Nome do Projeto
Acervos documentais do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/05/2019 - 23/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Patrimônio cultural, histórico e natural
Resumo
O Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas foi fundado em março de 1990, com as funções de um Centro de Documentação e Pesquisa em História. Ao longo dos anos, o NDH/UFPel recebeu importantes coleções documentais, como o Acervo da Justiça da Comarca de Pelotas da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul. No entanto, como parte de sua ideia original, parte de seu acervo contempla a história institucional da UFPel, com um acervo composto por materiais diversos como fotografias, recortes de jornais, documentos oficiais e relacionados aos cursos e unidades da universidade. Também recebeu outros acervos, com destaque para uma parte do conjunto documental da Laneira Brasileira S/A, o acervo do DCE/UFPel e do acervo do Partido dos Trabalhadores da sede de Pelotas do partido. Outros acervos se constituíram com origens variadas: história da imprensa, sindicatos, movimentos sociais e movimentos estudantis. O presente projeto de extensão pretende organizar esses acervos, os quais estavam com seus documentos dispersos e misturados. Outro importante objetivo, ao higienizar, catalogar e armazenar de formas corretas, está na disponibilidade desses materiais aos pesquisadores e à comunidade em geral, a qual já busca por informações, mesmo com a falta de um sistema eficiente de busca e localização.

Objetivo Geral

Objetivo geral: Organizar ( higienização, catalogação e armazenamento) dos acervos salvaguardados no Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Pelotas.
Objetivos específicos: 1. Possibilitar aos pesquisadores e à comunidade em geral acesso, de forma organizada e eficiente, aos acervos; 2.Contribuir no desenvolvimento de atividades relacionadas à conservação dos acervos documentais pertencentes ao NDH/UFPel; 3. Receber possíveis novos acervos e documentos, o que será facilitado tendo uma organização prévia do material já existente.

Justificativa

O presente projeto de extensão se justifica a partir de dois eixos fundamentais:

O primeiro, a necessidade organizar os acervos do NDH/UFPel. Atualmente, os acervos, conforme apontados no resumo, necessitam de higienização, catalogação e armazenamento adequados, visando sua conservação e disponibilização ao público interessado.
O segundo, e associado ao primeiro, é valorizar a coleção documental pertencente ao NDH/UFPel. Há uma documentação importante sobre a história da UFPel (dois exemplos: uma coleção de clipping sobre a universidade entre 1978 e 1990 e uma coleção de documentos sobre a história da Fazenda da Palma) e sobre a história do município de Pelotas e sobre história do trabalho, como exemplifica o acervo da Laneira Brasileira S/A, importante indústria do setor têxtil.

Metodologia

O projeto prevê como aspectos metodológicos a higienização, catalogação e armazenamento dos acervos. Esse processo foi iniciado no segundo semestre de 2018 com a colaboração de estagiários e voluntários dos cursos de Bacharelado em História, Bacharelado em Museologia e Licenciatura em História. O trabalho consistiu na mudança dos acervos que antes estavam localizados na sala de reuniões do NDH/UFPel para uma nova sala, específica para o trabalho proposto e para a salvaguarda. Nessa primeira etapa, ocorreu uma primeira triagem para a composição dos acervos – fundos documentais – e separação dos documentos. Na segunda etapa, iniciou-se a higienização e catalogação do primeiro acervo escolhido para iniciar a tarefa: o Acervo UFPel. No momento, ainda contando com a colaboração dos voluntários, o trabalho está em fase de andamento. Na sequência, os demais acervos receberão os mesmos procedimentos metodológicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Como metas, pretende-se, ao final do projeto, oferecer a comunidade acadêmica e comunidade em geral os acervos organizados e com facilidade à consulta, pesquisa e reprodução.
Como resultados, contribuir com a formação dos alunos envolvidos no projeto e com o possível desenvolvimento de trabalhos específicos que contemplem os acervos – qual sejam: trabalhos de conclusão de curso, monografias de conclusão de curso e outros trabalhos. Outro resultado, especificamente sobre o Acervo UFPel, é possibilitar levar o acervo para a comunidade, através de exposições e outras ações, como a divulgação de parte do acervo na página do NDH/UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARISTEU ELISANDRO MACHADO LOPES6
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER
JONAS MOREIRA VARGAS
JÉSSICA BITENCOURT LOPES
LARISSA CERONI DE MORAIS
LEONARDO TAVARES PEREIRA
MAICON PAIVA ZANETTI
MAURO DILLMANN TAVARES1
MÁRCIA HELENA BRANDT MARTINS
NATHALIA LIMA ESTEVAM

Página gerada em 29/03/2024 07:26:05 (consulta levou 0.149856s)