Nome do Projeto
GAMA: Grupo de Apoio em Matemática
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/03/2020 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
O projeto GAMA foi criado em março de 2015 e é uma adaptação do Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica: Iniciação ao Cálculo (TME), que ocorreu de maio de 2010 a fevereiro de 2015, sendo proposto pela mesma equipe da última edição do projeto TME. As ações do GAMA serão baseadas nas experiências adquiridas nos últimos anos com o Projeto TME e nos quatro primeiros anos do projeto GAMA. O GAMA apóia alunos ingressantes que possuem matemática na grade curricular do seu curso. O projeto desenvolve diversas ações que visam potencializar a aprendizagem nas disciplinas iniciais de matemática no âmbito do Ensino Superior e, conseqüentemente, reduzir os índices de reprovação e evasão nas mesmas. Dentre as atividades, destacam-se o oferecimento de diversos cursos e encontros que propiciam a revisão de conceitos de matemática elementar (níveis fundamental e médio), cursos que visam apoiar a aprendizagem em conteúdos específicos de matemática em nível de graduação (cálculo diferencial e integral, álgebra linear e geometria analítica), monitorias e elaboração de vídeo aulas. Desde a sua criação, o projeto tem atendido diretamente e presencialmente uma média de 500 acadêmicos por semestre, sendo metade das vagas prioritárias para estudantes que participam de programas de permanência da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A partir da edição de 2019, o GAMA passou a oferecer também vagas para estudantes e professores da rede pública de ensino, proporcionando que a comunidade de Pelotas e região participe das atividades do mesmo, juntamente com os estudantes da UFPel, em turmas mistas. Embora as atividades do GAMA sejam abertas a toda comunidade acadêmica da UFPel, o público mais assíduo é formado por acadêmicos de sete unidades da UFPel: Instituto de Física e Matemática (IFM), Centro de Engenharias (CENG), Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), Faculdade de Agronomia (FAEM), Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Instituto de Biologia (IB) e Faculdade de Meteorologia (FMet).

Objetivo Geral

Oferecer diversas atividades relacionadas ao ensino e a aprendizagem de matemática, tais como cursos de curta duração e monitorias abordando conceitos matemáticos em nível fundamental, médio e superior, tanto para estudantes da UFPel quanto para estudantes e professores da rede pública de ensino, fomentando discussões e desenvolvendo pesquisas neste contexto, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Como objetivos específicos, têm-se:
• contribuir na compreensão dos estudantes participantes em conteúdos de matemática em nível básico e superior;

• proporcionar ações contínuas e efetivas que colaborem no enfrentamento da reprovação, retenção e evasão dos estudantes participantes da UFPel, especialmente no contexto das disciplinas de início de curso que envolvem matemática;

• produzir e disponibilizar materiais didáticos diversificados visando ampliar as possibilidades de aprendizagem matemática, tais como vídeo aulas e apostilas;

• disponibilizar espaços presenciais e virtuais colaborativos, incentivando as trocas de experiências e a interação entre pares;

• oportunizar a estudantes e professores da rede básica e ensino, especialmente de Pelotas e região, a oportunidade de aprender/reforçar conceitos de matemática em nível básico e superior;

• oferecer à estudantes secundaristas da rede básica de ensino a oportunidade de aproximação com a academia;

• oportunizar a professores da rede básica e ensino, especialmente de Pelotas e região, oportunidades de realizar atividades em caráter de formação continuada;

• realizar pesquisas e levantamentos referentes à atuação do GAMA enquanto ação efetiva no enfrentamento da retenção, reprovação e evasão e os impactos desta no âmbito do ensino de graduação da UFPel.

• proporcionar aos acadêmicos da UFPel, que atuam como bolsistas do Projeto, a possibilidade de aperfeiçoamento, contato com a prática docente e o desenvolvimento de trabalhos em equipe.

Justificativa

No contexto universitário contemporâneo, várias Instituições de Ensino Superior – IES vem desenvolvendo ações, cada vez mais consistentes e complexas, visando proporcionar melhores condições de permanência e progresso acadêmico dos estudantes universitários, especialmente dos ingressantes.
Quando se trata de um curso (na verdade, uma variedade deles) que possuem matemática como componente curricular obrigatória, uma questão não pode ser minimizada: a necessidade de habilidade e competência do estudante em matemática elementar. Na Universidade Federal de Pelotas –UFPel, por exemplo, mais de um terço dos cursos de graduação possuem, já nos primeiros semestres de suas respectivas grades curriculares, disciplinas de cálculo diferencial e integral. Estas disciplinas, que são fundamentais para a formação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, embora possuam caráter introdutório, exigem o domínio de um vasto repertório de conhecimentos de matemática elementar, integrantes dos programas de ensino nos níveis fundamental e médio. Espera-se, portanto, que os conhecimentos matemáticos trazidos pelos estudantes ingressantes, sejam suficientes para compreensão adequada dos novos conceitos matemáticos, que serão abordados na universidade.
Nesta direção, mas sentido oposto ao desejável, estudos apresentam indícios importantes acerca da realidade do público brasileiro que irá compor o quadro de estudantes ingressantes das universidades. Destaca-se aqui, por exemplo, os dados apresentados na edição de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, sigla em inglês), no qual o Brasil obteve apenas a 66ª posição no desempenho em matemática, num total de 70 países analisados (https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml - acesso em 22/02/2019, às 17:52). No mesmo sentido, dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, divulgados pelo Ministério da Educação – MEC, em 2017, destacam que menos de 5% dos estudantes concluintes do ensino médio possuem conhecimentos considerados adequados em matemática. A pesquisa aponta ainda que 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado nesta área e 23% estão no nível zero, o mais baixo da escala de proficiência em matemática (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/30/7-de-cada-10-alunos-do-ensino-medio-tem-nivel-insuficiente-em-portugues-e-matematica-diz-mec.ghtml - acesso em 23/03/2019 às 11:19).
Dados como os apresentados acima apontam para a necessidade de uma profunda reflexão acerca de políticas públicas voltadas à qualidade da aprendizagem matemática das futuras gerações de brasileiros. Por outro lado, estes estudos evidenciam a necessidade de ações urgentes, por parte das IES, que visem oferecer aos estudantes, oriundos da educação básica que ingressam no ensino superior a cada ano, oportunidade de suprir essa defasagem na aprendizagem dos conhecimentos matemáticos básicos.
Em 2019/1, por exemplo, o GAMA atendeu 786 estudantes de mais de 30 cursos de graduação da UFPel e 21 estudantes externos à UFPel. A Unidade Acadêmica com mais estudantes participantes das atividades do GAMA em 2019/1 foi o CENG (251 estudantes), seguido pelo CDTec (132 estudantes), IFM (137 estudantes), CCQFA (82 estudantes) e FAEM (51 estudantes). Outras unidades acadêmicas somaram 133 estudantes. Pode-se destacar, dentre outros resultados observados, que o percentual de aprovação dos alunos que procuram os bolsistas do Projeto tem se mantido satisfatório desde a sua criação, especialmente quando se leva em consideração que os estudantes que procuram o apoio do Projeto geralmente estão enfrentando sérias dificuldades na aprendizagem em Matemática.
Esses dados, justificam o desenvolvimento das atividades do Projeto GAMA.

Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto pretende atuar em várias frentes, articulando ações de ensino, pesquisa e extensão, conforme descrição a seguir:

I. Atividades de Reforço em Matemática

Oferecimento de aulas de revisão, reforço e complementação em conteúdos específicos, considerados imprescindíveis para a formação matemática em nível de graduação. Os cursos são organizados em módulos e desenvolvidos durante o semestre letivo da UFPel, geralmente aos sábados, manhã ou tarde.
Dentre os módulos oferecidos, destacam-se: (a) Módulo de Matemática Básica; (b) Módulo de Funções; (c) Módulo de Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas; (d) Módulo de Limites; (e) Módulo de Derivadas; (f) Módulo de Integrais; (g) Módulo de Seqüências e Séries; (h) Módulo de Geometria Analítica – I e (i) Módulo de Geometria Analítica – II.
Do total de vagas, 50% serão prioritárias para estudantes da UFPel vinculados a programas de permanência da PRAE e 20% serão prioritárias para professores e estudantes da rede pública de ensino. As turmas serão mistas, oportunizando a integração entre estudantes da UFPel e da comunidade externa.
As aulas serão ministrados pelos bolsistas do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do GAMA.

II. Curso Preparatório para o Cálculo
Oferecimento de aulas de revisão, reforço e complementação em conteúdos específicos, considerados imprescindíveis para a formação matemática em nível de graduação. Desenvolvido nos recessos acadêmicos de verão e de inverno, ao longo das semanas que antecedem o começo do semestre letivo, o curso destina-se prioritariamente a estudantes ingressantes da UFPel que pretendem cursar disciplinas de matemática no próximo semestre. Geralmente, o Curso Preparatório para o Cálculo é composto pelos módulos básicos das Atividades de Reforço em Matemática (Matemática Básica, Funções e Funções Trigonométricas, Exponenciais e Logarítmicas). Por se tratar de período de recesso acadêmico, os respectivos módulos são desenvolvidos, geralmente, de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos manhã, tarde ou noite e contemplam maior carga horária de exercícios, quando comparados aos módulos correspondentes desenvolvidos ao longo dos semestres letivos.
Do total de vagas, 50% serão prioritárias para estudantes da UFPel vinculados a programas de permanência da PRAE e 20% serão prioritárias para professores e estudantes da rede pública de ensino. As turmas serão mistas, oportunizando a integração entre estudantes da UFPel e da comunidade externa.
As aulas serão ministrados pelos bolsistas do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do GAMA.

III. Encontros
Os Encontros são atividades de quatro horas que tem por objetivo revisitar conteúdos de Cálculo diferencial e Integral, Equações Diferenciais, Álgebra Linear e Geometria Analítica, por meio de resolução de exercícios pré estabelecidos. Ao contrário das Atividades de Reforço em Matemática e do Curso Preparatório para o Cálculo, os Encontros são atividades de um único dia, geralmente oferecidos aos sábados (manhã ou tarde).

Tanto para o Curso Preparatório para o Cálculo, quanto para as Atividades de Reforço em Matemática e Encontros, destaca-se que:
(a) Do total de vagas oferecidas pelo GAMA para estas atividades, 50% serão prioritárias para estudantes da UFPel vinculados a programas de permanência da PRAE e 20% serão prioritárias para professores e estudantes da rede pública de ensino.
(b) As turmas serão mistas, formadas por estudantes da UFPel e membros da comunidade externa á mesma;
(c) As aulas serão ministrados pelos bolsistas do projeto sob orientação e acompanhamento presencial de professores colaboradores do GAMA.

IV. Monitorias
Durante o ano letivo, os bolsistas do Projeto destinam parte de sua carga horária para atendimento extraclasse para turmas de Cálculo diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica, visando esclarecer dúvidas nos conteúdos e nos exercícios propostos pelo professor da turma.
Para participar das monitorias, os estudantes não necessitarão realizar qualquer cadastro prévio, bastando comparecer nos dias, locais e horários divulgados na página institucional do GAMA na internet.

V. Elaboração de vídeo aulas
Atividades que visam a gravação, edição e disponibilização de vídeo aulas em matemática, no canal do GAMA no YOUTUBE. Além dos estudantes participantes das atividades presenciais oferecidas pelo GAMA, qualquer pessoa interessada pode acessar às mesmas no canal https://www.youtube.com/channel/UCB3NUeew6Ji_k39-_GDA3iQ

VI. Qualificação dos bolsistas
Dentre as ações de qualificação, pode-se destacar reuniões com os professores colaboradores e reuniões gerais para avaliação das atividades, estudos dirigidos, atividades formativas e de iniciação à pesquisa nas áreas de Matemática, Educação Matemática e/ou áreas afins.

VII. Qualificação do projeto
Atividades de levantamento e análise dos dados referentes à atuação do GAMA e estudos acerca de metodologias inovadoras para o ensino de matemática em nível superior.

VIII. Atividades de extensão
A metodologia de trabalho proposta pelo GAMA prevê turmas mistas, em diversas atividades (itens I, II e III), proporcionando espaços de aproximação entre a academia e a comunidade externa.

IX. Atividades de pesquisa
Atividades de pesquisa relacionadas à
(a) contribuição do projeto GAMA no ensino de graduação da UFPel, tais como levantamentos e organização de dados referentes à atuação do projeto;
(b) metodologias inovadoras que visem proporcionar melhores condições de aprendizagem, especialmente por meio do uso de tecnologias no ensino de matemática, em nível de graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final desta edição do projeto GAMA, pretende-se ter:

- Contribuído para que as principais dúvidas dos estudantes participantes do GAMA, relacionadas a conteúdos de matemática, sejam sanadas;

- Solidificado os conhecimentos em Matemática dos alunos que frequentam as monitorias e Cursos oferecidos pelo Projeto;

- Colaborado para a diminuição dos índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas de Matemática;

- Proporcionado melhores condições de permanência aos estudantes participantes, em especial aos que encontram-se em estado de vulnerabilidade socioeconômica;

- Qualificado a formação dos bolsistas do Projeto;

- Aproximado a comunidade da academia e divulgar os cursos da UFPel, mediante a participação da mesma nas atividades oferecidas pelo GAMA.

- Contribuído com pesquisas e reflexões acerca do ensino e aprendizagem de cálculo, especialmente no perspectiva da utilização de novas tecnologias.

- Divulgado os resultados obtidos pela atuação do Projeto em eventos ou periódicos científicos.

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