Nome do Projeto
Projeto de formação de recursos humanos e extensão em herbologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/05/2019 - 09/05/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A busca crescente de capacitação de recursos humanos visa abranger as lacunas que ainda existem dentro da herbologia e avançar na prática da extensão, aproximando a Universidade da comunidade, através da difusão do conhecimento. O Programa de Pós-graduação em Fitossanidade da UFPel vem desenvolvendo projetos, individuais e em conjunto com demais instituições nacionais e internacionais, visando a produção de ciência, tecnologia e inovação, com inserção mundial. A capacitação de docentes e discentes agrega qualidade a pesquisa, fazendo com que os resultados obtidos sejam de qualidades e ocupando espaço importante no cenário mundial da ciência das plantas daninhas. O PPGFS desde 2014 vem buscando capacitação de docentes e discentes, através da aprovação de projetos de cooperação (Ex. CAPES/DAAD, CAPES/COFECUB; Edital Sul-Sul), os quais possibilitaram a integração entre instituições nacionais e internacionais, palestras e cursos ministrados por professores estrangeiros, bem como a saída de discentes para atividades de pesquisa em outras instituições. O presente projeto, busca capacitação de docentes e discentes, bem como profissionais de áreas afins, através de eventos internacionais com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional nas atividades desenvolvidas pelo PPGFS. A troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e de outros países, incluindo Estados Unidos e outros países da América Latina, irá alavancar o processo de internacionalização do PPGFS. Além desses fatos, o projeto visa a consolidação do International Weed Science Seminar, evento bianual do PPGFS que na vigência deste projeto, será ofertado em duas edições, conjuntamente com o 1º Taller Latinoamericano de Malezas, ambos contando com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais.

Objetivo Geral

- Capacitação e troca de experiência entre docentes e discentes dos países participantes.
- Produzir ciência, tecnologia e inovação buscando inserção do país na nova ordem mundial do conhecimento.
- Capacitar discentes nas principais técnicas e ferramentas utilizadas na área de plantas daninhas a nível internacional.
- Alavancar a internacionalização do Programa de Pós-
Graduação em Fitossanidade da UFPel, e de outras instituições parceiras.

Justificativa

O Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs) no ano de 2010 estabeleceu seu primeiro plano de internacionalização. Neste plano estão listadas as ações importantes para internacionalização efetiva e que estão condizentes com os objetivos do presente projeto, sendo: participação em projetos internacionais; obtenção de financiamento de projetos no exterior; estímulo a realização de doutorado sanduíche; atração de discentes estrangeiros no programa; atração de pesquisadores estrangeiros no programa; participação de docentes em bancas no exterior; projetos de cooperação (Ex. CAPES/DAAD, CAPES/COFECUB; Edital Sul-Sul); participação de docentes em congressos internacionais; participação de docentes como palestrantes em congressos e eventos no exterior; participação de docentes na organização de eventos internacionais; fixação de Jovens talentos, em especial aqueles com experiência internacional; realização de eventos internacionais no programa.
O Centro de Herbologia (Ceherb) é um grupo de pesquisa ligado ao PPGFS, que vem desenvolvendo diversos projetos e parcerias de cooperação internacional com as melhores instituições de pesquisa e ensino do mundo na área da herbologia. Destacam-se os projetos de pesquisa na modalidade pesquisador visitante especial (PVE) que iniciaram em 2014 e finalizaram em 2018, com dois projetos aprovados pelo grupo, em cooperação com o Dr. Lewis H. Ziska (pesquisador da USDA-EUA) e a Dra. Nilda Roma Burgos (professora da University of Arkansas-EUA). Esses dois projetos proporcionaram a realização de diversos eventos no Brasil com os docentes, abrangendo grande número de alunos de diversas Universidades parceiras (UFSM, UFRGS, UFRJ, UEM, ESALQ/USP, UNESP, além da Embrapa).
Na busca da contínua consolidação do PPGFS no ambiente internacional, este projeto visa estimular a vinda de pesquisadores de renome, maximizando esta visita com a participação de outras instituições do Rio Grande do Sul, Brasil e América Latina, estimulando assim, a cooperação entre os participantes. Serão envolvidos diretamente durante a duração deste projeto, além do PPGFS, outros PPG’s da UFPel como o PPG em Fisiologia Vegetal (o qual o proponente é professor permanente) e o PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes (o qual o professor Dirceu Agostinetto é vinculado como membro permanente). Além destes, outras instituições do RS, como UFRGS (coparticipante do projeto), Unipampa, UFSM, UFFS, Unicruz, UPF, IFSul, IFF, IFRS, empresas e outros órgãos de pesquisa e extensão.
O projeto visa a consolidação do International Weed Science Seminar que é um evento bianual do PPGFS e durante a vigência do projeto haverá a oportunidade de realização da 4ª e 5ª edição, em 2019 e 2021, respectivamente. Este seminário de relevância nacional, será agregado com a vinda do professor Franck Dayan e terá como tema “Innovation and Human resources Training in Weed Science”, contando com a presença de herbologistas de renome nacional e internacional. Este evento permitirá desenvolver debates para aprimorar o desenvolvimento de recursos humanos, com foco na inovação e pesquisa na área da herbologia.
Em sequência ao seminário, será realizado o “Pimer Taller Latinoamericano de Malezas”, contando com a presença de pesquisadores do Uruguai, Colômbia, Equador, Argentina, entre outros países da América Latina. Este evento proporcionará o oportunidade de parcerias e a construção de um projeto de maior abrangência entre as entidades, permitindo não apenas o desenvolvimento de pesquisas, mas de intercâmbio de professores e alunos.
O conjunto das atividades propostas neste projeto contribuirão enormemente para a formação, capacitação de alunos e participantes dos eventos, além de contribuir com a internacionalização do PPGFS.

Metodologia

As atividades que compõem este projeto serão desenvolvidas no período compreendido entre abril de 2019 à abril de 2023, compreendendo 48 meses. Estas atividades serão realizadas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel na Universidade Federal de Pelotas – FAEM/UFPel, em Capão do Leão/RS. As atividades serão a realização e consolidação dos IV e V Seminário Internacional em Herbologia e a I e II Taller Latinoamericano de Malezas.
O IV Seminário Internacional em herbologia está previsto a ocorrer 7 e 8 de outubro de 2019. O evento deverá contar com três pesquisadores em herbologia de renome internacional e de outros pesquisadores de destaque nacional, completando a grade de apresentações. Está proposto a ocorrer no dia 9 o I Taller Latinoamericano de Malezas. Para este evento serão convidados pesquisadores das principais instituições de pesquisa e ensino da América Latina na área de herbologia.
Os eventos V Seminário Internacional em herbologia e II Taller Latinoamericado de Malezas estão previstos a ocorrer em 2021, consolidando-se como eventos bianuais. Os temas desses eventos serão discutidos e decididos pelos participantes do projeto posteriormente. Outros eventos menores, como cursos de capacitação e workshops deverão ocorrer nos demais períodos da vigência do projeto, com datas e temas a serem decididos posteriormente.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o presente projeto, pretende-se aumentar as relações entre pesquisadores dos países participantes, firmando parcerias e colaborações para o desenvolvimento de novos trabalhos em conjunto. Ao final do projeto espera-se estabelecer uma parceria longa e duradoura entre membros da américa latina, a partir do “Taller Latinoamericano de Malezas” a ser realizado.
A realização do projeto também servirá de ferramenta para integrar os programas nacionais de outras instituições como é o caso do PPGAGRO- UFSM, PPGFT-UFRGS, PPGCTA – UFFS e EMBRAPA ao PPGFS-UFPel. Além disso, o mesmo, trará grandes oportunidades de ampliação dos horizontes do conhecimento na questão específica proposta pelo tema abordado, além de contribuir para a produção científica de alto impacto no Estado, aprendizado cultural e linguístico.

Importância da extensão
A universidade se configura como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, baseada em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária se configura como um processo educativo e científico, com ação da Universidade junto a comunidade, possibilitando o compartilhamento com o público externo, de conhecimento adquirido por meio do ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição. Isto configura uma das funções sociais que a Universidade pública desempenha perante a sociedade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão. Dessa forma, o PPGFS busca difundir seus projetos através de parcerias com outras instituições nacionais e internacionais. Consideramos de suma importância proporcionar eventos diversificados dentro da área de Herbologia e também viabilizar o desenvolvimento de atividades em outras instituições, através de novas parcerias dentro do cenário internacional. Os eventos propostos neste projeto contemplam esses objetivos, visando difundir o conhecimento e também capacitar o público e diferentes atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ALMEIDA DO AMARANTE
ANDRE RICARDO FAJARDO
ANDRISA BALBINOT
Aldo Merotto Jr.
Alexandre Nepomuceno
Anderson Luis Nunes
BRUNA CHRISTOFARI CEOLIN
BRUNA CHRISTOFARI CEOLIN
BRUNO OREQUES FONSECA1
Baldomero Domingo Puentes Mercado
Bryan Gerald Young
CATARINE MARKUS
CECILIA SILVEIRA DACHERY
Caio Carbonari
Carlos Eduardo Schaedler
DIANA MILENA ZABALA PARDO
DIRCEU AGOSTINETTO1
Dana Reid MacGregor
EDINALVO RABAIOLI CAMARGO2
Edivaldo Velini
FABIANE PINTO LAMEGO
Franck Dayan
IZADORA ROVEL DA SILVEIRA
JUAN CAMILO VELASQUEZ RODRIGUEZ
José Alberto Noldin
Keith Ros Solomon
LAÍS TESSARI PERBONI
LUCAS MARQUES VIEIRA
LUIS ANTONIO DE AVILA2
MARCUS VINÍCIUS FIPKE
Magali Kemmerich
Mario Bianchi
Milton Alejandro Garcia Latasa
RENAN RICARDO ZANDONÁ
RENAN RICARDO ZANDONÁ
ROQUE MAURICIO PALACIOS ZUÑIGA
Renato Zanella
Tamara Heck
Yan Zelaya
ÂNDERSON DA ROSA FEIJÓ

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
VariasR$ 3.570.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
BolsasR$ 614.400,00
Hospedagem e alimentaçãoR$ 80.000,00
Manutenção de máquinas e equipamentosR$ 65.000,00
Reprodução de documentosR$ 60.000,00
Despesa administrativa da fundação de apoioR$ 279.832,52
Outros serviçosR$ 265.000,00
Passagens e despesas com locomoçãoR$ 100.000,00
Despesas com diáriasR$ 150.000,00
Material de laboratórioR$ 715.767,48
Material de manutenção de máquinas e equipamentosR$ 50.000,00
Combustíveis e lubrificantesR$ 150.000,00
Produtos HospitalaresR$ 100.000,00
Equipamentos e material permanente (móveis, máquinas, livros, aparelhos etc.)R$ 940.000,00

Página gerada em 08/12/2019 03:40:09 (consulta levou 0.182563s)