Nome do Projeto
Capacitação técnica em ciência e tecnologia de produtos de origem animal
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Trabalho
Linha de Extensão
Educação profissional
Resumo
Cada vez mais o consumidor exige do mercado alimentos seguros, da mesma forma que as legislações brasileiras vigentes estão também cada vez mais exigentes em relação a produção segura dos alimentos. Este projeto tem como principal objetivo capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes, propostas pelos órgãos competentes, em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor e às corretas linhas de produção de cada alimento. O projeto inclui encontros técnicos, teóricos e práticos, quando serão apresentadas aos participantes as principais técnicas microbiológicas e físico-químicas, exigidas pela legislação vigente em relação à qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal, as diferentes linhas de produção de alimentos de origem animal, com seus respectivos regulamentos de identidade e qualidade, doenças veiculadas por alimentos, as principais zoonoses envolvidas com produtos de origem animal, programas de auto controle e higiene industrial, e outros temas de importância na área. Além disso, serão propostas para algumas escolas de ensino fundamental do município de Pelotas e região, apresentações sobre educação sanitária com discussão dos temas. Este projeto também pretende atender as necessidades de indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, através de palestras e treinamentos aos colaboradores.

Objetivo Geral

Capacitar profissionais e acadêmicos nesta área de atuação profissional, visando atender as legislações vigentes propostas pelos órgãos competentes e às corretas linhas de produção de cada alimento, assim como atualizar a população em geral sobre educação sanitária em relação à produção de alimentos seguros à saúde do consumidor.

Justificativa

Em função da exigência cada vez maior dos consumidores em relação a segurança de alimentos, faz-se necessário capacitar profissionais para atuarem em indústrias elaboradoras de produtos de origem animal, assim como esclarecer a população em geral as questões relacionadas à produção desses alimentos. Além disso, faz-se necessária a oferta de atividades complementares nesta área, junto aos cursos de graduação, despertando interesse nos acadêmicos pelo tema em questão.

Metodologia

Serão ministrados cursos em módulos teóricos e práticos, sobre as técnicas de análises microbiológicas e fisico-químicas exigidas pela legislação, na produção de alimentos. Também serão abordadas técnicas de produção e controle de alimentos de origem animal. Os módulos serão oferecidos anualmente, com duração de 7 dias cada.
Também serão ministradas palestras e treinamentos, atendendo a demanda de indústrias elaboradores de produtos de origem animal em relação à capacitação técnica dos colaboradores.
Alem disso, serão realizados encontros em escolas de ensino fundamental de Pelotas e região, a fim de apresentar e discutir temas relacionados a educação sanitária, saúde pública e produção de alimentos seguros.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se capacitar, pelo menos, 150 profissionais para atuarem na área de Ciência e tecnologia de produtos de origem animal, em módulos de cursos oferecidos ao longo do projeto.
Atender a demanda de indústrias produtoras de alimentos de Pelotas e região, realizando palestras e treinamentos
Apresentar temas relacionados aos assuntos propostos em, pelo menos, 4 escolas de ensino fundamental de Pelotas e região
Despertar o interesse nos acadêmicos de graduação pela área em questão.
Participação em congressos de extensão e eventos de importância na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA HALLAL DUVAL2
EVERTON FAGONDE DA SILVA1
JÉSSICA DAL VESCO
RITA DE CASSIA DOS SANTOS DA CONCEICAO2

Página gerada em 03/12/2020 23:52:58 (consulta levou 0.105098s)