Nome do Projeto
Elaboração Participativa do Atlas Geográfico Escolar de Canguçu-RS
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 08/04/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto visa à elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Canguçu-RS, município localizado no sul do Estado do Rio Grande do Sul, com uma população de aproximadamente 53 mil habitantes, onde, acordo com o IBGE (2010), 63% da sua população vive no campo, o que em números significa cerca de 33.400 pessoas pertencentes à zona rural. Possui uma área de 3.520,6 km²(IBGE, 2010), o que caracteriza um município de grandes extensões em termos territoriais com vasta diversidade em seus aspectos geográficos e histórico-culturais. A proposta, que integra professores e alunos da universidade, gestores e professores municipais, se fundamenta pelo método participante, pois prioriza a dimensão pedagógica juntamente com a construção do conhecimento científico. Como técnicas de coleta dos dados para o atlas, optou-se pela pesquisa bibliográfica, análise documental, e observação participante junto a turmas de 3º, 4º e 5º anos. Os mapas serão organizados a partir dos dados oriundos da base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul, em escala 1:50.000 e gerados por meio do software ArcGIS. Espera-se reunir de maneira clara e objetiva, informações fundamentais sobre a Geografia do município ao longo de sua história, proporcionando à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local.
Objetivo Geral
Constituir um grupo de trabalho formado por professores e alunos da Universidade Federal de Pelotas, gestores e professores municipais de Canguçu-RS, com o objetivo de elaborar um atlas geográfico escolar do município.
Justificativa
O projeto se justifica pela relevância do atlas geográfico para o ensino e a aprendizagem da Geografia, podendo ser utilizado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, passando pelos anos finais e também no Ensino Médio. Constitui uma fonte confiável e de fácil acesso e manuseio sobre as informações do município. Lima (2013, p.7) afirma que “o objetivo principal do atlas escolar municipal é promover a identidade e o pertencimento através do conhecimento sobre o lugar”. O atlas escolar geográfico traz em seu contexto mapas, ilustrações, informações e dados em geral, cujo conteúdo tem uma finalidade específica, que varia de acordo com quem está consultando e os objetivos da ação. Porém, devido ao foco local das informações contidas no atlas, o mesmo não é facilmente encontrado nas escolas. Enquanto os livros didáticos reúnem um amplo acervo de dados de caráter global e/ou nacional, o atlas trata, especificamente, do espaço municipal (local). Por isso, sua produção depende de um esforço colaborativo por buscar e reunir dados e informações contextuais, capazes de retratar, com profundidade científica e intencionalidade pedagógica, o município tematizado. A elaboração do atlas geográfico escolar de Canguçu permitirá que sejam reunidas, de maneira clara e objetiva, informações fundamentais sobre a Geografia do município ao longo de sua história. Ao mesmo tempo, proporcionará à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local.
Metodologia
Esta proposta se fundamenta pelo método participante, pois prioriza a dimensão pedagógica juntamente com a construção do conhecimento de maneira a estimular a autonomia dos participantes. Contempla o trabalho docente, suas especificidades sempre tão complexas no cotidiano das salas de aula. Voltando-se para uma demanda histórica da prática profissional no Ensino Fundamental, principalmente nos anos inicias, o projeto busca promover, por meio da extensão universitária, formação de professores e produção de material didático. Em conformidade com o método participante, estipulou-se uma agenda de reuniões com o conjunto de sujeitos potencialmente envolvidos com o assunto. Firmou-se que os encontros terão frequência mensal e serão realizados no município de Canguçu, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação ou em escolas, a critério do grupo. As reuniões iniciam no mês de abril de dois mil e dezenove, primeiramente buscando constituir a equipe de trabalho e a dinâmica de ações. Em seguida, pretende-se estruturar um calendário capaz de sistematizar as atividades do projeto, cuja duração prevista é de 24 meses – dois anos (abril/2019 a março/2021). A coleta dos dados para o atlas se desenvolverá por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental, e reuniões de trabalho. Os mapas serão organizados a partir dos dados vetoriais oriundos da base cartográfica vetorial contínua do Rio Grande do Sul, em escala 1:50.000 e gerados por meio do software ArcGIS. Experiências de observação participante junto a turmas de ensino fundamental das escolas integrantes, sobretudo 3º, 4º e 5º anos, também estão sendo projetadas. Identificada com os pressupostos participativos que permeiam o projeto, esse tipo de observação remete diretamente ao contexto das pessoas e situações que se pretende abordar. Com o propósito de fundamentar a proposta didática do atlas a partir da concretude das salas de aula, as observações serão desenvolvidas nas turmas sob responsabilidade dos professores e professoras vinculados ao projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
A meta principal é obter, ao final do projeto de extensão, o atlas geográfico escolar do município de Canguçu-RS, nos mesmos moldes do Atlas elaborado para município de Arroio do Padre-RS, no período de 2017-2019. Espera-se promover, um processo formativo pautado pela construção da autonomia dos sujeitos em meio a experiências de participação. Não apenas na construção, mas na gestão do conhecimento coletivamente construído, valorizando a dimensão educativa da participação em meio à igualdade como desafio epistemológico. O atlas proporcionará à rede municipal de ensino um suporte didático qualificado, capaz de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia local. Sistematizando e ampliando o conhecimento geográfico do município por meio do necessário afastamento epistemológico, intencionado e mediado pedagogicamente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Camila Tatiane Silveira Alves | |||
DEMAICON SCHMIDT PETER | |||
GABRIELA DAMBROS | |||
GABRIELLY CAMPOS DA ROSA | |||
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA | 4 | ||
JULIANA TAVARES PEREIRA | |||
KAREN LAIZ KRAUSE ROMIG | |||
NATHANY MIRANDA BLANK | |||
ROSA ELENA NOAL | 4 | ||
SANDRO DE CASTRO PITANO | 4 | ||
TIEISSA FONSECA DA SILVA |