Nome do Projeto
Meu Cientista Favorito
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 12/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Na busca por uma formação mais completa é importante que os cursos superiores tenham projetos de ensino para contemplar o que não é visto nas disciplinas, seja devido a carga horária ou pela grande especificidade de um tema. Desde 2015 é ofertado aos alunos ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) um projeto de alfabetização científica intitulado ‘Você tem dúvida de quê?’ Nessa mesma linha o será ofertado o projeto ‘Meu cientista favorito’ para todos os alunos dos dois cursos. Este projeto visa despertar nos alunos o interesse pela vida de cientistas, levando-os a conhecer não apenas a sua pesquisa, como também o cotidiano dos mesmos. Assim, o aluno poderá aprofundar o conhecimento em uma área específica da Biologia, que tenha afinidade, e desvendar como a sua vida pessoal do pesquisador o levou às grandes descobertas científicas. Nesse projeto, o aluno será o protagonista dessa busca por respostas, tendo apoio de orientadores. O aluno irá realizar uma revisão de literatura, discutir os dados com um orientador e apresentar o resultado da sua pesquisa na forma de um seminário. Esperamos que esse projeto leve ao amadurecimento pessoal do aluno, contribua para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado e favoreça a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas.
Objetivo Geral
Incentivar os discentes na busca ativa pelo conhecimento, levando-os a desvendar a história de vida dos cientistas que admiram.
Justificativa
A Universidade deve ir além da sala de aula, para isso os Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) garante a flexibilidade do currículo através da possibilidade de cursar disciplinas optativas, estágios, cursos de extensão e aperfeiçoamento. Além disso, para garantir uma boa formação, o curso prevê uma carga horária em ‘Formação Complementar’, que entre tantas atividades está a participação em Projetos de Ensino.
Uma das formas de tornar o curso mais atrativo para o aluno é permitir aos alunos um contato com o conteúdo de interesse do aluno independente do semestre que ele está cursando. Ciências Biológicas é um curso que abrange diversas áreas de conhecimentos e dentro de cada uma, muitas especificidades. Toda essa diversidade dificilmente pode ser contemplada dentro de uma disciplina, mas é possível por meio de projetos de ensinos como o ‘Meu Cientista Favorito’. Além disso, o projeto permitirá desenvolver a escrita, a oralidade e melhorar a autoestima dos alunos.
Uma das formas de tornar o curso mais atrativo para o aluno é permitir aos alunos um contato com o conteúdo de interesse do aluno independente do semestre que ele está cursando. Ciências Biológicas é um curso que abrange diversas áreas de conhecimentos e dentro de cada uma, muitas especificidades. Toda essa diversidade dificilmente pode ser contemplada dentro de uma disciplina, mas é possível por meio de projetos de ensinos como o ‘Meu Cientista Favorito’. Além disso, o projeto permitirá desenvolver a escrita, a oralidade e melhorar a autoestima dos alunos.
Metodologia
A metodologia do projeto será semelhante ao desenvolvido por ROCHA et al (2016) e Rocha et al. (2019) para outro projeto de ensino, o ‘Você tem dúvida de quê?’. O projeto iniciará com a divulgação da proposta para os alunos dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será presencial e por meio digital nas duas primeiras semanas do projeto.
Os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Qual é o seu cientista favorito e por que?’ Conforme a área do cientista favorito serão escolhidos orientadores para os alunos inscritos.
Posteriormente será realizada uma reunião onde os orientadores serão apresentados aos alunos e serão discutidos os detalhes do projeto. A partir desse encontro os alunos e seus orientadores deverão combinar novas datas para os encontros dialógicos e como será a estratégia do processo ensino e aprendizagem.
Os encontros poderão presenciais e virtuais, onde deverão discutir a respeito da vida e da pesquisa do cientista escolhido. Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Os alunos serão incentivados a publicarem os resultados dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, por conversas presenciais e por meios virtuais.
Os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Qual é o seu cientista favorito e por que?’ Conforme a área do cientista favorito serão escolhidos orientadores para os alunos inscritos.
Posteriormente será realizada uma reunião onde os orientadores serão apresentados aos alunos e serão discutidos os detalhes do projeto. A partir desse encontro os alunos e seus orientadores deverão combinar novas datas para os encontros dialógicos e como será a estratégia do processo ensino e aprendizagem.
Os encontros poderão presenciais e virtuais, onde deverão discutir a respeito da vida e da pesquisa do cientista escolhido. Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Os alunos serão incentivados a publicarem os resultados dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, por conversas presenciais e por meios virtuais.
Indicadores, Metas e Resultados
Apresentação de seminários
Participação no CEG;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância da vida pessoal do cientista para direcionar sua vida profissional;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas.
Participação no CEG;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância da vida pessoal do cientista para direcionar sua vida profissional;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA DA SILVA BELMIRO | |||
Adriane Leites Strothmann | |||
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA | |||
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | |||
BRUNA MACHADO HENRIQUE | |||
BÁRBARA RAFAELA DA ROSA | |||
CARINA ALVES FERRI | |||
CARINE ROPKE BUNDE | |||
CARLA COELHO PORTO | |||
CHRISTIAN PETER DEMARI | |||
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | |||
ELISA PICCOLO WERLANG | |||
EMANUEL SCHERDIEN DA ROSA | |||
FELIPE LOPES MEDEIROS | |||
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO | |||
FRANCISCO NUNES MIELKE | |||
GUILHERME LOPES DE FREITAS | |||
HELENA BÜLOW MATIAS | |||
Isabella Andrade da Silva | |||
JANIELI TEIXEIRA GARCIA | |||
JESSICA VIEGAS PEREIRA | |||
JOAO PEDRO MONTANDON GARCEZ | |||
JOSEANE JIMENEZ ROJAS | |||
JUAN LOPES BAARTZ | |||
JULIENE LOPES COSTA | |||
LEONARDO XAVIER MACHADO | |||
LETICIA OLIVEIRA MARTINS | |||
LUCAS SCHNEIDER LOPES | |||
LUCIANA MARIN FONSECA | |||
LUIZA SILVA DE LUCAS | |||
LUÍS FELIPE BASSO | |||
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO | |||
MARLA PIUMBINI ROCHA | 6 | ||
MILENA ANDRETTI PIANA | |||
NELSON FERNANDO ZARA FILHO | |||
PÂMELA MARTINS DUTRA | |||
RAFAELA MAGALHÃES JORGE HALLAL | |||
RAQUEL LUDTKE | 6 | ||
TATIANA LUCKOW | |||
TAÍS AMANDA MUNDT | |||
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA | |||
THAYS AVILA ZIMERMANN |