Nome do Projeto
Patrimônio Cultural na região Sul do Rio Grande do Sul, séculos XIX e XX
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2020 - 22/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto pretende realizar estudos sobre o Patrimônio Cultural, a partir de múltiplas abordagens de investigação. O recorte espacial delimita, prioritariamente, as cidades da região Sul do Rio Grande do Sul. A proposta busca entender a formação e o desenvolvimento das cidades da região estudada, a partir dos processos de transformação e permanência do ambiente urbano, especialmente nos séculos XIX e XX. Os estudos serão pautados nas reflexões de teoria, história e projeto da arquitetura e da cidade, com ênfase na preservação do patrimônio, observando temas correlatos em arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Objetivo Geral

Explorar o campo do conhecimento do Patrimônio Cultural nas cidades estudadas, contribuindo para as reflexões na área de preservação patrimonial.

Justificativa

O projeto está em consonância com a inserção da Universidade Federal de Pelotas, cuja região geoeducacional corresponde ao Sul do Rio Grande do Sul. Além disso, alinha-se com os princípios de atuação do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira, contribuindo para o desenvolvimento da consciência preservacionista em relação aos aspectos culturais da região, em termos de sustentabilidade e fortalecimento da identidade arquitetônica e urbanística.

Metodologia

As abordagens serão múltiplas, podendo conter: pesquisa bibliográfica; documental; iconográfica; pesquisas exploratórias em campo; inventários; consultas a legislações (históricas e vigentes) e cartas patrimoniais.

Indicadores, Metas e Resultados

Fomentar os debates e a discussão crítica sobre o tema do patrimônio cultural no período de exercício da atividade, buscando dessa forma reflexos para além do escopo do projeto.

Divulgar a produção do conhecimento através da publicação dos resultados parciais e finais em eventos e demais meios de divulgação da produção científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE MONTAGNA DA SILVEIRA7
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA5
ANDERSON PIRES AIRES
ANELISE SOARES FERREIRA
ANTONIO FERNANDO MONTINGELLI ZANFERDINI
BRUNNO MELO MOLINA
FRANCIELE FRAGA PEREIRA
FRANCIELE FRAGA PEREIRA2
ISADORA BAPTISTA ALVES
JHENIFER ALAIA MONTEIRO NASSAR FRUTUOSO
LARISSA MÖRSCHBÄCHER
LOURENÇO KALLIL TOMAZ
Laura Silveira Sarturi
MARINA ULIANA TRENTIN
MILENA RHEINHEIMER VIEIRA
MORGANA DIAS MESQUITA
NATALIA NAOUMOVA3
RENAN ROSSO BICCA
ROGER CHALMES BRAGA2
VALENTINA DE FARIAS BETEMPS DA SILVA

Página gerada em 26/04/2024 15:53:45 (consulta levou 0.185465s)