Nome do Projeto
SERVIÇOS E CUIDADOS NA ATENÇÃO DO IDOSO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/03/2019 - 13/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Cultura
Linha de Extensão
Desenvolvimento regional
Resumo
Trata-se de um curso que tem como finalidade a capacitação profissional de cuidadores de idosos, ampliando e qualificando os serviços de Pelotas e a região do extremo sul do pais. Este curso terá seu inicio no dia 23 de março e com isso qualificará os serviços que atendem idosos. Este curso faz parte das ações do programa de desenvolvimento zona sul. Os objetivos deste curso são: Capacitar trabalhadores da área de geriatria e gerontologia que atendem em residenciais e lares e também visa qualificar os agentes envolvidos e/ou interessados em atuar na área de serviços e cuidados com idosos.

Objetivo Geral

Promover oficinas que auxiliam no atendimento das demandas relacionadas aos cuidados com idosos, qualidade de vida, serviços da área de administração em residenciais, lares e instituições de longa permanência.

Justificativa

Devido ao número crescente de idosos e também o aumento de lares que oferecem serviços de atendimento em geriatria e gerontologia, surgiu a necessidade de capacitar profissionais destes serviços afim de melhor atender a população idosa que nestes lares estão sendo assistidos. De acordo com os dados IBGE a população idosa deve representar 24,5% da população brasileira. Além disso, é importante salientar que novas pesquisas e novas possibilidades de atuação e gestão em serviços podem ser implementadas. Contudo, a demanda por profissionais e serviços na área de cuidados com idosos deve aumentar de significativamente nos próximos anos.

Metodologia

O curso será desenvolvido em acordo com as demandas expostas pelos gestores e serviços na região da zona sul do estado do Rio Grande do Sul. Este curso tem o intuito de capacitar trabalhadores e serviços a fim de, melhorar a qualidade de vida de idosos que vivem em residenciais e instituições.
As demanda apresentadas pelos gestores destinada a área de geriatria e gerontologia foram para capacitar trabalhadores de lares de idosos.
O curso é dividido em três módulos, cada um destes módulos são representados por áreas especificas ao atendimento ao idoso, sendo eles: administração e serviços, saúde e lazer. O primeiro módulo envolve questões de gestão em serviços, administração, organização de fluxos e rotinas administrativas. Também envolve: compras, registros e captação de recursos por meio de projetos. O segundo módulo está relacionado à saúde e qualidade de vida, assim como estratégias protocolares na administração de serviços de saúde, atualidades na reabilitação, a importância do trabalho multidisciplinar, a alimentação saudável e a saúde psicossocial. O terceiro módulo compreende a introdução de serviços voltados ao lazer e socialização, dentre elas estão: as interações sociais, música, jogos e artesanato por meio de oficinas. A metodologia envolvida para este modulo do curso, permitirá práticas orientadas e voltadas ao atendimento ao idoso ampliando o cotidiano destes e por fim melhorando os serviços.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a realização deste curso, deseja-se alcançar os objetivos propostos e também um melhor atendimento e qualificação dos serviços de atendimento aos idosos, além disso espera-se cuidadores capacitados para o desenvolvimento pratico com os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos por meio de um raciocínio. A equipe docente da Universidade Federal de Pelotas, envolvida neste projeto poderá contribuir de forma significativa na construção de novas rotinas no atendimento ao idoso.
Tendo em vista que muitos profissionais da Universidade Federal de Pelotas trabalham no atendimento do idoso colaborando para a efetivação das redes que são: formação profissional, Sistema Único de Saúde e o campo social, representado pelo Sistema único de assistência social.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA SCHULER CAVALLI8
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA6
BRUNO PEREIRA NUNES4
CAMILLA OLEIRO DA COSTA4
CARMEN ANITA HOFFMANN4
CATERINE HENRIQUES MENDES
DIEGO EUGENIO ROQUETTE GODOY ALMEIDA4
EDGAR CLEITON DA SILVA
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS1
FELIPE FEHLBERG HERRMANN6
KARLA PEREIRA MACHADO
MARA ROSANA ARAUJO ALESSANDRETTI
MAURÍLIO DA LUZ RODRIGUES FERNANDES
MIGUEL ROBERTO FELBERG
NALBA APARECIDA SILVEIRA PEREIRA MIRENDA
NATHALIA BRANDÃO PETER
NICOLE FERNANDES DA SILVA
NORLAI ALVES AZEVEDO2
PABLO VIANA STOLZ4
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER6
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO8

Página gerada em 27/04/2024 00:51:25 (consulta levou 0.329311s)