Nome do Projeto
PELEJA - PROJETO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA UFPEL
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/08/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
O presente Projeto visa realizar ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área UFPel. Trata-se de promover atividades e cursos de formação que possam qualificar estes/as trabalhadores/as e garantir acesso a conhecimentos produzidos na universidade. Um dos eixos do Projeto é a organização de aulas preparatórias específicas para a realização da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), um exame gratuito ofertado a jovens e adultos/as que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Além da preparação para o ENCCEJA, direcionada aos/às terceirizados/as de Serviços de Limpeza, as ações também incluem o desenvolvimento de atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho, que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2019 e durante o ano de 2020. Desta forma, busca-se oportunizar momentos de formação para os/as terceirizados/as no seu espaço de trabalho, de forma a qualificar este ambiente e garantir uma melhor integração destes/as trabalhadores/as na universidade.

Objetivo Geral

O presente Projeto visa desenvolver ações educativas direcionadas às/aos trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na área de Serviços de Limpeza da UFPel, buscando auxiliar os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos a participar do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e promovendo atividades de formação sobre temas vinculados às áreas da educação, saúde, direito e trabalho.

Justificativa

O trabalho terceirizado, de forma geral, se constitui a partir de uma lógica de precarização. Neste universo de terceirização, muitas vezes encontram-se trabalhadores/as que não tiveram acesso à educação formal. No caso da UFPel, é significativo o número de terceirizados/as que ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, por exemplo. Muitos outros/as, apesar de já terem concluído a Educação Básica, tem demandas por outras atividades de formação, que possam ampliar suas perspectivas de trabalho – e de vida. Neste sentido, a realização do presente Projeto se justifica, na medida em que visa garantir a estes/as trabalhadores/as o acesso à educação de qualidade, de forma a qualificar seu ambiente de trabalho e fortalecer sua autonomia e formação individual e coletiva.

Metodologia

A metodologia do Projeto foi construída a partir de um diálogo com os/as trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na prestação de Serviços de Limpeza, o NUGEST (Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados) e a SUINFRA/UFPel. A partir deste diálogo, a proposta metodológica do Projeto se divide em dois eixos principais. Um dos eixos é focado na oferta de aulas específicas preparatórias para a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para os/as trabalhadores/as que ainda não possuem o Ensino Fundamental ou Médio completos. Desde junho, são oferecidas aulas todas as quartas-feiras, no turno da tarde, com matérias relativas às diferentes áreas do conhecimento que compõe tal exame. As aulas serão oferecidas até o final de agosto, data da realização do Exame. Outro eixo prevê a realização de atividades de formação mensais que se direcionam a todos/as os/as trabalhadores/as que atuam na prestação de Serviços de Limpeza. Os temas destas formações foram definidos a partir de um diálogo e de sugestões colhidas com os/as próprios terceirizados/as, a partir de um encontro inicial e da aplicação de um questionário. As respostas foram tabuladas, de forma a elencar as demandas e interesses mais recorrentes. Desta forma, elaboramos um Cronograma Inicial, com datas e temáticas que serão abordadas:

* Educação e Trabalho – Setembro
* Saúde e Trabalho – Setembro
* Direitos dos/as Trabalhadores/as – Outubro
* Direito Previdenciário – Novembro
* Noções Básicas de Informática – Dezembro
Além das aulas, foram criadas ferramentas de comunicação e divulgação de materiais educativos (cartilhas, provas, vídeo-aulas, etc), para complementar a formação, como um grupo na rede social facebook e um grupo no whats up. As ações também incluem atividades culturais, como exibição de vídeos, apresentações musicais ou teatrais, entre outras atividades que permitam oportunizar a estes/as trabalhadores/as acesso à conhecimentos produzidos na universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores, Metas e Resultados Esperados
A partir das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto, esperamos atingir um público significativo de trabalhadores/as terceirizados/as que atuam na UFPel. Nossa meta é desenvolver atividades que oportunizem uma formação qualificada a estes/as trabalhadores/as, auxiliando os mesmos a serem aprovados no ENCCEJA e/ou garantindo espaços de formação mais geral. Quanto aos resultados esperados, além de garantir espaços educativos a estes sujeitos na Universidade, é qualificar o ambiente de trabalho e garantir uma melhor integração e valorização destes/as trabalhadores/as na universidade.


Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA DE SOUZA GOMES6
ALESSANDRA GASPAROTTO5
Caroline Cardoso da Silva
JULIA FERNANDES RUAS
MARA BEATRIZ NUNES GOMES6
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS6
ROGERIA APARECIDA GARCIA10
ROSANA IVANETE OLIVEIRA DA ROCHA
SARA TEIXEIRA MUNARETTO6

Página gerada em 26/04/2024 06:08:47 (consulta levou 0.172873s)