Nome do Projeto
Ciclo de Capacitação em Propriedade Intelectual
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
14/06/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Educação
Linha de Extensão
Inovação tecnológica
Resumo
A Universidade, como centro de produção e difusão do conhecimento na sociedade, necessita desenvolver suas competências no que diz respeito à proteção e gestão deste mesmo conhecimento, como forma de garantir sua adequada apropriação e transmissão para esta mesma sociedade com a qual se relaciona. Nesse sentido, o conhecimento sobre os aspectos teóricos e práticos envolvidos no âmbito da Propriedade Intelectual é de extrema importância para a instituição, de forma a instrumentalizar seus pesquisadores e demais profissionais envolvidos na geração, apropriação, gestão e difusão do conhecimento, para que possam atuar com a devida segurança jurídica e administrativo no tocante aos trato com as questões envolvidas com os direitos de propriedade intelectual, de forma a evitar que o conhecimento produzido nesta instituição, que é pública, possa se perder ou ser apropriado indevidamente por terceiros, em detrimento do interesse público. Visando, portanto, difundir na comunidade acadêmica e entre seus parceiros, conhecimentos, conceitos, normas, instrumentos e boas práticas da área de Propriedade Intelectual é que a Coordenação de Inovação Tecnológica desenvolveu o presente Projeto, que se constitui de um Ciclo de Capacitações a serem oferecidos a esta comunidade (interna e externa) em temas diversos de alta relevância no desenvolvimento das competências de PI por esta mesma comunidade.

Objetivo Geral

Promover a capacitação de pesquisadores, professores, estudantes e técnicos da UFPel e ICTs parceiras, empresas incubadas, participantes de APLs, do Pelotas Parque Tecnológicos ou outras iniciativas e parcerias onde a UFPel seja colaboradora, em temas relativos à Propriedade Intelectual, de forma a ampliar as competências institucionais próprias e de parceiros na gestão do conhecimento.

Justificativa

Necessidade de qualificar os pesquisadores e demais operadores da área de produção de conhecimento passível de apropriação mediante direito de Propriedade Intelectual para que os mesmos possam atuar com maior domínio na produção, gestão e transferência de pedidos de depósito ou registro de criações cuja titularidade seja da UFPel ou de seus parceiros de pesquisa e desenvolvimento de inovações.

Metodologia

Serão ministrados cursos presenciais, com uso dos recursos de exposição oral e ferramentas multimídias sobre temas relevantes e específicos de Propriedade Intelectual. Os cursos serão ministrados por profissionais dos quadros da universidade com formação, experiência e competência em cada tema específico. A participação será aberta à comunidade interna e externa mediante inscrição nas respectivas turmas ofertadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Capacitações Oferecidas e Pessoas Capacitadas.

Resultados Esperados: oferta de 4 capacitações e 120 pessoas capacitadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELI SARAIVA CARDOSO
FELIPE DA SILVA COSTA
GLENIO DO COUTO PINTO JUNIOR3
SILVIA TRISCH DOS SANTOS ACUNHA1

Página gerada em 26/04/2024 14:07:06 (consulta levou 0.140244s)