Nome do Projeto
Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2019 - 14/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto está inserido na seara das discussões e reflexões sobre as causas de retenção e evasão nos cursos de graduação da UFPEL, no contexto da expansão do ensino superior brasileiro. Nesse cenário, faz-se necessário a participação efetiva da Pró-Reitoria de Ensino no sentido de fomentar ações de combate à evasão e à retenção nos cursos de graduação da UFPEL, bem como na averiguação de possíveis fatores de influência nesse processo. O projeto faz parte do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL, regulamentado através da Resolução nº 16/2018, do COCEPE, cuja primeira etapa das atividades propostas foi desenvolvida através do projeto de ensino nº 298218.

Objetivo Geral

O projeto objetiva, especialmente, a melhoria da qualidade do ensino, através do desenvolvimento de ações específicas de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação da UFPEL.

Justificativa

As ações deste projeto serão de grande auxílio para a elaboração de futuras políticas institucionais de combate à evasão e à retenção nos cursos, que poderão incidir na melhoria do ensino de graduação da UFPel.

Metodologia

A primeira etapa do projeto consistiu em elaborar e tornar público Edital de Seleção de Propostas de enfrentamento à evasão e retenção no âmbito da UFPEL, cujos resultados encontrados serão apresentados em evento aberto a toda a comunidade acadêmica, na data de 28/03/19.

Para esta segunda etapa de desenvolvimento, pretendemos fomentar as discussões iniciadas nas Unidades Acadêmicas que participaram da etapa anterior, bem como ampliar o número de Cursos interessados em atuar na diminuição dos índices de retenção e evasão acadêmica.

Em um terceiro momento, pretense-se compilar os resultados encontrados nas etapas anteriores, com a finalidade de construir um banco de dados na PRE para utilização em futuras políticas institucionais.

Indicadores, Metas e Resultados

- Minimizar os índices de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL;

- Melhoria da qualidade do ensino nos Cursos de Graduação;

- Construção de um banco de dados sobre os índices de retenção e evasão nos cursos de graduação da UFPEL;

- Complementação acadêmica dos estudantes envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINE DAHL CORCINI5
CARLA PIRES TAVARES18
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ9
EDIANE SIEVERS ACUNHA1
GUSTAVO MADRUGA RICKES2
IGOR TEIXEIRA DA COSTA SALGUEIRO
MARCELA LIMA DE MORAES

Página gerada em 25/04/2024 15:13:14 (consulta levou 0.165567s)