Nome do Projeto
PELEJA - PROJETO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/08/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O presente Projeto visa realizar ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área UFPel. Trata-se de promover atividades e cursos de formação que possam qualificar estes/as trabalhadores/as e garantir acesso a conhecimentos produzidos na universidade. Um dos eixos do Projeto é a organização de aulas preparatórias específicas para a realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um exame gratuito ofertado a jovens e adultos/as que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Além da preparação para o ENCCEJA, direcionada aos/às terceirizados/as de Serviços de Limpeza, as ações também incluem o desenvolvimento de atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho, que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2019 e durante o ano de 2020. Desta forma, busca-se oportunizar momentos de formação para os/as terceirizados/as no seu espaço de trabalho, de forma a qualificar este ambiente e garantir uma melhor integração destes/as trabalhadores/as na universidade.
Objetivo Geral
O presente Projeto visa desenvolver ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área de Serviços de Limpeza da UFPel, buscando auxiliar os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos a participar do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e promovendo atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho.
Justificativa
O trabalho terceirizado, de forma geral, se constitui a partir de uma lógica de precarização. Neste universo de terceirização, muitas vezes encontram-se trabalhadores/as que não tiveram acesso à educação formal. No caso da UFPel, é significativo o número de terceirizados/as que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, por exemplo. Muitos outros/as, apesar de já terem concluído a Educação Básica, tem demandas por outras atividades de formação, que possam ampliar suas perspectivas de trabalho – e de vida. Neste sentido, a realização do presente Projeto se justifica, na medida em que visa garantir a estes/as trabalhadores/as o acesso à educação de qualidade, de forma a qualificar seu ambiente de trabalho e fortalecer sua autonomia e formação individual e coletiva.
Metodologia
A metodologia do Projeto foi construída a partir de um diálogo com os/as trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na prestação de Serviços de Limpeza, o NUGEST (Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados) e a SUINFRA/UFPel. A partir deste diálogo, a proposta metodológica do Projeto se divide em dois eixos principais. Um dos eixos é focado na oferta de aulas específicas preparatórias para a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos. Desde junho, são oferecidas aulas todas as quartas-feiras, no turno da tarde, com matérias relativas às diferentes áreas do conhecimento que compõe tal exame. As aulas serão oferecidas até o final de agosto, data da realização do Exame. Outro eixo prevê a realização de atividades de formação mensais que se direcionam a todos/as os/as trabalhadores/as que atuam na prestação de Serviços de Limpeza. Os temas destas formações foram definidos a partir de um diálogo e de sugestões colhidas com os/as próprios terceirizados/as, a partir de um encontro inicial e da aplicação de um questionário. As respostas foram tabuladas, de forma a elencar as demandas e interesses mais recorrentes. Desta forma, elaboramos um Cronograma Inicial, com datas e temáticas que serão abordadas:
* Educação e Trabalho – Setembro
* Saúde e Trabalho – Setembro
* Direitos dos/as Trabalhadores/as – Outubro
* Direito Previdenciário – Novembro
* Noções Básicas de Informática – Dezembro
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no whats up. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, apresentações musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso à conhecimentos produzidos na universidade.
* Educação e Trabalho – Setembro
* Saúde e Trabalho – Setembro
* Direitos dos/as Trabalhadores/as – Outubro
* Direito Previdenciário – Novembro
* Noções Básicas de Informática – Dezembro
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no whats up. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, apresentações musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso à conhecimentos produzidos na universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores, Metas e Resultados Esperados
A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na UFPel. Nossa meta é desenvolver atividades que oportunizem uma formação qualificada a estes/as trabalhadores/as, auxiliando os mesmos a serem aprovados no ENCCEJA e/ou garantindo espaços de formação mais geral. Quanto aos resultados esperados, além de garantir espaços educativos a estes sujeitos na Universidade, é qualificar o ambiente de trabalho e garantir uma melhor integração e valorização destes/as trabalhadores/as na universidade.
A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na UFPel. Nossa meta é desenvolver atividades que oportunizem uma formação qualificada a estes/as trabalhadores/as, auxiliando os mesmos a serem aprovados no ENCCEJA e/ou garantindo espaços de formação mais geral. Quanto aos resultados esperados, além de garantir espaços educativos a estes sujeitos na Universidade, é qualificar o ambiente de trabalho e garantir uma melhor integração e valorização destes/as trabalhadores/as na universidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA DE SOUZA GOMES | 6 | ||
ALESSANDRA GASPAROTTO | 5 | ||
CAROLINE CARDOSO DA SILVA | |||
JULIA FERNANDES RUAS | |||
MARA BEATRIZ NUNES GOMES | 6 | ||
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS | 6 | ||
ROGERIA APARECIDA GARCIA | 10 | ||
ROSANA IVANETE OLIVEIRA DA ROCHA | |||
SARA TEIXEIRA MUNARETTO | 6 |