Nome do Projeto
Resolução de problemas matemáticos contextualizados com o uso de estratégias autorregulatórias
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 01/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este projeto se inscreve com a intenção de construir um espaço de reflexão, empreendida por estudantes de Ensino Fundamental, a fim de compreender a importância do estudo da Matemática, especificamente mediante a resolução de problemas contextualizados. Com este projeto, vislumbramos a possibilidade de superação das dificuldades encontradas pelos estudantes na referida disciplina, percebendo a aplicabilidade da Matemática e com isso aumentando a motivação para a conclusão do Ensino Fundamental. Para isso, serão realizados oficinas com os estudantes e em cada uma delas contemplará um tema referente à aprendizagem da Matemática, mediante a resolução de problemas contextualizados.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Construir um espaço de reflexão e aprendizagem de estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizados.

Objetivos específicos:
- Refletir sobre as dificuldades encontradas no estudo da Matemática;
- Traçar metas e objetivos para superação das dificuldades percebidas;
- Perceber a aplicabilidade da Matemática em diferentes contextos;
- Promover o uso de estratégias autorregulatórias na resolução de problemas matemáticos contextualizados.

Justificativa

O presente projeto parte da necessidade de compreensão dos estudantes das aplicabilidades da Matemática no cotidiano. Devido aos elevados índices de reprovação nessa disciplina, pretendemos gerar oportunidades de reflexão e superação das dificuldades dos estudantes, buscando estratégias eficazes para a promoção da autorregulação na resolução de problemas matemáticos contextualizados.

Metodologia

As oficinas com os estudantes acontecerão semanalmente e em cada uma delas estudaremos um tema referente à aprendizagem da Matemática, mediante a resolução de problemas contextualizados. Dividimos as oficinas em 10 etapas distintas, todas elas serão realizadas online, conforme descrição a seguir:

Primeira etapa: inicialmente faremos uma explanação da proposta a ser desenvolvida, primando pelo comprometimento por parte dos envolvidos. Essa explanação será gravada anteriormente e compartilhada com os estudantes, no grupo de WhatsApp, no momento agendado para o primeiro encontro.
Nesse vídeo faremos uma reflexão sobre a aplicabilidade da Matemática em diferentes contextos e sobre a importância da resolução de problemas matemáticos contextualizados (DANTE, 2009). Estudaremos as etapas da resolução de problemas (POLYA, 1995) e as estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas (ZIMMERMAN, 2013).
Posteriormente será compartilhado com os estudantes um problema simples, para que reflitam sobre a aplicação de álgebra no contexto real.
Segunda etapa: Será compartilhado com os estudantes, no grupo de WhatsApp, um pequeno vídeo sobre aprendizagem matemática. Posteriormente, serão construídos cartões reflexivos que auxiliam nas etapas da resolução de problemas.
Terceira etapa: Os estudantes estarão divididos em pequenos grupos de afinidades. Será compartilhado o problema 1, para que resolvam em grupo, trocando ideias e compartilhando informações.
Quarta etapa: Será compartilhado o problema 2 para que os estudantes o resolvam individualmente.
Quinta etapa: Será compartilhado o problema 3 para que os estudantes o resolvam individualmente.
Sexta etapa: Os estudantes estarão divididos em pequenos grupos de afinidades. Será compartilhado o problema 4, para que resolvam em grupo, trocando ideias e compartilhando informações.
Sétima etapa: Os estudantes estarão divididos em pequenos grupos de afinidades. Será compartilhado o problema 5, para que resolvam em grupo, trocando ideias e compartilhando informações.
Oitava etapa: Será compartilhado o problema 6 para que os estudantes o resolvam individualmente.
Nona etapa: Será compartilhado o problema 7 para que os estudantes o resolvam individualmente.
Décima etapa: Os estudantes estarão divididos em pequenos grupos de afinidades. Será compartilhado o problema 8, para que resolvam em grupo, trocando ideias e compartilhando informações.
É importante ressaltar que a cada problema resolvido os estudantes farão registro escrito de como efetuaram a resolução e quais estratégias utilizaram.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os estudantes, participantes do projeto, constituam um grupo de discussão, reflexão e superação das dificuldades encontradas no estudo e aprendizagem da Matemática, percebendo sua aplicabilidade em diferentes contextos e mobilizando estratégias autorregulatórias para o bom desempenho na escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA PRANKE
AMANDA PRANKE
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON2

Página gerada em 19/04/2024 01:17:54 (consulta levou 0.126196s)