Nome do Projeto
Laboratório de formação e atendimento de Reiki
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2020 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O Laboratório de Reiki visa a formação e atendimento de reiki por aqueles que foram capacitados pelo projeto à comunidade em geral. No primeiro semestre, o projeto irá capacitar exclusivamente acadêmicos da UFPel e, no segundo semestre irá ser aberto para a comunidade em geral. Os participantes da formação serão estimulados a ministrar sessões de reiki à comunidade no Laboratório da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Além disso, apostilas serão elaboradas e continuamente atualizadas. As ações serão registradas, havendo também a busca por produção científica sobre o reiki e pesquisa com os participantes do projeto.
Objetivo Geral
Capacitar acadêmicos da UFPel e, posteriormente, a comunidade em reiki, nos diferentes níveis, para atendimento de reiki na comunidade em geral.
Justificativa
O Reiki é uma técnica que proporciona harmonização natural por meio da canalização da energia universal e aplicação por meio das mãos para aqueles que recebem essa prática, promovendo relaxamento profundo e bem-estar. A formação do Reiki, acontece por alguém capacitado no mestrado de Reiki, o qual faz iniciação do interessado em diferentes níveis do reiki. O nível 1, denominado despertar, foca no contato com essa energia e autoplicação. O reiki nível 2, chamado de transformação, no qual é ensinado três mantras e aplicação dos símbolos correspondentes também em outras pessoas. O reiki nível 3, conhecido por a realização, mestre interior também, traz mais um mantra e símbolo para aplicação à distância. E o nível de mestrado, capacita para que inicie as pessoas em reiki e aprofunda em mais técnicas desta prática. A realização de tal curso para a sociedade em geral e principalmente aos indivíduos da área da saúde oportuniza a multiplicação dessa prática, enquanto uma prática integrativa e complementar, reconhecida pelo Sistema Único de Saúde, de baixíssimo custo (Portaria 849 do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União em 27/03/2017). Também, oportuniza aos acadêmicos que aprendam e apliquem uma prática de cuidado em saúde, ampliando o conceito e vivência da saúde, além do modelo biomédico.
Metodologia
O primeiro passo é elaboração e revisão da apostila do curso, posteriormente a divulgação e captação de inscritos para o curso de primeiro nível de reiki, após organização de data e local. Assim, o curso será executado, considerando instrumentos de caracterização dos participantes, avaliação da ação. Na sequência, os participantes, serão convidados para a realização do segundo nível de reiki e com esse nível de capacitação é possível iniciar as atividades do laboratório com a execução de sessões por aqueles que foram capacitados pelo projeto. Nessas sessões também serão caracterizados os participantes e as sessões, com instrumentos de coleta de dados. Em decorrência desse primeiro ciclo, a ação de formação e aplicação de reiki acontecerão concomitamente, também sendo ministrados consequentemente os níveis 3 e mestrado.
Indicadores, Metas e Resultados
Indicadores
Número de ações desenvolvidas pela equipe do projeto por ano; Número de alunos capacitados; Número de sessões de reiki; Caracterização dos participantes; Caracterização das sessões, Impressões das vivências.
Metas
Ministrar seis a 10 cursos anuais de reiki; Ofertar quatro vagas semanais, para a comunidade em geral, para receber sessão de reiki.
Resultados esperados
Capacitar acadêmicos para aplicação de reiki; Oferecer sessões de reiki para comunidade em geral; Ampliar a formação para comunidade em geral.
Número de ações desenvolvidas pela equipe do projeto por ano; Número de alunos capacitados; Número de sessões de reiki; Caracterização dos participantes; Caracterização das sessões, Impressões das vivências.
Metas
Ministrar seis a 10 cursos anuais de reiki; Ofertar quatro vagas semanais, para a comunidade em geral, para receber sessão de reiki.
Resultados esperados
Capacitar acadêmicos para aplicação de reiki; Oferecer sessões de reiki para comunidade em geral; Ampliar a formação para comunidade em geral.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIZE RUTZ PORTO | 8 | ||
| ALICE BROCARDO DE LIMA | |||
| ALINE KÖHLER GEPPERT | |||
| BARBARA PEREIRA TERRES | |||
| CAMILA ALMEIDA | |||
| CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ | |||
| DANIELA ALVES DA SILVA LOPES | |||
| ELISANGELA COUTINHO DA SILVA | |||
| ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA | |||
| ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA | 1 | ||
| JAQUELINE DE MATTOS MENDES | |||
| JAQUELINE MUNHOZ DE OLIVEIRA BORGES | |||
| KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | |||
| LEONOR GULARTE SOLER | |||
| LUANI BURKERT LOPES | |||
| LUANI BURKERT LOPES | |||
| LUCAS DA SILVA DELLALIBERA | |||
| MAIRA BUSS THOFEHRN | |||
| MARIANA DIAS DE ALMEIDA | |||
| MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | 3 | ||
| MICHELE NUNES GUERIN STURBELLE | |||
| RENATA VIEIRA AVILA | |||
| ROSANI MANFRIN MUNIZ | |||
| SIDNEIA TESSMER CASARIN | 8 | ||
| TANIELY DA COSTA BÓRIO | |||
| TAÍS ALVES FARIAS | |||
| TEILA CEOLIN | 3 | ||
| THYLIA TEIXEIRA SOUZA | |||
| TIEMI TEIXEIRA SATO | |||
| VANESSA CAETANO DE SOUZA |