EDUARDO SANTIAGO VENTURA DE AGUIAR | 1 | ||
ETIANE AVILA ZIMERMANN | |||
FABIO DA SILVA E SILVA | 1 | ||
FABRICIO DE VARGAS ARIGONY BRAGA | 1 | ||
GABRIELA DE ALMEIDA CAPELLA | |||
GABRIELA DE CARVALHO JARDIM | |||
GABRIELA LADEIRA SANZO | |||
GABRIELA MORAIS SANTANA | |||
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI | 1 | ||
GUILHERME FERREIRA ROBALDO | |||
HELENA PIÚMA GONÇALVES | |||
ISABELE MAURER AMORIM | |||
JOSAINE CRISTINA DA SILVA RAPPETI | 2 | ||
JOSEANA DE LIMA ANDRADES | |||
JOSÉ RAPHAEL BATISTA XAVIER | |||
KARINA AFFELDT GUTERRES | |||
KATIELLEN RIBEIRO DAS NEVES | |||
LENARA LAMAS STELMAKE | 1 | ||
LISIANE MARIA BASÍLIO TORRES MARTINS | |||
LUCIANA AQUINI FERNANDES GIL | 1 | ||
LUIS EDUARDO BARCELLOS KRAUSE | 1 | ||
LUIZ FERNANDO JANTZEN GASPAR | 1 | ||
LUIZA DA GAMA OSORIO | |||
LUÃ BORGES IEPSEN | |||
MARIANA CRISTINA HOEPPNER RONDELLI | 1 | ||
MARLETE BRUM CLEFF | 5 | ||
MARTIELO IVAN GEHRCKE | 2 | ||
NIELLE VERSTEG | |||
PATRICIA DA SILVA NASCENTE | 1 | ||
PATRICIA SILVA VIVES | 1 | ||
PÂMELA CAYE | |||
PÉTER DE LIMA WACHHOLZ | |||
REBIS BORGES DE ARAUJO | |||
RENATA MARQUES PIEROBOM GRESSLER | |||
RENATA OSORIO DE FARIA | 1 | ||
RODRIGO FRANCO BASTOS | |||
ROSARIA HELENA MACHADO AZAMBUJA | 2 | ||
SERGIANE BAES PEREIRA | |||
SILVIA REGINA LEAL LADEIRA | 1 | ||
SOFIA DAVILA FERNÁNDEZ | |||
SOLIANE CARRA PERERA | |||
STEFANIE BRESSAN WALLER | |||
THAÍS COZZA DOS SANTOS | |||
THOMAS NORMANTON GUIM | 1 | ||
TÁBATA PEREIRA DIAS | |||
TÁBATA PEREIRA DIAS | |||
VIRGINIA MACHADO FEIJÓ | |||
VITTÓRIA BASSI DAS NEVES |