Nome do Projeto
Projeto Vida de Inseto
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/04/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O ser humano vem provocando alterações no ambiente ao longo dos anos, transformando e desestruturando-o e, consequentemente, reduzindo a biodiversidade, ou extinguindo espécies chave dos ecossitemas afetando assim flora e fauna, suas as relações ecológicas e prejudicando a qualidade de vida no planeta . O projeto Vida de Inseto tem em sua essencia a temática “insetos” a qual foi escolhida devido à sua inserção no cotifdiano das pessoas, a facilidade que esse grupo apresenta em relação à coleta e identificação, assim como sua ampla variedade de formas e cores e tamanho reduzido, tornando-se, desse modo, um material prático atrativo para o ensino de Ciências e Biologia e para atuar na concentiazação sobre a sua importancia importância econômica e ambiental, médica, forense e como recurso alimentar. O projeto é considerado polivalente, ou seja, ele pode ser aplicado para diversos níveis de ensino, diferentes faixas etárias, em escolas públicas ou privadas e tanto para discentes como para docentes. A metodologia utilizada nas oficinas será de apresentação do tema através de uma roda de conversa inicial com o uso de slides e vídeos. Posteriormente, serão utilizadas as caixas entomológicas e espécimes de artrópodes conservados em álcool 70% para a comparação dos grupos aparentados e reforço dos conceitos apresentados. Em seguida, retorna-se ao tema através do uso de filmes de animações, como por exemplo o Vida de Inseto, para análise de erros e de curiosidades. Como o público alvo do projeto é variável, se faz necessária sempre uma adequação de linguagem para o público das oficinas. Na apresentação teórica se faz uma abordagem em relação às características básicas (morfologia e anatomia), a evolução, motivos que tornaram os insetos um grupo bem sucedido e com tamanha diversidade, bem como curiosidades e importância. Na parte prática, mostramos diferentes espécies de insetos, unindo o que foi apresentado ao cotidiano dos alunos. A avaliação da atividade será realizada através de questionário semiestruturado a serem respondidos pelo público alvo desse projeto.
Objetivo Geral
Contextualizar a importância ambiental dos insetos proporcionando conhecimentos que contribuam para a formação de um ambiente de criticidade que possibilite uma reflexão a respeito da atitude do homem na busca de seu bem estar.
Objetivos específicos
- Discernir os insetos de outros artrópodes (aracnídeos, crustáceos e miriápodes) através de análise morfológica simples;
- Contribuir para a percepção da importância ambiental, médica e econômica dos insetos e possibilitar um ambiente de criticidade na visão biológica;
- Incentivar o ensino prático e interativo de Ciências e de Biologia nas escolas;
- Ensinar técnicas de conservação, preparação e montagem de insetos para confecção de coleções entomológicas didáticas.
- Oportunizar aos acadêmicos de diferentes cursos da UFPel a vivências de diferentes realidades na busca pela popularização do conhecimento,
- Proporcionar aos academicos extensionistas a participação em atividades interdisciplinares visando uma formação critica para intervir e contribuir para a comunidade em que estão inseridos.
Objetivos específicos
- Discernir os insetos de outros artrópodes (aracnídeos, crustáceos e miriápodes) através de análise morfológica simples;
- Contribuir para a percepção da importância ambiental, médica e econômica dos insetos e possibilitar um ambiente de criticidade na visão biológica;
- Incentivar o ensino prático e interativo de Ciências e de Biologia nas escolas;
- Ensinar técnicas de conservação, preparação e montagem de insetos para confecção de coleções entomológicas didáticas.
- Oportunizar aos acadêmicos de diferentes cursos da UFPel a vivências de diferentes realidades na busca pela popularização do conhecimento,
- Proporcionar aos academicos extensionistas a participação em atividades interdisciplinares visando uma formação critica para intervir e contribuir para a comunidade em que estão inseridos.
Justificativa
O ser humano vem provocando alterações no ambiente ao longo dos anos, transformando e desestruturando-o e, consequentemente, reduzindo a biodiversidade, ou extinguindo espécies chave dos ecossitemas afetando assim flora e fauna, suas as relações ecológicas e prejudicando a qualidade de vida no planeta (Didham, 1997). Se dentre essas espécies fossem extintos os insetos, os quais por fazerem parte de inúmeras cadeias alimentares, levariam a um desequilíbrio ecológico muito grande, pois afetaria diretamente uma grande quantidade de seres vivos.
A temática “insetos” foi escolhida para este projeto devido à facilidade que esse grupo apresenta em relação à coleta e identificação, assim como sua ampla variedade de formas e cores e tamanho reduzido, tornando-se, desse modo, um material prático atrativo para o ensino de Ciências e Biologia (MATOS et al., 2009). Somado a isso, o grupo apresenta importância econômica e ambiental, médica, forense e como recurso alimentar.
Gullan & Cranston (2008) citam que os insetos são animais extremamente bem sucedidos e, apesar do seu tamanho, estão associados a diversos aspectos da vida do ser humano. Todos os tipos de ecossistemas naturais e modificados, terrestres e aquáticos, apresentam comunidades de insetos, que possuem grande variedade de estilos de vida, formas e funções.
Precisamos ressaltar a relação inseto planta, a qual trata-se de uma relação harmônica, onde o inseto coleta substâncias oferecidas pelas flores, como o néctar, pólen, óleos, perfumes ou resinas, em contrapartida, transfere pólen entre as flores. A polinização é o passo que precede a fecundação (Favato e Andrian, 2019). A polinização entre diferentes plantas da mesma espécie é o principal mecanismo de recombinação genética para os vegetais, fonte de variabilidade das características. Paulino (2005) menciona que insetos e plantas constituem seres vivos essenciais para a manutenção da vida no planeta.
Segundo Couto (1998) devido ao alto grau de queimadas, desmatamentos e uso indiscriminado de agrotóxicos os visitantes florais em culturas agrícolas tornam-se cada vez mais escassos. Importante ressaltar que diversos grupos de insetos são polinizadores. Dentre os diferentes tipos de polinização encontramos a cantarofilia - polinização realizada por besouros, miofilia - flores polinizadas por moscas, falenofilia - polinização por mariposas, psicofilia - polinização por borboletase melitofilia polinização em especial pelas abelhas. Gullan e Cranston (2007).
Neste contexto a utilização de insetos como temática transversal no ensino de ciências e biologia pode ser muito elucidativa pois, o ensino de entomologia faz parte do conteúdo das grades curriculares da maioria dos níveis de educação, tanto Fundamental quanto Médio e no Superior no caso dos estudantes de Ciências Biológicas e ou Agronomia.
Entretanto, muitos professores não tem uma visão de quanto o estudo dos insetos pode ser elucidativo tanto para crianças como para adolescentes e adultos. Pois, não se trata de um grupo de animais raros ou que eles provavelmente nunca verão, pelo contrário, estamos falando do grupo de animais mais bem sucedidos na questão de diversidade de espécies e abundância de espécimes, segundo a maioria dos especialistas no assunto. Visto que mais de um milhão e meio de espécies descritas no planeta, aproximadamente um milhão sejam de insetos, ou seja, quase 67% e que esses números são só das já descritas, há estimativas de que o número de espécies de insetos sejam superiores a 5 milhões.
Em nosso cotidiano temos acesso a várias informações relacionadas ao conhecimento científico, veiculadas pela mídia, sendo que algumas vezes são contraditórias, isto se aplica também as informações sobre os insetos. Se não possibilitarmos ao aluno acompanhar e dominar minimamente o conhecimento científico, ele não terá condições de posicionar-se criticamente em relação a essas informações. Sugere-se então uma educação ambiental e formal que tome para si, como meta principal, o desafio das mudanças de comportamentos e valores em relação ao meio ambiente.
De acordo com Santos e Souto (2011) as aulas práticas são essenciais na aprendizagem de Ciências, uma vez que a boa formação dos estudantes passa por experiências que transcendem o campo teórico e despertam nos alunos a curiosidade e o interesse de investigação dos diferentes componentes da natureza. Deste modo, não há como não dar a devido relevância ao ensino da entomologia utilizando esta metodologia, ainda mais que é um tema que pode compreender diversos tipos de recursos didáticos, não só as aulas expositivas teóricas, mas também modelos didáticos, saídas de campo, experimentação e interatividade com filmes de animação, reportagens entre outros.
Muitos docentes reclamam da falta de tempo para preparo de material e da falta de tempo para aulas práticas, as quais são muito importantes para o processo da aprendizagem em Ciências Naturais. Neste contexto as coleções didáticas, as quais são feitas para serem manuseadas em sala de aula, são recursos potenciais para se ensinar ciências.
O projeto Vida de Inseto se caracteriza por ser polivalente, ou seja, ele pode ser aplicado para diversos níveis de ensino, diversas faixas etárias, discentes ou docentes, tanto em escolas públicas como privadas bem como na divulgação do tema para comunidade em geral .
A temática “insetos” foi escolhida para este projeto devido à facilidade que esse grupo apresenta em relação à coleta e identificação, assim como sua ampla variedade de formas e cores e tamanho reduzido, tornando-se, desse modo, um material prático atrativo para o ensino de Ciências e Biologia (MATOS et al., 2009). Somado a isso, o grupo apresenta importância econômica e ambiental, médica, forense e como recurso alimentar.
Gullan & Cranston (2008) citam que os insetos são animais extremamente bem sucedidos e, apesar do seu tamanho, estão associados a diversos aspectos da vida do ser humano. Todos os tipos de ecossistemas naturais e modificados, terrestres e aquáticos, apresentam comunidades de insetos, que possuem grande variedade de estilos de vida, formas e funções.
Precisamos ressaltar a relação inseto planta, a qual trata-se de uma relação harmônica, onde o inseto coleta substâncias oferecidas pelas flores, como o néctar, pólen, óleos, perfumes ou resinas, em contrapartida, transfere pólen entre as flores. A polinização é o passo que precede a fecundação (Favato e Andrian, 2019). A polinização entre diferentes plantas da mesma espécie é o principal mecanismo de recombinação genética para os vegetais, fonte de variabilidade das características. Paulino (2005) menciona que insetos e plantas constituem seres vivos essenciais para a manutenção da vida no planeta.
Segundo Couto (1998) devido ao alto grau de queimadas, desmatamentos e uso indiscriminado de agrotóxicos os visitantes florais em culturas agrícolas tornam-se cada vez mais escassos. Importante ressaltar que diversos grupos de insetos são polinizadores. Dentre os diferentes tipos de polinização encontramos a cantarofilia - polinização realizada por besouros, miofilia - flores polinizadas por moscas, falenofilia - polinização por mariposas, psicofilia - polinização por borboletase melitofilia polinização em especial pelas abelhas. Gullan e Cranston (2007).
Neste contexto a utilização de insetos como temática transversal no ensino de ciências e biologia pode ser muito elucidativa pois, o ensino de entomologia faz parte do conteúdo das grades curriculares da maioria dos níveis de educação, tanto Fundamental quanto Médio e no Superior no caso dos estudantes de Ciências Biológicas e ou Agronomia.
Entretanto, muitos professores não tem uma visão de quanto o estudo dos insetos pode ser elucidativo tanto para crianças como para adolescentes e adultos. Pois, não se trata de um grupo de animais raros ou que eles provavelmente nunca verão, pelo contrário, estamos falando do grupo de animais mais bem sucedidos na questão de diversidade de espécies e abundância de espécimes, segundo a maioria dos especialistas no assunto. Visto que mais de um milhão e meio de espécies descritas no planeta, aproximadamente um milhão sejam de insetos, ou seja, quase 67% e que esses números são só das já descritas, há estimativas de que o número de espécies de insetos sejam superiores a 5 milhões.
Em nosso cotidiano temos acesso a várias informações relacionadas ao conhecimento científico, veiculadas pela mídia, sendo que algumas vezes são contraditórias, isto se aplica também as informações sobre os insetos. Se não possibilitarmos ao aluno acompanhar e dominar minimamente o conhecimento científico, ele não terá condições de posicionar-se criticamente em relação a essas informações. Sugere-se então uma educação ambiental e formal que tome para si, como meta principal, o desafio das mudanças de comportamentos e valores em relação ao meio ambiente.
De acordo com Santos e Souto (2011) as aulas práticas são essenciais na aprendizagem de Ciências, uma vez que a boa formação dos estudantes passa por experiências que transcendem o campo teórico e despertam nos alunos a curiosidade e o interesse de investigação dos diferentes componentes da natureza. Deste modo, não há como não dar a devido relevância ao ensino da entomologia utilizando esta metodologia, ainda mais que é um tema que pode compreender diversos tipos de recursos didáticos, não só as aulas expositivas teóricas, mas também modelos didáticos, saídas de campo, experimentação e interatividade com filmes de animação, reportagens entre outros.
Muitos docentes reclamam da falta de tempo para preparo de material e da falta de tempo para aulas práticas, as quais são muito importantes para o processo da aprendizagem em Ciências Naturais. Neste contexto as coleções didáticas, as quais são feitas para serem manuseadas em sala de aula, são recursos potenciais para se ensinar ciências.
O projeto Vida de Inseto se caracteriza por ser polivalente, ou seja, ele pode ser aplicado para diversos níveis de ensino, diversas faixas etárias, discentes ou docentes, tanto em escolas públicas como privadas bem como na divulgação do tema para comunidade em geral .
Metodologia
A metodologia a ser utilizada será de palestras, oficinas e/ou mostras a serem desenvolvidas em escolas, eventos de formação continuada de professores ou eventos científicos.
Quando a atividade for “minicursos” ou “oficinas” o método utilizado será de apresentação do tema utilizando o projetor multimídia. Na parte teórica se faz uma abordagem em relação às características básicas, a evolução, curiosidades e importância. Posteriormente, na parte prática, utilizando-se um kit de artrópodes, realiza-se uma atividade onde o público faz a comparação de um espécime de inseto com outros artrópodes conservados em álcool 70% (aranha, escorpião, tatu-bola e lacraia) e selecionam, individualmente, quais eles acreditam serem insetos e quais não. Após, os ministrantes farão a correção e explicarão os porquês dos outros artrópodes não serem insetos baseados na morfologia.
Em seguida, retorna-se ao recurso de projeção abordando-se cenas do filme Vida de Inseto ou outro selecionado de acordo com o tema, para análise de erros e de curiosidades.
Como o público é variável, sempre será feita uma adequação de linguagem para o nível de cognição pertinente a determinada faixa etária.
A manutenção e organização das caixas entomológicas será realizada pelos alunos colaboradores do projeto, sob supervisão de um professor orientador do departamento de Ecologia, Zoologia e Genética/IB, a partir de espécimes doadas de coleções didáticas das disciplinas de entomologia.
A avaliação das atividades será realizada através de questionários de satisfação e sugestões do publico participante das oficinas e pelas rodas de conversa entre os membros do projeto após a execução de cada oficina, pelo numero de ações e de pessoas envolvidas em cada atividade.
Quando a atividade for “minicursos” ou “oficinas” o método utilizado será de apresentação do tema utilizando o projetor multimídia. Na parte teórica se faz uma abordagem em relação às características básicas, a evolução, curiosidades e importância. Posteriormente, na parte prática, utilizando-se um kit de artrópodes, realiza-se uma atividade onde o público faz a comparação de um espécime de inseto com outros artrópodes conservados em álcool 70% (aranha, escorpião, tatu-bola e lacraia) e selecionam, individualmente, quais eles acreditam serem insetos e quais não. Após, os ministrantes farão a correção e explicarão os porquês dos outros artrópodes não serem insetos baseados na morfologia.
Em seguida, retorna-se ao recurso de projeção abordando-se cenas do filme Vida de Inseto ou outro selecionado de acordo com o tema, para análise de erros e de curiosidades.
Como o público é variável, sempre será feita uma adequação de linguagem para o nível de cognição pertinente a determinada faixa etária.
A manutenção e organização das caixas entomológicas será realizada pelos alunos colaboradores do projeto, sob supervisão de um professor orientador do departamento de Ecologia, Zoologia e Genética/IB, a partir de espécimes doadas de coleções didáticas das disciplinas de entomologia.
A avaliação das atividades será realizada através de questionários de satisfação e sugestões do publico participante das oficinas e pelas rodas de conversa entre os membros do projeto após a execução de cada oficina, pelo numero de ações e de pessoas envolvidas em cada atividade.
Indicadores, Metas e Resultados
Número de escolas atendidas;
Número de pessoas atendidas;
Publicações em eventos e revistas;
Número de universitários colaboradores participando das ações.
Número de pessoas atendidas;
Publicações em eventos e revistas;
Número de universitários colaboradores participando das ações.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALDO GIRARDI POZZEBON | |||
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 4 | ||
EDUARDO JOSE ELY E SILVA | 1 | ||
ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES | |||
ERIC AVILA DA FONSECA | |||
GIULIA DA CUNHA PEREIRA | |||
GUSTAVO MEDINA TAVARES | |||
JANUZA FONTES VASCONCELOS | |||
JESSICA GOETZKE MARTIN | |||
JOYCE DE MORAIS SOUZA | |||
JÉSSICA EL KOURY SANTOS | |||
LUANA BUENO LONGARAY | |||
MANOELA COLPES VIEIRA | |||
MARCIAL CORREA CARCAMO | |||
MARCO ANTONIO TONUS MARINHO | 2 | ||
MAYARA GUELAMANN DA CUNHA ESPINELLI GRECO | |||
NICHOLAS FARIAS DA ROSA | |||
SILVIA NAIANE JAPPE | |||
Taís Madeira Ott | |||
VERA LUCIA BOBROWSKI | 4 |