Nome do Projeto
I Encontro do CEPE - Políticas Conservadoras na Educação Básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/10/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
Resumo: O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, o qual congrega grupos de pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e de outras instituições, que já realizam investigações conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater as políticas conservadoras na Educação Básica, no contexto das políticas globais contemporâneas. Pretende questionar as repercussões dessas políticas para o currículo, o trabalho docente e a gestão escolar e da educação.
Palavras-chave: Conservadorismo. Política educacional. Currículo. Trabalho docente.
Objetivo Geral
Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito das atuais políticas conservadoras e as implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.
Objetivos específicos:
Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, Argentina, Uruguai e Chile, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais;
Objetivos específicos:
Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, Argentina, Uruguai e Chile, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais;
Justificativa
O Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE – é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – para reunir Grupos de Pesquisa que já realizam atividades de investigação conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras.
O CEPE emerge da necessidade de melhor articular o trabalho desses grupos de pesquisa, a partir da expansão do trabalho de pesquisadores e da emergência de novas temáticas, algumas vezes com abordagens e focos mais específicos que demandaram projetos próprios, de maior fôlego, com equipes próprias, mas que mantêm interesses comuns, em termos temáticos, referências teóricas e focos investigativos na área de gestão, currículo e trabalho docente.
O Centro vem ocupar um espaço para articular atividades e eventos conjuntos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.
Ademais, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica. Mudanças importantes estão se processando nessas primeiras décadas do século XXI, tanto nas formas de governança, nas reformas curriculares e na reconfiguração do trabalho docente.
Algumas das atividades que o CEPE se propõe a organizar:
Ensino – Seminários na Pós-Graduação; formação de pesquisadores (Mestrado e Doutorado); propor uma cátedra especial em um dos semestres letivos; incentivar a vinda de Professores Visitantes; desenvolver projetos de ensino;
Pesquisa – Seminários de socialização das pesquisas realizadas no âmbito do Centro; cooperação acadêmica com outros grupos nacionais e estrangeiros; articular captação de recursos para pesquisa; incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre Currículo, Trabalho Docente, Formação Docente e Gerencialismo;
Extensão – organização de evento anual para divulgar pesquisas; publicações; atividades em escolas e de formação de docentes da Educação Básica.
Intercâmbios acadêmicos já desenvolvidos ou em andamento com universidades nacionais e estrangeiras:
Nacionais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal Sul Rio-grandense, Instituto Federal Farroupilha, Fundação Universidade do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Estrangeira: Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, Universidade Católica de Valparaíso, Universidade de Wisconsin-Madison, Universidade do Texas-San Antonio, Universidade de Massachussets-Dartmouth, Universidade de Lisboa, Universidade de La Rochelle, Universidade Agostinho Neto.
Redes de Pesquisa: WERA – World Education Research Association, Projeto – Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession, Research Network on Marketization and Privatization in Education IRN, REDESTRADO – Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, REDESTRADO – Brasileira.
O CEPE emerge da necessidade de melhor articular o trabalho desses grupos de pesquisa, a partir da expansão do trabalho de pesquisadores e da emergência de novas temáticas, algumas vezes com abordagens e focos mais específicos que demandaram projetos próprios, de maior fôlego, com equipes próprias, mas que mantêm interesses comuns, em termos temáticos, referências teóricas e focos investigativos na área de gestão, currículo e trabalho docente.
O Centro vem ocupar um espaço para articular atividades e eventos conjuntos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.
Ademais, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica. Mudanças importantes estão se processando nessas primeiras décadas do século XXI, tanto nas formas de governança, nas reformas curriculares e na reconfiguração do trabalho docente.
Algumas das atividades que o CEPE se propõe a organizar:
Ensino – Seminários na Pós-Graduação; formação de pesquisadores (Mestrado e Doutorado); propor uma cátedra especial em um dos semestres letivos; incentivar a vinda de Professores Visitantes; desenvolver projetos de ensino;
Pesquisa – Seminários de socialização das pesquisas realizadas no âmbito do Centro; cooperação acadêmica com outros grupos nacionais e estrangeiros; articular captação de recursos para pesquisa; incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre Currículo, Trabalho Docente, Formação Docente e Gerencialismo;
Extensão – organização de evento anual para divulgar pesquisas; publicações; atividades em escolas e de formação de docentes da Educação Básica.
Intercâmbios acadêmicos já desenvolvidos ou em andamento com universidades nacionais e estrangeiras:
Nacionais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal Sul Rio-grandense, Instituto Federal Farroupilha, Fundação Universidade do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Estrangeira: Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, Universidade Católica de Valparaíso, Universidade de Wisconsin-Madison, Universidade do Texas-San Antonio, Universidade de Massachussets-Dartmouth, Universidade de Lisboa, Universidade de La Rochelle, Universidade Agostinho Neto.
Redes de Pesquisa: WERA – World Education Research Association, Projeto – Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession, Research Network on Marketization and Privatization in Education IRN, REDESTRADO – Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, REDESTRADO – Brasileira.
Metodologia
Conferências, Mesas-Redondas e debates.
A ideia, conforme realização exitosa de evento anterior, é o aprofundamento com participantes de graduação, pós-graduação e, em especial, docentes da rede pública de ensino. Não haverá apresentação de trabalhos para permitir mais tempo de discussão e aprofundamento com importantes teóricos da área de variadas universidades do país e da América Latina.
A ideia, conforme realização exitosa de evento anterior, é o aprofundamento com participantes de graduação, pós-graduação e, em especial, docentes da rede pública de ensino. Não haverá apresentação de trabalhos para permitir mais tempo de discussão e aprofundamento com importantes teóricos da área de variadas universidades do país e da América Latina.
Indicadores, Metas e Resultados
Principais contribuições do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação:
Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, trabalho docente e gestão;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisa no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e da América Latina.
Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, trabalho docente e gestão;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisa no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e da América Latina.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO | 32 | ||
ANDRÉ QUANDT KLUG | |||
CRISTIANE BARTZ DE AVILA | |||
EUGENIA ANTUNES DIAS | 32 | ||
IANA GOMES DE LIMA | |||
MARIA ELOISA DA SILVA | 31 | ||
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA | |||
SIMONE GONÇALVES DA SILVA |