Nome do Projeto
Projeto de formação de recursos humanos e extensão em herbologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/05/2019 - 09/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
A busca crescente de capacitação de recursos humanos visa abranger as lacunas que ainda existem dentro da herbologia e avançar na prática da extensão, aproximando a Universidade da comunidade, através da difusão do conhecimento. O Programa de Pós-graduação em Fitossanidade da UFPel vem desenvolvendo projetos, individuais e em conjunto com demais instituições nacionais e internacionais, visando a produção de ciência, tecnologia e inovação, com inserção mundial. A capacitação de docentes e discentes agrega qualidade a pesquisa, fazendo com que os resultados obtidos sejam de qualidades e ocupando espaço importante no cenário mundial da ciência das plantas daninhas. O PPGFS desde 2014 vem buscando capacitação de docentes e discentes, através da aprovação de projetos de cooperação (Ex. CAPES/DAAD, CAPES/COFECUB; Edital Sul-Sul), os quais possibilitaram a integração entre instituições nacionais e internacionais, palestras e cursos ministrados por professores estrangeiros, bem como a saída de discentes para atividades de pesquisa em outras instituições. O presente projeto, busca capacitação de docentes e discentes, bem como profissionais de áreas afins, através de eventos internacionais com a participação de pesquisadores de renome nacional e internacional nas atividades desenvolvidas pelo PPGFS. A troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e de outros países, incluindo Estados Unidos e outros países da América Latina, irá alavancar o processo de internacionalização do PPGFS. Além desses fatos, o projeto visa a consolidação do International Weed Science Seminar, evento bianual do PPGFS que na vigência deste projeto, será ofertado em duas edições, conjuntamente com o 1º Taller Latinoamericano de Malezas, ambos contando com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais.

Objetivo Geral

- Capacitação e troca de experiência entre docentes e discentes dos países participantes.
- Produzir ciência, tecnologia e inovação buscando inserção do país na nova ordem mundial do conhecimento.
- Capacitar discentes nas principais técnicas e ferramentas utilizadas na área de plantas daninhas a nível internacional.
- Alavancar a internacionalização do Programa de Pós-
Graduação em Fitossanidade da UFPel, e de outras instituições parceiras.

Justificativa

O Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade (PPGFs) no ano de 2010 estabeleceu seu primeiro plano de internacionalização. Neste plano estão listadas as ações importantes para internacionalização efetiva e que estão condizentes com os objetivos do presente projeto, sendo: participação em projetos internacionais; obtenção de financiamento de projetos no exterior; estímulo a realização de doutorado sanduíche; atração de discentes estrangeiros no programa; atração de pesquisadores estrangeiros no programa; participação de docentes em bancas no exterior; projetos de cooperação (Ex. CAPES/DAAD, CAPES/COFECUB; Edital Sul-Sul); participação de docentes em congressos internacionais; participação de docentes como palestrantes em congressos e eventos no exterior; participação de docentes na organização de eventos internacionais; fixação de Jovens talentos, em especial aqueles com experiência internacional; realização de eventos internacionais no programa.
O Centro de Herbologia (Ceherb) é um grupo de pesquisa ligado ao PPGFS, que vem desenvolvendo diversos projetos e parcerias de cooperação internacional com as melhores instituições de pesquisa e ensino do mundo na área da herbologia. Destacam-se os projetos de pesquisa na modalidade pesquisador visitante especial (PVE) que iniciaram em 2014 e finalizaram em 2018, com dois projetos aprovados pelo grupo, em cooperação com o Dr. Lewis H. Ziska (pesquisador da USDA-EUA) e a Dra. Nilda Roma Burgos (professora da University of Arkansas-EUA). Esses dois projetos proporcionaram a realização de diversos eventos no Brasil com os docentes, abrangendo grande número de alunos de diversas Universidades parceiras (UFSM, UFRGS, UFRJ, UEM, ESALQ/USP, UNESP, além da Embrapa).
Na busca da contínua consolidação do PPGFS no ambiente internacional, este projeto visa estimular a vinda de pesquisadores de renome, maximizando esta visita com a participação de outras instituições do Rio Grande do Sul, Brasil e América Latina, estimulando assim, a cooperação entre os participantes. Serão envolvidos diretamente durante a duração deste projeto, além do PPGFS, outros PPG’s da UFPel como o PPG em Fisiologia Vegetal (o qual o proponente é professor permanente) e o PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes (o qual o professor Dirceu Agostinetto é vinculado como membro permanente). Além destes, outras instituições do RS, como UFRGS (coparticipante do projeto), Unipampa, UFSM, UFFS, Unicruz, UPF, IFSul, IFF, IFRS, empresas e outros órgãos de pesquisa e extensão.
O projeto visa a consolidação do International Weed Science Seminar que é um evento bianual do PPGFS e durante a vigência do projeto haverá a oportunidade de realização da 4ª e 5ª edição, em 2019 e 2021, respectivamente. Este seminário de relevância nacional, será agregado com a vinda do professor Franck Dayan e terá como tema “Innovation and Human resources Training in Weed Science”, contando com a presença de herbologistas de renome nacional e internacional. Este evento permitirá desenvolver debates para aprimorar o desenvolvimento de recursos humanos, com foco na inovação e pesquisa na área da herbologia.
Em sequência ao seminário, será realizado o “Pimer Taller Latinoamericano de Malezas”, contando com a presença de pesquisadores do Uruguai, Colômbia, Equador, Argentina, entre outros países da América Latina. Este evento proporcionará o oportunidade de parcerias e a construção de um projeto de maior abrangência entre as entidades, permitindo não apenas o desenvolvimento de pesquisas, mas de intercâmbio de professores e alunos.
O conjunto das atividades propostas neste projeto contribuirão enormemente para a formação, capacitação de alunos e participantes dos eventos, além de contribuir com a internacionalização do PPGFS.

Metodologia

As atividades que compõem este projeto serão desenvolvidas no período compreendido entre abril de 2019 à abril de 2023, compreendendo 48 meses. Estas atividades serão realizadas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel na Universidade Federal de Pelotas – FAEM/UFPel, em Capão do Leão/RS. As atividades serão a realização e consolidação dos IV e V Seminário Internacional em Herbologia e a I e II Taller Latinoamericano de Malezas.
O IV Seminário Internacional em herbologia está previsto a ocorrer 7 e 8 de outubro de 2019. O evento deverá contar com três pesquisadores em herbologia de renome internacional e de outros pesquisadores de destaque nacional, completando a grade de apresentações. Está proposto a ocorrer no dia 9 o I Taller Latinoamericano de Malezas. Para este evento serão convidados pesquisadores das principais instituições de pesquisa e ensino da América Latina na área de herbologia.
Os eventos V Seminário Internacional em herbologia e II Taller Latinoamericado de Malezas estão previstos a ocorrer em 2021, consolidando-se como eventos bianuais. Os temas desses eventos serão discutidos e decididos pelos participantes do projeto posteriormente. Outros eventos menores, como cursos de capacitação e workshops deverão ocorrer nos demais períodos da vigência do projeto, com datas e temas a serem decididos posteriormente.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o presente projeto, pretende-se aumentar as relações entre pesquisadores dos países participantes, firmando parcerias e colaborações para o desenvolvimento de novos trabalhos em conjunto. Ao final do projeto espera-se estabelecer uma parceria longa e duradoura entre membros da américa latina, a partir do “Taller Latinoamericano de Malezas” a ser realizado.
A realização do projeto também servirá de ferramenta para integrar os programas nacionais de outras instituições como é o caso do PPGAGRO- UFSM, PPGFT-UFRGS, PPGCTA – UFFS e EMBRAPA ao PPGFS-UFPel. Além disso, o mesmo, trará grandes oportunidades de ampliação dos horizontes do conhecimento na questão específica proposta pelo tema abordado, além de contribuir para a produção científica de alto impacto no Estado, aprendizado cultural e linguístico.

Importância da extensão
A universidade se configura como espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos, baseada em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária se configura como um processo educativo e científico, com ação da Universidade junto a comunidade, possibilitando o compartilhamento com o público externo, de conhecimento adquirido por meio do ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição. Isto configura uma das funções sociais que a Universidade pública desempenha perante a sociedade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão. Dessa forma, o PPGFS busca difundir seus projetos através de parcerias com outras instituições nacionais e internacionais. Consideramos de suma importância proporcionar eventos diversificados dentro da área de Herbologia e também viabilizar o desenvolvimento de atividades em outras instituições, através de novas parcerias dentro do cenário internacional. Os eventos propostos neste projeto contemplam esses objetivos, visando difundir o conhecimento e também capacitar o público e diferentes atividades.

Página gerada em 29/04/2025 07:47:27 (consulta levou 0.373223s)