Nome do Projeto
Jornadas Multilinguagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/09/2019 - 03/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Jornadas de formação para professores e estudantes da Educação Básica de Pelotas e região através de oficinas e encontros com temas levantados pelas comunidades escolares e temas e ações organizadas pelos docentes e acadêmicos envolvidos no projeto e parceiros, envolvendo ações multilinguagens.

Objetivo Geral

Proporcionar aos professores da Educação Básica de Pelotas e Regão oportunidade de participarem de encontros, fóruns e oficinas que envolvam temas e ações que deem conta de questões levantadas por eles.
Desenvolver ações de apoio multilinguagens com crianças e adolescentes de diferentes comunidades e escolas de Pelotas

Justificativa

Com grande frequência somos procurados por docentes da educação básica com a solicitação de oferta de cursos que auxiliem com o trabalho com os conteúdos e ajudem a produzir materiais. Também somos procurados com solicitação de ofertas de cursos para estudantes do ensino médio e fundamental.
Como os docentes tem uma crescente demanda por apresentar propostas multidisciplinares de atividades com seus educandos, nossas Jornadas surgiram para atender essa demanda, uma vez que o projeto Oficinas multilinguagens está temporariamente inativo em função de sua coordenadora estar afastada para doutoramento.
iniciaremos nossas ações com duas oficinas que o publico alvo já está aguardando o início: uma que envolve Dança e Aprendizagens criativas e outra que envolve Literatura Infantil, Teatro, Dobraduras e Alfabetização.
Através das ações dessas Jornadas esperamos auxiliar os docentes envolvidos a superar as dificuldades que encontram com o ensino em suas escolas.

Metodologia

Preparação das oficinas segundo pesquisa de demanda com professores.
Estudo em bibliografia atualizada e concernente aos temas propostos.
Confecção de material didático alternativo para o desenvolvimento de metodologias.
Encontros presenciais na sede do LAM, em escolas, associações de bairro e através de atividades a distância no ambiente virtual MOODLE e em outros AVAs.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a participação de professores, acadêmicos do ensino superior e estudantes da Educação Básica que desejem estudar tanto formas de ensinar quanto concepções de ensino e aprendizagem das áreas envolvidas nas oficinas multilinguagens, e com isso impactar suas práticas.

Página gerada em 13/07/2025 21:17:39 (consulta levou 0.588424s)