Nome do Projeto
Livro didático temática tecnológica - Carboidratos, Açúcar, Balas duras, Balas mastigáveis e Caramelos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
30/09/2019 - 30/09/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Este projeto contempla o trabalho referente a pesquisa e elaboração de um livro didático referente a área de química de carboidratos, tecnologia de açúcar e usina, tecnologia de balas duras e balas mastigáveis e caramelos. O trabalho aborda desde processos de produção, controle de qualidade da matérias primas, ingredientes, processos, embalagem e controle de qualidade do produto final, incluindo saberes referentes a ciência e tecnologia de alimentos e de características físico químicas dos materiais em estudo e dos produtos. O projeto de livro aborda temas referentes a propriedades e química dos carboidratos e tipos de açúcares, histórico da produção de açúcar, açúcar invertido e líquido, ingredientes na indústria de confeitos, tecnologia de balas (incluindo duras, mastigáveis, caramelos e de goma, legislação pertinente, controle de qualidade, rotulagem nutricional, tendências e inovações.

Objetivo Geral

O Objetivo geral deste livro é compilar dados e conhecimentos na área de química de alimentos e tecnologia de açúcares e balas, desde suas matérias primas e processamento no sentido de tornar o conhecimento mais acessível ao aluno de graduação e auxiliar na disseminação desta temática no âmbito da universidade, correlacionando com a prática na indústria de alimentos.

Justificativa

O livro temático tem como principal justificativa a carência de livros com esta temática na universidade e no âmbito em geral, sendo focada a parte tecnológica da produção deste produtos.

Metodologia

Revisão bibliográfica.

Indicadores, Metas e Resultados

Atingir o público da área de ciência e Tecnologia de alimentos, incluindo alunos de graduação e pós-graduação e profissionais desta área, atendendo a demanda de suprir dúvidas e disseminar o conhecimento nesta área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA FERREIRA MENA
ANDRESSA CAROLINA JACQUES
JOSIANE FREITAS CHIM4
ROSANE DA SILVA RODRIGUES1

Página gerada em 25/04/2024 03:54:35 (consulta levou 0.135898s)