Nome do Projeto
Integralização da Extensão no ensino graduação: interfaces do cuidado na rede de atenção a saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/09/2019 - 23/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O presente projeto tem por objetivo integralizar a extensão no ensino da graduação na Faculdade de Enfermagem. A realização das ações ocorrerão durante o desenvolvimento das praticas relacionadas a cada um dos oito componentes curriculares. Esperamos com isso aproximar ainda mais o ensino de enfermagem das necessidades sociais e de saúde das comunidades, famílias e indivíduos no cuidado ao processo saúde doença. Todos os docentes, servidores técnicos administrativos em educação e estudantes matriculados na Faculdade de Enfermagem irão participar das atividades de extensão relacionadas aos respectivos componentes curriculares. O projeto inicialmente tem previsão de execução de no minimo 4 anos, sendo prorrogado sempre que necessário for, justamente porque a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas está comprometida com a extensão desde sua fundação, dois exemplos desta historia podem ser citados como projetos com 30 anos de trajetória ininterrupta. Atualmente temos aproximadamente 20 projetos de extensão cadastrados e em cadastramento no sistema. A extensão na graduação permite ao estudante a vivencia e a experiencia de desenvolver atividades extensionistas com as comunidades do municipio.

Objetivo Geral

Integralizar a extensão no ensino da graduação na Faculdade de Enfermagem.

Justificativa

O presente projeto de extensão vai ao encontro da legislação vigente na educação superior do Brasil. Para a formação em extensão, consideramos que é possível fortalecer as atividades práticas na comunidade e em outros serviços de saúde, com grupos de pessoas e equipes de saúde durante a semana típica de nosso curso. A formação na extensão está prevista na meta 12.7 da Lei n° 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação para o período 2014/2024 “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social” (BRASIL, 2014). O Regulamento da Graduação da Pró-Reitoria de Ensino do ano de 2018, também prevê a obrigatoriedade da integralização de extensão nos projetos pedagógicos de curso.

Metodologia

A integralização da extensão no ensino do curso de enfermsgem contemplará obrigatoriamente 10% da carga horaria total do curso, que serão contabilizadas por meio do desenvolvimento das atividades práticas dentro dos componentes curriculares de I a VIII. Essa carga horária dentro dos componentes práticos será operacionalizada pelo presente projeto de extensão do Curso. Além disso, também serão consideradas atividades de extensão aquelas realizadas em programas ou projetos de extensão desenvolvidos pelo curso, ou por outros cursos da Universidade Federal de Pelotas, e outras Universidades locais mediante apresentação de certificação.

Indicadores, Metas e Resultados

Desenvolvimento de no minimo 50 % da carga horária prática em atividades na comunidades e nos serviços de saúde (UBS, CAPS, Hospital, Escolas e Ambulatórios).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA4
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA6

Página gerada em 19/04/2024 12:55:51 (consulta levou 0.145927s)