Nome do Projeto
Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
14/03/2019 - 14/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O presente projeto está inserido na seara das discussões e reflexões sobre as causas de retenção e evasão nos cursos de graduação da UFPEL, no contexto da expansão do ensino superior brasileiro. Nesse cenário, faz-se necessário a participação efetiva da Pró-Reitoria de Ensino no sentido de fomentar ações de combate à evasão e à retenção nos cursos de graduação da UFPEL, bem como na averiguação de possíveis fatores de influência nesse processo. O projeto faz parte do Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL, regulamentado através da Resolução nº 16/2018, do COCEPE, cuja primeira etapa das atividades propostas foi desenvolvida através do projeto de ensino nº 298218.

Objetivo Geral

O projeto objetiva, especialmente, a melhoria da qualidade do ensino, através do desenvolvimento de ações específicas de combate à retenção e à evasão nos cursos de graduação da UFPEL.

Justificativa

As ações deste projeto serão de grande auxílio para a elaboração de futuras políticas institucionais de combate à evasão e à retenção nos cursos, que poderão incidir na melhoria do ensino de graduação da UFPel.

Metodologia

A primeira etapa do projeto consistiu em elaborar e tornar público Edital de Seleção de Propostas de enfrentamento à evasão e retenção no âmbito da UFPEL, cujos resultados encontrados serão apresentados em evento aberto a toda a comunidade acadêmica, na data de 28/03/19.

Para esta segunda etapa de desenvolvimento, pretendemos fomentar as discussões iniciadas nas Unidades Acadêmicas que participaram da etapa anterior, bem como ampliar o número de Cursos interessados em atuar na diminuição dos índices de retenção e evasão acadêmica.

Em um terceiro momento, pretense-se compilar os resultados encontrados nas etapas anteriores, com a finalidade de construir um banco de dados na PRE para utilização em futuras políticas institucionais.

Indicadores, Metas e Resultados

- Minimizar os índices de evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL;

- Melhoria da qualidade do ensino nos Cursos de Graduação;

- Construção de um banco de dados sobre os índices de retenção e evasão nos cursos de graduação da UFPEL;

- Complementação acadêmica dos estudantes envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARINE DAHL CORCINI5
CARLA PIRES TAVARES LEMOS12
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ9
GUSTAVO MADRUGA RICKES1

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