Nome do Projeto
XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em Cartografia Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2020 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
As pesquisas que versam sobre a Cartografia para Crianças e Escolares têm se consolidado
nos últimos anos a partir da produção e publicação de artigos, livros, dissertações e teses que
permitiram aprofundar e ampliar a participação desta temática em diversos campos da Educação.
Nesse sentido, a presença da Cartografia Escolar está, de certa forma, bem consolidada em
propostas curriculares em todos os níveis da Federação, livros e materiais didáticos, o que indica o
alcance dessa perspectiva para além dos espaços acadêmicos. Um dos fatores que contribuiu para
isso foi a diversidade de temas relacionados à Cartografia Escolar, os quais foram se constituindo
ao longo do tempo, revelando a multiplicidade de ideias, como por exemplo a Alfabetização
Cartográfica e as Cartografias: Digital, Inclusiva, Social e Imaginativa. Essas Cartografias indicam
as inúmeras demandas que essa área possui para contribuir no processo de ensino aprendizagem
de Geografia, seja no ensino formal ou não formal.
Desta forma, o evento está estruturado com base em quatro eixos temáticos: 1) A Cartografia Escolar na formação docente; 2) Tecnologias e linguagens no ensino da Cartografia Escolar; 3) Aprendizagens cartográficas na escola; 4) Contribuições teóricas e metodológicas das Cartografias Sociais:
Objetivo Geral
Dentre o s objetivos destacamos a socialização das múltiplas ideias sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores da Educação Superior e da Educação Básica, alunos da graduação e pós graduação e o resgate não apenas do percurso do desenvolvimento das pesquisas, mas d o diálogo sobre as experiências profissionais.
Justificativa
O XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares propõe reconhecer a diversidade e as
novas perspectivas que indicam os caminhos da Cartografia Escolar e identificar os desafios que
ainda se fazem presentes na sua relação com o ensino e a pesquisa em diferentes espaços
educativos, assim como resgatar os percursos trilhados ao longo do desenvolvimento desta linha
de pesquisa no Brasil.
Isso significa que a atual edição busca dar visibilidade às bases teóricas e práticas que conduzem
a Cartografia Escolar e sua mediação didática, quem são os sujeitos leitores e produtores de mapas
e qual é o papel da universidade na democratização da Cartografia Escolar.
novas perspectivas que indicam os caminhos da Cartografia Escolar e identificar os desafios que
ainda se fazem presentes na sua relação com o ensino e a pesquisa em diferentes espaços
educativos, assim como resgatar os percursos trilhados ao longo do desenvolvimento desta linha
de pesquisa no Brasil.
Isso significa que a atual edição busca dar visibilidade às bases teóricas e práticas que conduzem
a Cartografia Escolar e sua mediação didática, quem são os sujeitos leitores e produtores de mapas
e qual é o papel da universidade na democratização da Cartografia Escolar.
Metodologia
17/11/2020 - Aberturado Colóquio: atividade a ser realizada por professores da Universidade Federal de Pelotas, será uma abertura formal.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Apresentação de Trabalhos no evento - Espaços de Diálogos (EDs): esta atividade tem como foco a apresentação e o debate sobre trabalhos resultantes de pesquisas e experiências pedagógicas na área de Cartografia Escolar. A proposta dos EDs é promover um amplo debate a partir dos quatro eixos temáticos do evento, que ocorrerão durante dois dias. Para isso, dois professores coordenarão esta atividade, ambos com conhecimento na área específica do eixo para orientar o debate sobre trabalhos que serão discutidos em cada ED. Nesse sentido, busca-se romper com o modelo de apresentação em slides para potencializar um diálogo, nos mesmos moldes que já vem sendo desenvolvido em outros eventos.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Sessão de Pôsteres: os trabalhos em andamento provenientes de monografia de graduação, PIBID, PIBIC, outros programas de iniciação científica ou relatos de práticas pedagógicas serão apresentados nesta sessão. O objetivo é possibilitar a divulgação dessas pesquisas por meio da exposição de pôsteres em momentos específicos do evento.
17/11/2020 à 20/11/2020 - Conferências e Mesas Redondas: para este evento, serão organizadas conferências e mesas redondas com o objetivo de promover o debate sobre os percursos e os avanços da Cartografia para Crianças e Escolares.
20/11/2020 - Reunião dos Grupos de Pesquisas: será disponibilizado um turno do evento para a realização de encontro/reunião dos grupos de pesquisa.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Lançamento de livros: será divulgado no site do evento, no primeiro semestre de 2020, o espaço para o lançamento de livros, onde os autores poderão apresentar aos participantes do evento as publicações mais recentes relacionadas ao tema do Colóquio
Jantar de Confraternização: O jantar de confraternização é o espaço de socialização entre os participantes do evento e será realizado por adesão.
20/11/2020 - Plenária Final: tem por objetivo sistematizar todas as atividades desenvolvidas durante o evento, principalmente os debates realizados no interior de cada ED (sendo apresentado pelo coordenador ou relator de cada grupo). Além disso, serão apresentados e discutidos os grupos que pretendem se candidatar como próximos organizadores deste evento para 2022.
17/11/2020 à 19/11/2020 - Concurso Cartografia para Crianças de 2020: durante o evento serão apresentados desenhos selecionados que concorrerão ao prêmio. A escolha será feita através do voto dos participantes para os três melhores desenhos dentro de cada faixa etária.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Apresentação de Trabalhos no evento - Espaços de Diálogos (EDs): esta atividade tem como foco a apresentação e o debate sobre trabalhos resultantes de pesquisas e experiências pedagógicas na área de Cartografia Escolar. A proposta dos EDs é promover um amplo debate a partir dos quatro eixos temáticos do evento, que ocorrerão durante dois dias. Para isso, dois professores coordenarão esta atividade, ambos com conhecimento na área específica do eixo para orientar o debate sobre trabalhos que serão discutidos em cada ED. Nesse sentido, busca-se romper com o modelo de apresentação em slides para potencializar um diálogo, nos mesmos moldes que já vem sendo desenvolvido em outros eventos.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Sessão de Pôsteres: os trabalhos em andamento provenientes de monografia de graduação, PIBID, PIBIC, outros programas de iniciação científica ou relatos de práticas pedagógicas serão apresentados nesta sessão. O objetivo é possibilitar a divulgação dessas pesquisas por meio da exposição de pôsteres em momentos específicos do evento.
17/11/2020 à 20/11/2020 - Conferências e Mesas Redondas: para este evento, serão organizadas conferências e mesas redondas com o objetivo de promover o debate sobre os percursos e os avanços da Cartografia para Crianças e Escolares.
20/11/2020 - Reunião dos Grupos de Pesquisas: será disponibilizado um turno do evento para a realização de encontro/reunião dos grupos de pesquisa.
18/11/2020 e 19/11/2020 - Lançamento de livros: será divulgado no site do evento, no primeiro semestre de 2020, o espaço para o lançamento de livros, onde os autores poderão apresentar aos participantes do evento as publicações mais recentes relacionadas ao tema do Colóquio
Jantar de Confraternização: O jantar de confraternização é o espaço de socialização entre os participantes do evento e será realizado por adesão.
20/11/2020 - Plenária Final: tem por objetivo sistematizar todas as atividades desenvolvidas durante o evento, principalmente os debates realizados no interior de cada ED (sendo apresentado pelo coordenador ou relator de cada grupo). Além disso, serão apresentados e discutidos os grupos que pretendem se candidatar como próximos organizadores deste evento para 2022.
17/11/2020 à 19/11/2020 - Concurso Cartografia para Crianças de 2020: durante o evento serão apresentados desenhos selecionados que concorrerão ao prêmio. A escolha será feita através do voto dos participantes para os três melhores desenhos dentro de cada faixa etária.
Indicadores, Metas e Resultados
Como metas temos:
a) discutir sobre avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Cartografia Escolar e as
contribuições para o processo de ensino aprendizagem e perspectivas futuras;
b) socializar as múltiplas pesquisas sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores do Educação Superior e da Educação Básica alunos da graduação e pós graduação, com vistas a contribuir na formação inicial e continuada de profissionais da educação;
Como resultados, espera-se:
a) dar maior visibilidade aos trabalhos e pesquisas na área, ampliando o debate sobre experiências profissionais entre professores do Educação Superior e da educação básica;
b) produzir documentos e publicações que possam contribuir para os futuros estudos desta área.
a) discutir sobre avanços nas diferentes linhas de pesquisa em Cartografia Escolar e as
contribuições para o processo de ensino aprendizagem e perspectivas futuras;
b) socializar as múltiplas pesquisas sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores do Educação Superior e da Educação Básica alunos da graduação e pós graduação, com vistas a contribuir na formação inicial e continuada de profissionais da educação;
Como resultados, espera-se:
a) dar maior visibilidade aos trabalhos e pesquisas na área, ampliando o debate sobre experiências profissionais entre professores do Educação Superior e da educação básica;
b) produzir documentos e publicações que possam contribuir para os futuros estudos desta área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | |||
Ana Paula Melo Da Silva | |||
BRUNA RIBEIRO VIEIRA | |||
BRUNO NUNES BATISTA | 35 | ||
CAROLINA BORBA DOS SANTOS | |||
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 35 | ||
DÉBORA PINTO MARTINS | |||
ERIKA COLLISCHONN | 1 | ||
FERNANDA DO AMARAL BURKERT | |||
GABRIELA DAMBROS | 35 | ||
GABRIELA KLERING DIAS | |||
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA | |||
LIGIA CARDOSO CARLOS | 35 | ||
LIZ CRISTIANE DIAS | 35 | ||
LUCIANO MARTINS DA ROSA | |||
LUCIANO MARTINS DA ROSA | |||
MATHEUS DA SILVA AMARO | |||
MATHEUS KLEINICKE ROSSALES | |||
MAURICIO MEURER | 33 | ||
Maiara Berdete Barbachan | |||
NELSON CICCONET | |||
PEDRO CASTILHOS DA ROSA | |||
PEDRO DE MOURA ALVES | |||
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA RAFAEL | |||
RAFAEL MARTINS DUARTE | |||
REBECA JERÔNIMO NUNES DA SILVA | |||
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 36 | ||
Rodrigo Torres Westendorff | 1 | ||
SHAKIRA PORCIUNCULA SALASAR | |||
VINICIUS ALBUQUERQUE DE LIMA | |||
YAGO JACONDINO NUNES |
Recursos Arrecadados
Fonte | Valor | Administrador |
---|---|---|
Arrecadação de Inscrições | R$ 30.000,00 | Fundação Delfim Mendes da Silveira |
Plano de Aplicação de Despesas
Descrição | Valor |
---|---|
Material de expediente | R$ 1.550,00 |
Hospedagem e alimentação | R$ 3.360,00 |
Confecção de cartaz para divulgação | R$ 3.000,00 |
Despesa administrativa da fundação de apoio | R$ 4.215,99 |
Outros serviços | R$ 2.600,00 |
Passagens e despesas com locomoção | R$ 10.500,00 |
Despesas com diárias | R$ 2.478,00 |
Material de limpeza | R$ 2.296,01 |