Nome do Projeto
Sistema gerencial de prestação de serviços em análises clínicas e análises de alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/06/2019 - 21/05/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde Animal
Resumo
A proposta desse projeto unificado é o NUPEEC-IGNIS, que será um sistema de organização gerencial que permitirá a disponibilidade dos dados bioquímicos clínicos em uma plataforma on line, cuja entrada de dados será realizada pelo usuário, de forma que a análise, geração de relatórios e proposta de soluções, seja realizada por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão – Código do COCEPE: 52.75.10.34). O acesso do sistema NUPEEC-IGNIS (banco de dados), de parte do usuário se dará a partir de um site que será criado. O sistema NUPEEC-IGNIS também servirá como método de treinamento para profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação através de seminários, treinamentos presenciais e de ensino nas áreas de sanidade, metabolismo, nutrição e reprodução, favorecendo a melhoria dos indicadores produtivos e de sanidade com foco nos dados dos metabólitos analisados. Destaca-se que tal treinamento será fundamental para melhor utilização do sistema de banco de dados do NUPEEC- IGNIS.

Objetivo Geral

Auxiliar Médicos Veterinários e até mesmo produtores, sobre a saúde e nutrição de seus animais, o laudo com os resultados das análises que serão constituídos de plataforma online para a geração de informação que favoreça a gestão do sistema NUPEEC-IGNIS e com isso gerar dados para que possam ser discutidos e apresentados, em forma de seminários, como relatos de caso no grupo de pesquisa NUPEEC, e com isso fortalecer o aprendizado do alunos de graduação e Pós-graduação. Com a parceria da startup IGNIS Animal Science, há a possibilidade gerar parcerias com outros grupos de pesquisa da própria instituição e de outras instituições cidade de Pelotas, como, a Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Anhanguera, IF-Sul, e também poder auxiliar no diagnóstico do Hospital de clínicas Veterinárias será de grande valia para a Universidade pois com essa parceria a manutenção de equipamentos e infraestrutura da UFPel, poderão ser beneficiadas. Os recursos captados através do projeto NUPEEC- IGNIS, serão destinados a conserto de equipamentos e compra de reagentes, podendo ser utilizados também para a compra de novos equipamentos

Justificativa

Devido à escassez de laboratórios de análises clínicas destinados a saúde animal e de laboratórios que analisem a composição dos alimentos na cidade de Pelotas e região, o projeto unifcado NUPEEC-Análises, traz a proposta de otimizar essas análises. A parceria com Startup Ignis Animal Science é de suma importância, pois a empresa esta incubada na Conectar- Incubadora de Base Tecnológica de UFPel, a startup terá o papel de captar clientes e parcerias para o desenvolvimento das análises, além do compartilhamento de reagentes e equipamentos irá auxiliar a formação dos alunos, proporcionando cursos voltados à área bioquímica e veterinária.
Com isso propomos disponibilizar para a região de Pelotas, métodos de diagnóstico de análises clínicas e de alimentos, mais econômicas e com isso auxiliar, na resolução de análises metabólicas, hormonais e nutricionais. As análises clínicas ajudam a compreender algum dado ou característica que possa ajudar no diagnóstico de alguma anomalia ou problema de saúde. Com o auxílio da análise do alimento, pode-se remanejar uma dieta e com isso proporcionar maior tranquilidade e economia para o produtor.
O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (NUPEEC: www.ufpel.edu.br/nupeec) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão em pecuária, permitindo à equipe de trabalho a aprendizagem, que posteriormente é repassada, sob forma de conhecimento e prestação de serviços, à sociedade e aos sistemas produtivos envolvidos.
O NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária) está localizado na Universidade Federal de Pelotas – Campus Capão do Leão, CEP 96010-900, Pelotas- RS – Brasil, no Departamento de Clínicas Veterinária (53 32757136 ou pelo e-mail nupeec@ufpel.edu.br ou nupeec@gmail.com).
O NUPEEC – Núcleo e Pesquisa Ensino e Extensão em Pecuária foi criado com o objetivo de desenvolver atividades através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas que permitam gerar conhecimento e divulgação em revistas científicas. Assim, gerar conhecimento para transferir aos sistemas pecuários envolvidos, através de soluções tecnológicas incrementais e/ou inovadoras, obtidas a partir de estudos em suas linhas de pesquisa. O NUPEEC visa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de seus colaboradores.
O NUPEEC é dotado de infra-estrutura própria, que se encontra em franca expansão, devido a sua participação e contemplação no edital CT-INFRA da FINEP. Além disso, possui uma equipe multidisciplinar com doutores, mestres, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de graduação de formações diversas dentro das áreas afins às linhas de pesquisa do grupo.

Metodologia

A realização desse projeto envolve as seguintes etapas:
Na forma de pronto atendimento clínico e serviços de clínicas veterinária são oferecidos rotineiramente:
-Atendimento no Laboratório de Análises Clínicas
-Atendimento de análises de alimentos
- Através da infra estrutura e rotina permitir o treinamento de alunos de todas as áreas do conhecimento que possam se inserir no NUPEEC.
- Com a parceria da empresa Ignis Animal Science, vamos captar mais clientes e divulgar mais os serviços ofertados pela UFPel
- Gerenciamento e atualização do banco de dados

Indicadores, Metas e Resultados

Esperamos que esse projeto de extensão gere parcerias com outras instituições de ensino, também com hospitais e clínicas. Possibilitados a formação de convênios com núcleos, cooperativas, associações de produtores e clínicas médicas veterinárias. Proporcionado um auxílio ao diagnóstico, bem como o fornecimento de uma análise nutricional adequada. A partir do seu corpo técnico formado por professores e veterinários com alta qualificação e constante atualização.
No decorrer do projeto, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seus conhecimentos na área de atuação. Aliado ao acompanhamento de atividades práticas, fornecidas pela rotina de análises laboratorias.
Com a atuação de um grande grupo, composto por profissionais em constante atualização, estudantes da graduação, pós graduação e médicos veterinários residentes espera-se expandir os atendimentos mantendo qualidade, profissionalismo e ética.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA STEIN MAFFI
CAMILA PIZONI
CASSIO CASSAL BRAUNER1
CLÁUDIA FACCIO DEMARCO
EDGARD GONÇALVES MALAGUEZ
EDUARDO SCHMITT1
FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DEL PINO1
GABRIELA BUENO LUZ
JOSIANE DE OLIVEIRA FEIJÓ
JÉSSICA HALFEN
LUCAS BALINHAS FARIAS
LUDGERO REHERMANN LOUREIRO DA SILVA
MARCIO NUNES CORREA1
MURYLLO BOTELHO MEDEIROS
THAIS CASARIN BARBOSA
URIEL SECCO LONDERO
VIVIANE ROHRIG RABASSA1

Página gerada em 24/04/2024 09:11:46 (consulta levou 0.172227s)