Nome do Projeto
Meu Cientista Favorito
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
09/03/2020 - 12/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Na busca por uma formação mais completa é importante que os cursos superiores tenham projetos de ensino para contemplar o que não é visto nas disciplinas, seja devido a carga horária ou pela grande especificidade de um tema. Desde 2015 é ofertado aos alunos ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) um projeto de alfabetização científica intitulado ‘Você tem dúvida de quê?’ Nessa mesma linha o será ofertado o projeto ‘Meu cientista favorito’ para todos os alunos dos dois cursos. Este projeto visa despertar nos alunos o interesse pela vida de cientistas, levando-os a conhecer não apenas a sua pesquisa, como também o cotidiano dos mesmos. Assim, o aluno poderá aprofundar o conhecimento em uma área específica da Biologia, que tenha afinidade, e desvendar como a sua vida pessoal do pesquisador o levou às grandes descobertas científicas. Nesse projeto, o aluno será o protagonista dessa busca por respostas, tendo apoio de orientadores. O aluno irá realizar uma revisão de literatura, discutir os dados com um orientador e apresentar o resultado da sua pesquisa na forma de um seminário. Esperamos que esse projeto leve ao amadurecimento pessoal do aluno, contribua para a passagem dos alunos de um estado de conhecimento menos elaborado a um mais elaborado e favoreça a interação entre alunos e professores dos cursos de Ciências Biológicas.

Objetivo Geral

Incentivar os discentes na busca ativa pelo conhecimento, levando-os a desvendar a história de vida dos cientistas que admiram.

Justificativa

A Universidade deve ir além da sala de aula, para isso os Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) garante a flexibilidade do currículo através da possibilidade de cursar disciplinas optativas, estágios, cursos de extensão e aperfeiçoamento. Além disso, para garantir uma boa formação, o curso prevê uma carga horária em ‘Formação Complementar’, que entre tantas atividades está a participação em Projetos de Ensino.
Uma das formas de tornar o curso mais atrativo para o aluno é permitir aos alunos um contato com o conteúdo de interesse do aluno independente do semestre que ele está cursando. Ciências Biológicas é um curso que abrange diversas áreas de conhecimentos e dentro de cada uma, muitas especificidades. Toda essa diversidade dificilmente pode ser contemplada dentro de uma disciplina, mas é possível por meio de projetos de ensinos como o ‘Meu Cientista Favorito’. Além disso, o projeto permitirá desenvolver a escrita, a oralidade e melhorar a autoestima dos alunos.

Metodologia

A metodologia do projeto será semelhante ao desenvolvido por ROCHA et al (2016) e Rocha et al. (2019) para outro projeto de ensino, o ‘Você tem dúvida de quê?’. O projeto iniciará com a divulgação da proposta para os alunos dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL. Essa divulgação será presencial e por meio digital nas duas primeiras semanas do projeto.
Os alunos interessados deverão responder a um questionário dizendo ‘Qual é o seu cientista favorito e por que?’ Conforme a área do cientista favorito serão escolhidos orientadores para os alunos inscritos.
Posteriormente será realizada uma reunião onde os orientadores serão apresentados aos alunos e serão discutidos os detalhes do projeto. A partir desse encontro os alunos e seus orientadores deverão combinar novas datas para os encontros dialógicos e como será a estratégia do processo ensino e aprendizagem.
Os encontros poderão presenciais e virtuais, onde deverão discutir a respeito da vida e da pesquisa do cientista escolhido. Depois da fase de aprofundamento teórico, os alunos deverão elaborar um seminário, o qual será apresentado para toda comunidade acadêmica. Os alunos serão incentivados a publicarem os resultados dessa experiência no Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPEL.
Durante todo o projeto será realizada avaliação por meio de questionários, por conversas presenciais e por meios virtuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Apresentação de seminários
Participação no CEG;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância da vida pessoal do cientista para direcionar sua vida profissional;
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento, autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LEITES STROTHMANN
AMANDA DA SILVA BELMIRO
BARBARA RAFAELA DA ROSA
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA
BRUNA MACHADO HENRIQUE
CARINA ALVES FERRI
CARINE ROPKE BUNDE
CARLA COELHO PORTO
CHRISTIAN PETER DEMARI
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA
ELISA PICCOLO WERLANG
EMANUEL SCHERDIEN DA ROSA
FELIPE LOPES MEDEIROS
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO
FRANCISCO NUNES MIELKE
GUILHERME LOPES DE FREITAS
HELENA BULOW MATIAS
ISABELLA ANDRADE DA SILVA
JANIELI TEIXEIRA GARCIA
JESSICA VIEGAS PEREIRA
JOAO PEDRO MONTANDON GARCEZ
JOSEANE JIMENEZ ROJAS
JUAN LOPES BAARTZ
JULIENE LOPES COSTA
LEONARDO XAVIER MACHADO
LETICIA OLIVEIRA MARTINS
LUCAS SCHNEIDER LOPES
LUCIANA MARIN FONSECA
LUIS FELIPE BASSO
LUIZA SILVA DE LUCAS
MARCOS PIZZATTO DE AZEREDO
MARLA PIUMBINI ROCHA6
MILENA ANDRETTI PIANA
NELSON FERNANDO ZARA FILHO
PAMELA MARTINS DUTRA
RAFAELA MAGALHÃES JORGE HALLAL
RAQUEL LUDTKE6
TAIS AMANDA MUNDT
TATIANA LUCKOW
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA
THAYS AVILA ZIMERMANN

Página gerada em 13/06/2021 02:16:59 (consulta levou 0.112176s)