Nome do Projeto
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/05/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
O presente projeto tem como foco a consolidação da parceria entre escola e universidade no intuito de qualificar os processos de formação inicial e continuada de professores através do diálogo entre os diferentes saberes que constituem cada um desses espaços. O projeto intenta também, envolver xs alunxs e professores do curso de Pedagogia Diurno e Noturno, promovendo assim curricularização, mediada pela indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Objetivo Geral

Contribuir na e para a consolidação da parceria entre escola e universidade no intuito de qualificar os processos de formação inicial e continuada através do diálogo entre os diferentes saberes que constituem cada um desses espaços.

Justificativa

Este projeto busca através da ausculta dialógica (re)conhecer a escola, sua realidade e as necessidades pedagógicas que circundam o seu cotidiano. Nosso propósito é construir com o os professorxs workshop que possam, para além de atender as necessidades formativas com qualidade, ampliar e (re)significar os saberes docentes aprimorando a relação entre estes importantes espaços formativos: escola/universidade/escola. O projeto intenta também, envolver xs alunxs e professores do curso de Pedagogia Diurno e Noturno, promovendo assim curricularização, mediada pela indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão. As rodas de diálogos de formação podem abranger, a partir da escuta das necessidades da escola, as seguintes temáticas de estudo: Educação Ambiental; formação de professores; Educação de Jovens e Adultos; ensino de Ciências nos Anos Iniciais; mundo do trabalho e educação.

Metodologia

A metodologia utilizada será a pesquisa-ação cujos pressuposto se baseiam na busca continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática. "A pesquisa-ação é principalmente uma estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos.(David Tripp - Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005).
Os instrumentos utilizados serão: Observação livre; worksho e rodas de diálogos formativos entre professores (da universidade e da escola) nointuito de estabelecer ausculta de suas narrativas.

Indicadores, Metas e Resultados

Promover a interlocução entre escola e universidade identificando os circunscritores que delineiam esta relação para cartografar as necessidades formativas de cada instituição.
Organizar rodas de diálogos formativos entre professores (da universidade e da escola) no intuito de estabelecer ausculta de suas narrativas, possibilitando o diálogo e o reconhecimento das situações limites e a sua superação.
Desenvolver workshop a partir das necessidades formativas elencadas pelos professores, ampliando a relação dialética entre teoria/prática.
Possibilitar o intercâmbio formativo entre xs acadêmicxs do curso de Pedagogia Noturno e Diurno e o cotidiano da escola, no intuito de ampliar o repertório teórico/prático inerente ao campo de atuação profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA16
JEFERSON ROSSKOPF
LIESIA BUBOLZ RUTZ
LUI NORNBERG8
VERÔNICA PORTO GAYER

Página gerada em 15/12/2019 03:41:50 (consulta levou 0.468227s)