Nome do Projeto
XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares: Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em Cartografia Escolar
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
03/03/2020 - 31/03/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
As pesquisas que versam sobre a Cartografia para Crianças e Escolares têm se consolidado
nos últimos anos a partir da produção e publicação de artigos, livros, dissertações e teses que
permitiram aprofundar e ampliar a participação desta temática em diversos campos da Educação.
Nesse sentido, a presença da Cartografia Escolar está, de certa forma, bem consolidada em
propostas curriculares em todos os níveis da Federação, livros e materiais didáticos, o que indica o
alcance dessa perspectiva para além dos espaços acadêmicos. Um dos fatores que contribuiu para
isso foi a diversidade de temas relacionados à Cartografia Escolar, os quais foram se constituindo
ao longo do tempo, revelando a multiplicidade de ideias, como por exemplo a Alfabetização
Cartográfica e as Cartografias: Digital, Inclusiva, Social e Imaginativa. Essas Cartografias indicam
as inúmeras demandas que essa área possui para contribuir no processo de ensino aprendizagem
de Geografia, seja no ensino formal ou não formal.
Desta forma, o evento está estruturado com base em quatro eixos temáticos: 1) A Cartografia Escolar na formação docente; 2) Tecnologias e linguagens no ensino da Cartografia Escolar; 3) Aprendizagens cartográficas na escola; 4) Contribuições teóricas e metodológicas das Cartografias Sociais:
Objetivo Geral
Dentre o s objetivos destacamos a socialização das múltiplas ideias sobre Cartografia Escolar entre pesquisadores, professores da Educação Superior e da Educação Básica, alunos da graduação e pós graduação e o resgate não apenas do percurso do desenvolvimento das pesquisas, mas d o diálogo sobre as experiências profissionais.