Nome do Projeto
Laboratório de formação e atendimento de Reiki
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Laboratório de Reiki visa a formação e atendimento de reiki por aqueles que foram capacitados pelo projeto à comunidade em geral. No primeiro semestre, o projeto irá capacitar exclusivamente acadêmicos da UFPel e, no segundo semestre irá ser aberto para a comunidade em geral. Os participantes da formação serão estimulados a ministrar sessões de reiki à comunidade no Laboratório da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Além disso, apostilas serão elaboradas e continuamente atualizadas. As ações serão registradas, havendo também a busca por produção científica sobre o reiki e pesquisa com os participantes do projeto.

Objetivo Geral

Capacitar acadêmicos da UFPel e, posteriormente, a comunidade em reiki, nos diferentes níveis, para atendimento de reiki na comunidade em geral.

Justificativa

O Reiki é uma técnica que proporciona harmonização natural por meio da canalização da energia universal e aplicação por meio das mãos para aqueles que recebem essa prática, promovendo relaxamento profundo e bem-estar. A formação do Reiki, acontece por alguém capacitado no mestrado de Reiki, o qual faz iniciação do interessado em diferentes níveis do reiki. O nível 1, denominado despertar, foca no contato com essa energia e autoplicação. O reiki nível 2, chamado de transformação, no qual é ensinado três mantras e aplicação dos símbolos correspondentes também em outras pessoas. O reiki nível 3, conhecido por a realização, mestre interior também, traz mais um mantra e símbolo para aplicação à distância. E o nível de mestrado, capacita para que inicie as pessoas em reiki e aprofunda em mais técnicas desta prática. A realização de tal curso para a sociedade em geral e principalmente aos indivíduos da área da saúde oportuniza a multiplicação dessa prática, enquanto uma prática integrativa e complementar, reconhecida pelo Sistema Único de Saúde, de baixíssimo custo (Portaria 849 do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União em 27/03/2017). Também, oportuniza aos acadêmicos que aprendam e apliquem uma prática de cuidado em saúde, ampliando o conceito e vivência da saúde, além do modelo biomédico.

Metodologia

O primeiro passo é elaboração e revisão da apostila do curso, posteriormente a divulgação e captação de inscritos para o curso de primeiro nível de reiki, após organização de data e local. Assim, o curso será executado, considerando instrumentos de caracterização dos participantes, avaliação da ação. Na sequência, os participantes, serão convidados para a realização do segundo nível de reiki e com esse nível de capacitação é possível iniciar as atividades do laboratório com a execução de sessões por aqueles que foram capacitados pelo projeto. Nessas sessões também serão caracterizados os participantes e as sessões, com instrumentos de coleta de dados. Em decorrência desse primeiro ciclo, a ação de formação e aplicação de reiki acontecerão concomitamente, também sendo ministrados consequentemente os níveis 3 e mestrado.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
Número de ações desenvolvidas pela equipe do projeto por ano; Número de alunos capacitados; Número de sessões de reiki; Caracterização dos participantes; Caracterização das sessões, Impressões das vivências.
Metas
Ministrar seis a 10 cursos anuais de reiki; Ofertar quatro vagas semanais, para a comunidade em geral, para receber sessão de reiki.
Resultados esperados
Capacitar acadêmicos para aplicação de reiki; Oferecer sessões de reiki para comunidade em geral; Ampliar a formação para comunidade em geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIZE RUTZ PORTO8
ALINE KÖHLER GEPPERT
Alice Brocardo de Lima
BARBARA PEREIRA TERRES
CAMILA ALMEIDA
CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ
Daniela Alves da Silva Lopes
ELISANGELA COUTINHO DA SILVA
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA1
JAQUELINE DE MATTOS MENDES
JAQUELINE MUNHOZ DE OLIVEIRA BORGES
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA
LEONOR GULARTE SOLER
LUANI BURKERT LOPES
LUANI BURKERT LOPES
LUCAS DA SILVA DELLALIBERA
MAIRA BUSS THOFEHRN
MARIANA DIAS DE ALMEIDA
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA3
MICHELE NUNES GUERIN
RENATA VIEIRA AVILA
ROSANI MANFRIN MUNIZ
SIDNEIA TESSMER CASARIN8
TANIELY DA COSTA BÓRIO
TAÍS ALVES FARIAS
TEILA CEOLIN3
THYLIA TEIXEIRA SOUZA
TIEMI TEIXEIRA SATO
VANESSA CAETANO DE SOUZA

Página gerada em 27/04/2024 16:16:46 (consulta levou 0.185601s)