Nome do Projeto
I Encontro do CEPE - Políticas Conservadoras na Educação Básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
29/10/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Gestão pública
Resumo
Resumo: O evento visa dar continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE, o qual congrega grupos de pesquisas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e de outras instituições, que já realizam investigações conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com instituições nacionais e estrangeiras. O evento vai discutir e debater as políticas conservadoras na Educação Básica, no contexto das políticas globais contemporâneas. Pretende questionar as repercussões dessas políticas para o currículo, o trabalho docente e a gestão escolar e da educação. Palavras-chave: Conservadorismo. Política educacional. Currículo. Trabalho docente.

Objetivo Geral

Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito das atuais políticas conservadoras e as implicações para a Educação Básica, em especial para o currículo, a gestão e o trabalho docente.

Objetivos específicos:

Divulgar pesquisas sobre políticas conservadoras na educação brasileira e latino-americana, com especial atenção ao currículo, à gestão e ao trabalho docente;
Trocar experiências com outros países, em especial, Argentina, Uruguai e Chile, por meio da participação de pesquisadores desses países;
Consolidar o CEPE – Centro de Estudos em Políticas Educativas na sua atuação e articulação com a rede pública de ensino da região;
Articular redes de intercâmbio com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais;

Justificativa

O Centro de Estudos em Políticas Educativas – CEPE – é uma iniciativa de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel – para reunir Grupos de Pesquisa que já realizam atividades de investigação conjuntas e em parceria, no campo do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente, tanto no âmbito da UFPel, como em parceria com outras instituições nacionais e estrangeiras.
O CEPE emerge da necessidade de melhor articular o trabalho desses grupos de pesquisa, a partir da expansão do trabalho de pesquisadores e da emergência de novas temáticas, algumas vezes com abordagens e focos mais específicos que demandaram projetos próprios, de maior fôlego, com equipes próprias, mas que mantêm interesses comuns, em termos temáticos, referências teóricas e focos investigativos na área de gestão, currículo e trabalho docente.
O Centro vem ocupar um espaço para articular atividades e eventos conjuntos de interesse comum, articular esforços para pesquisas conjuntas, ampliar programas de pesquisa, promover debates contemporâneos nas áreas sociais e humanas, estabelecer intercâmbios com pesquisadores e universidades brasileiras e estrangeiras.
Ademais, o contexto brasileiro de reformas educativas conservadoras, das últimas décadas, exige atos comuns que se reforcem e promovam respostas sobre temas relevantes para as escolas e para os docentes da educação básica. Mudanças importantes estão se processando nessas primeiras décadas do século XXI, tanto nas formas de governança, nas reformas curriculares e na reconfiguração do trabalho docente.
Algumas das atividades que o CEPE se propõe a organizar:
Ensino – Seminários na Pós-Graduação; formação de pesquisadores (Mestrado e Doutorado); propor uma cátedra especial em um dos semestres letivos; incentivar a vinda de Professores Visitantes; desenvolver projetos de ensino;
Pesquisa – Seminários de socialização das pesquisas realizadas no âmbito do Centro; cooperação acadêmica com outros grupos nacionais e estrangeiros; articular captação de recursos para pesquisa; incentivar o desenvolvimento de pesquisas sobre Currículo, Trabalho Docente, Formação Docente e Gerencialismo;
Extensão – organização de evento anual para divulgar pesquisas; publicações; atividades em escolas e de formação de docentes da Educação Básica.
Intercâmbios acadêmicos já desenvolvidos ou em andamento com universidades nacionais e estrangeiras:
Nacionais: Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal Sul Rio-grandense, Instituto Federal Farroupilha, Fundação Universidade do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Estrangeira: Universidade de Buenos Aires, Universidade do Chile, Universidade Católica de Valparaíso, Universidade de Wisconsin-Madison, Universidade do Texas-San Antonio, Universidade de Massachussets-Dartmouth, Universidade de Lisboa, Universidade de La Rochelle, Universidade Agostinho Neto.
Redes de Pesquisa: WERA – World Education Research Association, Projeto – Education Policies and the Restructuring of the Educational Profession, Research Network on Marketization and Privatization in Education IRN, REDESTRADO – Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, REDESTRADO – Brasileira.

Metodologia

Conferências, Mesas-Redondas e debates.
A ideia, conforme realização exitosa de evento anterior, é o aprofundamento com participantes de graduação, pós-graduação e, em especial, docentes da rede pública de ensino. Não haverá apresentação de trabalhos para permitir mais tempo de discussão e aprofundamento com importantes teóricos da área de variadas universidades do país e da América Latina.

Indicadores, Metas e Resultados

Principais contribuições do evento em termos de ciência, tecnologia e inovação:
Agregar conhecimento aos campos de estudo sobre políticas educacionais, currículo, trabalho docente e gestão;
Contribuir para o campo das políticas educacionais, identificando os principais atores e suas agendas para a educação;
Contribuir para as escolas e para as comunidades escolares no sentido de fornecer subsídios para suas tomadas de decisão;
Agregar conhecimentos metodológicos para as pesquisa no campo das políticas educacionais;
Compartilhar o conhecimento produzido por diferentes pesquisadores de várias universidades brasileiras e da América Latina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO LUIZ MOREIRA HYPOLITO32
ANDRÉ QUANDT KLUG
CRISTIANE BARTZ DE AVILA
EUGENIA ANTUNES DIAS32
IANA GOMES DE LIMA
MARIA ELOISA DA SILVA31
MATEUS ARGUELHO DA CUNHA
SIMONE GONÇALVES DA SILVA

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